Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

DETRAN-PE realiza neste sábado mais um dia de inspeção de motofretes

O Governo de Pernambuco, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco - DETRAN-PE, continua neste sábado, 9, a segunda jornada de Inspeção Semestral Obrigatória e de Segurança do ano de 2017 para os veículos que possuem registro junto ao DETRAN-PE para exercer a atividade de motofrete (nome dado ao serviço de transporte profissional de pequenas cargas em motocicletas).  A inspeção consiste na avaliação de equipamentos obrigatórios – tanto do veículo quanto do motoboy - além de documentação obrigatória. A regra é válida tanto para os veículos particulares quanto para os que são propriedades de empresas. Atualmente, o Estado conta com 2.008 motos cadastradas para o serviço de motofrete, dos quais 1.161 estão registrados em Recife.
                           
O calendário e o local estão sendo diferenciados para o motofretes de Recife e para aqueles das demais localidades. No caso dos motofretes registrados em Recife, o DETRAN reservou os sábados (02, 09 e 16 de Dezembro) para que eles sejam atendidos com exclusividade, das 8h ao meio-dia, no pátio de vistorias, localizado na Estrada do Barbalho, 889 - Iputinga - Recife – PE. Já os motofretistas registrados nos demais municípios deverão se dirigir à Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN) mais próxima, entre os dias 04 a 15 de Dezembro de 2017.
Após a inspeção, o motofretista que estiver em conformidade com as exigências legais receberá um selo de certificação. Quem deixa de realizar a inspeção está sujeito a multa, retenção do veículo para regularização e a ter o cadastro bloqueado na base de dados do DETRAN, ficando impossibilitado de fazer serviços de veículos, a exemplo do Licenciamento Anual. A empresa que emprega motofretes em situação irregular também responde perante a Justiça do Trabalho.
De acordo com Ribeiro, a inspeção de motofretes é exigida pela Lei nº 12.009/09 e regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), com foco redução de acidentes e danos envolvendo motociclistas. “O objetivo da vistoria é verificar se o veículo de motofrete cumpre o que determina a legislação de trânsito no que diz respeito às características exigidas para o exercício profissional, sejam ou não originais de fábrica, bem como a presença de equipamentos obrigatórios, além das exigências relativas à identificação e caracterização do motofretista”.
A motocicleta ou motoneta utilizada para a atividade de motofrete e que completar 05 anos, no período de realização da inspeção obrigatória, deverá ser substituídas por outra que seja pelo menos 02 (dois) anos mais nova antes de comparecer ao DETRAN para ser inspecionada. Isso conforme o § 3º do Art. 7ª da resolução 12/2011 do Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN/PE).
Os veículos já registrados para o serviço MOTOFRETE deverão submeter-se à Inspeção Semestral Obrigatória e de segurança, conforme calendário abaixo: 
 
SEGUNDA INSPENÇÃO/VISTORIAVEICULAR
DATA
SEDE
 09 e 16 de Dezembro de 2017 (sábados) sempre de 8h às 12h
CIRETRANS
04/12/2017 até 15/12/2017, sempre de 2ª à 6ª, de 08 às 13h
 
 
 



REQUISITOS EXIGIDOS PARA A INSPEÇÃO
 
1.       Documentação
 ·         Original e cópia da CNH do condutor ou cópia autenticada, constando no campo de observações o curso especializado de motofretista e atividade remunerada
·         Original e cópia do Certificado de Registro e Licenciamento Anual (CRLV) frente e verso
·         Inspeção das motocicletas – A segunda etapa é a vistoria do veículo de motofrete. Neste caso, além dos equipamentos obrigatórios, serão avaliadas as seguintes exigências: 
2.       Equipamentos
O veículo de motofrete deve possuir, a exemplo de qualquer tipo de veículo, os equipamentos obrigatórios definidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e pela legislação de trânsito específica. Além disso, deve manter as características do fabricante ou as alterações que tenham sido devidamente aprovadas e regularizadas junto ao DETRAN/PE. Confira os equipamentos específicos:
  
Para o Veículo
 
Para o Motofretista
O veículo de motofrete deve ser dotado de compartimento fechado para o transporte de cargas, a exemplo de baú, grelha, carro lateral (sidecar), na forma estabelecida pelo CONTRAN.
 
Colete de segurança dotado de dispositivos retrorrefletivos, na cor laranja, contendo o número da Autorização, a inscrição da palavra FRETE, a logomarca da prefeitura (quando regulamentado) e espaço específico localizado na parte das costas, em forma de bolso e confeccionado em material plástico transparente.
 
O veículo de motofrete deve ter instalado dispositivo de proteção para pernas e motor do veículo (popularmente conhecido como mata- cachorro), bem como dispositivo aparador de linha (antena corta-pipa), fixado no guidon do veículo.
 
Capacete motociclístico, com viseira ou óculos de proteção em cristal transparente, dotado de dispositivos retrorrefletivos contendo o número da Autorização, a inscrição da palavra FRETE e o símbolo da prefeitura (quando exigido pela legislação municipal)
 
 
Calças compridas de material resistente, tipo jeans ou brim
 
 
Camisa de manga e sapatos fechados ou botas, preferencialmente de cano longo, utilização de luvas, cotoveleiras e joelheiras.
 


--

Estudantes de Olinda plantam muda de Pau-Brasil junto com o prefeito Professor Lupércio

Palestra, vídeos educativos e o plantio de uma muda de Pau-Brasil fizeram parte da programação de um grupo de 50 alunos do Centro de Assistência Social Sandra Morais, localizado na comunidade do V9, em Olinda, nesta quinta-feira (07). A atividade contou com a presença do prefeito Professor Lupércio e o vice Márcio Botelho, que junto com as crianças, celebraram a data de “aniversário” da Lei 6607/78. A legislação declara o Pau-Brasil árvore nacional, institui o Dia do Pau-Brasil e determina que o Governo Federal promova ações educativas e de preservação da espécie.

O evento foi realizado no Centro de Educação Ambiental (CEA) do Município, localizado na sede da Secretaria de Meio Ambiente Urbano e Natural de Olinda, na Estrada do Bonsucesso, nº 306. O grupo de alunos foi composto por crianças com idades entre 6 e 14 anos. Entre eles, estava o grupo de meninos e meninas que ficou responsável pela confecção e montagem de uma árvore de Natal feita com materiais recicláveis, e que está exposta na entrada da Secretaria de Meio Ambiente do município.

Embora o Dia Nacional do Pau-Brasil seja celebrado no dia 3 de maio, em Olinda, o dia 7 de dezembro é considerado marcante. O município, inclusive, celebra do dia 7 de dezembro desde 2013.

Texto e Fotos: Marília Banholzer/Secom Olinda

Sistema Tabocas-Piaca reforça abastecimento de Belo Jardim

A Compesa está realizando os últimos ajustes para iniciar, ainda neste mês, a fase de testes do novo sistema Tabocas-Piaca, concebido para preservar a Barragem do Bitury e reforçar o abastecimento de Belo Jardim, no Agreste do Estado. Uma nova estação elevatória (unidade de bombeamento) foi construída e equipada com dois conjuntos de motor-bomba mais potentes, cada um com capacidade de bombear 40 litros de água, por segundo. A nova estação de bombeamento Tabocas-Piaca foi construída para aproveitar a água da barragem de Tabocas. Com a iniciativa, uma ação do Governo Paulo Câmara, a Compesa terá condições de garantir o fornecimento de água pela rede de distribuição até maio do próximo ano, seguindo o mesmo calendário atual. A medida também vai prolongar a água existente na Barragem do Bitury.

No momento, segundo o diretor Regional do Interior, Marconi de Azevedo, a Celpe está atuando nos últimos detalhes para energizar os novos equipamentos. “Resolvida a parte elétrica, entraremos na fase de testes”, explica o diretor. Ele adianta que os técnicos da companhia estão trabalhando com a possibilidade de iniciar os testes a partir da segunda quinzena de dezembro. “Porém, não há como estimar uma data precisa para que a água comece a chegar nas torneiras de Belo Jardim. Tudo depende do comportamento da nova adutora, construída especificamente para esse fim”, revelou.

Além da construção da estação de bombeamento, instalada próximo à antiga unidade e à Barragem Tabocas-Piaca, a Compesa implantou seis quilômetros de adutora. Para viabilizar essas ações, o governador Paulo Câmara autorizou um investimento de R$ 1, 2 milhão. Outros projetos já foram pensados para melhorar o abastecimento de água de Belo Jardim: a Adutora do Moxotó, em execução e que funcionará como alternativa para antecipar o uso de parte da Adutora do Agreste, outro grande empreendimento que garantirá a sustentabilidade hídrica de Belo Jardim e de mais 67 cidades do interior de Pernambuco.

Finanças divulga balanço do mutirão tributário e prorroga prazo para as negociações

Diante da alta procura, a Prefeitura do Paulista prorrogou o mutirão tributário até o dia 22 de dezembro. Os contribuintes do município que fizerem adesão ao Programa de Recuperação Fiscal (Refis) podem obter descontos de até 100% nos juros e multas de débitos anteriores. As negociações, que terminariam em 30 de novembro, poderão ser feitas ao longo de mais duas semanas, de segunda a sexta, das 07h30 às 16h, na Secretaria de Finanças, localizada na Avenida Marechal Floriano Peixoto, S/N, Centro da cidade, próximo à Protoclínica Torres Galvão (PTG). Quem ficar em dia com o município, terá ainda um maior percentual de desconto no IPTU 2018.

Nos primeiros 30 dias do mutirão tributário em novembro, 932 acordos foram realizados, representando um total de R$ 2,2 milhões de incremento de receita. Ao todo, 69% desse valor – pouco mais de 1,5 milhão – correspondem às dívidas pagas com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A maior parte das negociações (612) foi quitada de forma à vista. Dessa forma, o contribuinte fica livre dos acréscimos de juros e multas.

O secretário de Finanças do Paulista, Rafael Siqueira, comemorou o resultado da ação fiscal. “Queremos agradecer aos contribuintes que aproveitaram a oportunidade para ficar em dia com o município. Quem ainda não quitou os débitos acaba de ganhar um novo prazo. Acreditamos que essa é uma oportunidade única, inclusive, porque a população poderá usar os valores do 13º salário para ficar em dia com o Fisco. Com essa parceria teremos condições de manter ou ampliar os níveis de investimentos já realizados em diversos setores”, reforçou.

Numa comparação com os demais meses do ano, novembro alcançou um resultado muito positivo com o Refis. A Secretaria de Finanças estima que nesse período ocorreu um incremento de 50% na receita. Somando os valores arrecadados, o total contabilizado foi de R$ 7,1 milhões. Com exceção de abril – prazo de vencimento do IPTU 2017 – quando foi arrecadado R$ 7,7 milhões, novembro tende a ser um dos melhores meses. “Esse Refis chegou em boa hora para a população e também para a prefeitura. Afinal de contas, nesse segundo semestre ocorreu uma diminuição significativa de repasse constitucional, com FPM e ICMS. Os valores obtidos com o mutirão chegou justamente para equilibrar essas perdas”, revelou Rafael Siqueira.  

AÇÃO FISCAL – No mutirão tributário os contribuintes estão regularizando pendências financeiras de diversos impostos, entre eles, IPTU, Imposto sobre Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI), Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), Taxa de Licença de Localização e Funcionamento e Taxa de Limpeza Pública (TLP). O pagamento é feito de forma à vista ou em até 36 meses em parcelas mensais, com vencimento no último dia de cada mês, onde o valor de cada prestação não pode ser inferior a R$ 100 por pessoa física e R$ 200 para pessoa jurídica.
Confira a tabela de descontos nos juros e multas:
Cota Única – 100% de desconto nos juros e multas;
Em até 12 parcelas – 70% de desconto nos juros e multas;
De 13 até 24 parcelas – 50% desconto nos juros e multas;
De 25 até 36 parcelas - 25% desconto nos juros e multas;

INADIMPLÊNCIA – Embora a maior parte das negociações no mutirão tributário tenha sido com relação às dívidas com IPTU a inadimplência com esse tributo continua muito elevada na cidade. A Secretaria Municipal de Finanças estima de que 80% da população possui débitos com a prefeitura. O percentual, considerado alto, compromete os investimentos públicos nas áreas consideradas estratégicas, como saúde, educação e infraestrutura.

Em Paulista, alunos são beneficiados com presentes do projeto Papai Noel dos Correios

Estudantes da rede municipal de ensino do Paulista serão beneficiados com presentes através das cartinhas do Papai Noel dos Correios. O intuito é resgatar a ferramenta da carta, como comunicação, assim como estimular as crianças à prática da redação. A ação é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação do Paulista e os Correios, que apadrinharam as crianças do município do Paulista, garantindo que todas as cartas sejam contempladas.
Para participar da campanha foram selecionados todos os alunos dos terceiros anos da rede municipal. Já na zona rural, além dos terceiros anos os estudantes dos quartos anos também tiveram a oportunidade de participar  da campanha de natal. No total, 2 mil e 500 alunos terão os pedidos  das cartinhas atendidos.

Shows encerram programação da 30ª Semana da Bíblia em Paulista

A Praça João Pessoa, no Centro do Paulista, será palco neste domingo (10) de uma programação religiosa repleta de louvor e animação. O evento, que faz parte da 30ª Semana da Bíblia, vai contar com uma programação de shows com cantores gospéis, como Pastor Jairinho e Gersinho de Goiás, que são conhecidos nacionalmente. Pastor Jairinho, por exemplo, é o compositor do hino "Um adorador por excelência" - uma das canções mais tocadas nas emissoras evangélicas. A programação é aberta ao público.
As comemorações da 30ª Semana da Bíblia tiveram início na última segunda-feira (04.12). As atividades foram conduzidas por representantes de diversas congregações, entre elas, a igrejas Batista Missionária de Paratibe, Batista Jardim das Oliveiras, Batista Bíblica Chamar, Batista Renovada, 1ª Batista Reformada em Paulista e a Igreja do Evangelho da Paz. 
SERVIÇO:
O quê – Shows encerram a 30ª Semana da Bíblia em Paulista;
Quando – Neste domingo (10.12), a partir das 14h;
Onde – Praça João Pessoa, no Centro do Paulista.
Contatos - Pr. Saulo Cruz - 98418.9640 / Pr. Josemir - 98715.5606 / Pr. Clóvis - 98546.2013

Búzios-RJ é anunciado como sede do Mundial de Stand Up Paddle de 2018

A Associação Internacional de Surfe (ISA, na sigla em inglês), anunciou que Tahara, no Japão, e Búzios, no Brasil, serão as sedes de seus dois principais eventos em 2018: os Jogos Mundiais de Surfe (World Surfing Games - WSG, como é chamado em inglês) e o Mundial de Stand Up Paddle (SUP) e Paddleboard.
No rastro do bem-sucedido Mundial da Dinamarca deste ano, quando o brasileiro Luiz Diniz sagrou-se campeão na modalidade SUP Wave, a ISA escolheu o Brasil para a edição de 2018. Será a primeira vez que a competição ocorre no país.
O SUP é a modalidade de crescimento mais rápido na série de eventos organizados pela ISA. O Mundial de Búzios, entre 23 de novembro e 1º de dezembro, será organizado em parceria pelo Ministério do Esporte, a Prefeitura da Cidade de Armação dos Búzios e a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf). O Brasil é um dos mercados de SUP mais importantes do mundo.
Em maio deste ano, o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, e o presidente da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), Adalvo Argolo, estiveram em Biarritz, na França, durante o World Surfing Games. Lá, eles se reuniram com Fernando Aguerre, presidente da ISA. Na ocasião, Picciani e Argolo oficializaram a candidatura de Búzios para receber um dos grandes eventos de 2018.
Leonardo Picciani comemorou a escolha de Búzios e reforçou a participação do ministério no processo de organização do evento. "É com grande prazer que a cidade de Armação dos Búzios é anfitriã do Campeonato Mundial de SUP e Paddleboard. Estamos fortemente interessados na organização do evento e na construção de relacionamentos que possam contribuir para a entrega deste campeonato na cidade de Búzios, considerando que a área é naturalmente dedicada à prática de esportes aquáticos e é o lar de muitos atletas de alto rendimento em várias disciplinas", afirmou.
O SUP e o paddleboard se desenvolveram com eventos internacionais, quase triplicando de tamanho desde os primeiros Mundiais de SUP, em 2012. A evolução levou à inclusão das modalidades em uma série de grandes eventos multiesportivos, incluindo os Jogos Pan-Americanos de 2019, em Lima, e os Jogos Mundiais da Praia de 2019, além dos Jogos Centenários de 2017, realizados na Nicarágua.
"Levar o Mundial de SUP e Paddleboard para o Brasil, um dos melhores mercados mundiais de surfe, proporcionará uma ótima oportunidade para o crescimento e desenvolvimento do esporte. O ministro Leonardo Picciani garante apoio total para o crescimento do SUP. Tivemos grande sucesso, com a inclusão da modalidade em grandes eventos multiesportivos, e continuaremos a liderar o SUP com o objetivo de inclusão olímpica nos Jogos de Paris, em 2024", ressaltou o presidente da ISA, Fernando Aguerre.
Já o WSG, campeonato mundial por equipes de surfe, será disputado na cidade de Tahara, na costa sul japonesa, entre 15 e 22 de setembro. A expectativa é repetir o sucesso do Mundial Júnior de Surfe, disputado no Japão no início deste ano.
O surfe está em fase de preparação para fazer a estreia olímpica nos Jogos de Tóquio 2020. De acordo com a ISA, o WSG 2018 no Japão, além de oferecer aos fãs e atletas uma visão sobre como serão as competições da modalidade em 2020, ficará marcado como a primeira edição a ser disputada em completa igualdade de gênero.
O presidente da ISA lembrou a importância que o Brasil e o Japão conquistaram recentemente por seus papéis na caminhada do surfe até se tornar olímpico. "Estamos felizes em anunciar esses excelentes locais para dois de nossos principais campeonatos. O Brasil e o Japão são simbólicos na inclusão histórica do surfe nos Jogos Olímpicos, já que o voto oficial do COI para incluir o surfe no programa olímpico foi feito no Brasil, e o Japão será onde surfe fará a estreia olímpica, em Tóquio 2020", declarou Fernando Aguerre.
Surfe adaptado
Competindo em San Diego, na Califórnia (EUA), a equipe do Brasil conquistou, no domingo (3.12), a medalha de ouro no Mundial de Surfe Adaptado, evento organizado pela ISA. O time brasileiro faturou seis medalhas, incluindo o ouro de Alcino Neto, mais conhecido como Pirata, na categoria AS-2. O atleta paulista teve a perna esquerda amputada após um acidente de moto. Os outros medalhistas do Brasil foram Monique Aparecida, Davi Teixeira, Fellipe Lima, Fernanda Tolomei e Roberto Pino.
"Essa medalha de ouro da equipe vai inspirar muita gente a entrar no esporte no Brasil. Esse era meu objetivo desde que comecei a promover o esporte, há mais de 20 anos. Esse ouro não é só para mim, mas para todo mundo que participou do evento nesta semana", declarou Alcino Neto.

Senado aprova parecer de Armando aumentando o FPM

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (6), em dois turnos, parecer do senador Armando Monteiro (PTB-PE) à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que eleva em um ponto percentual os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A PEC, que irá atenuar a grave crise financeira por que passam as prefeituras, com demissões de pessoal e paralisação de vários serviços públicos, vai agora à votação da Câmara dos Deputados.

Por emenda de Armando, o aumento será concedido em quatro anos, de modo a não comprometer a redução do déficit público: 0,25% em 2018 e 2019 e 0,5% em 2020, completando um ponto percentual a partir de 2021. A estimativa do senador pernambucano é de que as prefeituras receberão a mais R$ 1,1 bilhão no próximo ano, R$ 1,2 bilhão em 2019 e R$ 2,6 bilhões e R$ 5,6 bilhões em 2020 e 2021, respectivamente. “Ao final, os municípios vão dispor de R$ 10,5 bilhões adicionais acumulados ao final de 2021, sem que o ajuste fiscal vigente e os benefícios futuros dele decorrentes sejam afetados”, declarou o petebista na sessão plenária.

Armando também foi o relator da Emenda Constitucional que, em 2014, aumentou em um ponto percentual, em dois anos, os repasses do FPM. Com a PEC desta quarta-feira, a receita do FPM, atualmente de 24,5%, corresponderá, em 2021, a 25,5% da arrecadação do Imposto de Renda e do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados).

Entre os fundamentos do parecer de Armando estão os efeitos perversos da crise econômica nas finanças dos municípios. Segundo ele, paralelamente a uma redução real (acima da inflação) de 2,1% da receita do FPM entre 2014 e 2016, devido à queda na receita tributária da União provocada pela desaceleração da economia, as despesas com pessoal dos municípios subiram 19,6% em igual período.

Armando Monteiro assinalou que tais gastos se elevaram como reflexo do aumento dos pisos salariais profissionais, principalmente dos professores. Outro importante fator de aumento foi a crescente municipalização de políticas públicas ocorridas a partir de 1988, com a vigência da Constituição, sem a correspondente transferência voluntária de recursos do governo federal.

Foto: Ana Luisa Souza/Divulgação

Junior Matuto prestigia entrega de viaturas que irão reforçar segurança no Estado e no Paulista

O prefeito do Paulista, Junior Matuto, participou, na manhã desta quarta-feira (06.12), da solenidade de entrega dos 77 novos veículos que serão utilizados para reforçar o trabalho da Polícia Militar de Pernambuco em todo o Estado. O 17º BPM que em breve passará a atender apenas Paulista e Abreu e Lima, também terá sua frota renovada com as viaturas entregues pelo governador Paulo Câmara. O evento ocorreu em frente ao Palácio do Campo das Princesas, no Recife.
 
"Esta ação faz parte do investimento que foi anunciado no início deste ano. Estamos encerrando um ciclo, são mais de 1,3 mil viaturas que reforçaram os equipamentos da Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão. Agora estão faltando as motos. O primeiro lote já deve chegar, são 700 motocicletas que darão a agilidade necessária no trabalho da polícia. Então, eu espero fecharmos 2017 com a parte de equipamento devidamente concluída. Os 1,5 mil homens da PMPE já estão nas ruas desde setembro. Outros 1,3 mil novos PMs já estão na academia, e, em abril, vão às ruas”, enumerou Paulo Câmara.
 

O investimento faz parte do Plano Estadual de Segurança Pública, que está injetando R$ 290 milhões na reestruturação da frota até 2018. As novas viaturas irão garantir uma maior eficácia na realização do trabalho da Polícia Militar em todo o Estado, assim como no Paulista, como avaliou o prefeito Junior Matuto. “A questão da segurança não pode ser usada como cavalo de batalha pela oposição. Depois de vencida a burocracia, estamos vivendo o momento da coisa prática, com mais policiais nas ruas e agora a frota de veículos sendo renovada. Paulista também vai ser contemplada com este reforço nessas ações de combate ao crime. Já começa a aumentar o sentimento de segurança na população”, adiantou Matuto. 
 
Os novos veículos entregues são 43 Spacefox, 29 caminhonetes L-200 4x4 e cinco viaturas do tipo Spin. O secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, destacou o reforço que as patrulhas rurais e urbanas terão com o incremento das viaturas às corporações. "Essas novas viaturas, modernas e equipadas, possibilitarão o reforço das patrulhas rurais e urbanas nessas três importantes regiões do Estado. Com mais policiamento ostensivo, garantimos a sensação de segurança e também ampliamos a ação de unidades especializadas, a exemplo do Choque e da Radiopatrulha, que estão sendo interiorizadas por meio dos BIEsp's de Caruaru, em plena atividade, e de Petrolina, que será inaugurado em 2018", explicou o gestor estadual.
 

Tadeu Alencar coordena Frente Parlamentar pela Prevenção da Violência e Redução de Homicídios em Pernambuco

Brasília - O deputado federal Tadeu Alencar (PSB) participou, na tarde desta quarta-feira (06), do lançamento da Frente Parlamentar pela Prevenção da Violência e Redução de Homicídios, em ato realizado no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. 
O encontro contou com a presença de representantes da Anistia Internacional, Jurema Werneck, da ONU Brasil, Jaime Nadal, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, do Monitor da Violência, do Instituto Sou da Paz, Bruno Langeani, do Instituto Igarapé, Dandara Tinoco, do projeto Papo Responsa, Beto Chaves, da CNBB, Pe. Luiz Fernando, da CONIC, Pastora Romi, da CONAMP, Norma Angélica, da Defensoria Pública, Antônio Mafezolli.
Coordenada pelo deputado federal Alessandro Molon (REDE-RJ), a Frente surge para combater os dados assustadores sobre o número de homicídios registrados no país. “Serão debatidas ações práticas que reduzam o número de assassinatos no Brasil”, afirma Tadeu, que será o coordenador da Frente em Pernambuco.
Esta é mais uma iniciativa do parlamentar pernambucano na área da segurança – no último mês, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, o relatório favorável de Tadeu Alencar à Proposta de Emenda Constitucional (PEC 129/15), que torna obrigatória a execução dos planos nacional, estaduais, distrital e municipais de enfrentamento de homicídios de jovens.
Segundo Tadeu, o Brasil precisa com urgência de mais políticas públicas voltadas para a prevenção e combate à violência. “Os números são alarmantes: segundo o Atlas da Violência, a taxa de homicídios no Brasil entre 2005 e 2015 aumentou mais de 10,6%. De 2015 para 2016, este crescimento foi de 3,8%. A Frente vem justamente jogar luz sobre o tema”, alerta o deputado.
Tadeu também lembra que a alta na violência está ligada à crise econômica no país. “O aumento do desemprego também aumenta o percentual de violência. Segundo um estudo do IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas), a cada ponto percentual a mais de desemprego o número de homicídios entre homens sobe dois pontos”, reforça.
A Frente terá ainda o desafio de promover o diálogo entre o poder público e os diversos setores da sociedade para inovar na formulação, divulgação, aprovação e articulação de ações capazes de prevenir e reduzir o número de homicídios. “A violência não pode fazer reféns os cidadãos. Esperamos construir medidas que diminuam o medo da população e permitam que todos exerçam sem medo o direito de ir e vir nas cidades brasileiras”, disse Tadeu.
A Frente será lançada proximamente em Pernambuco e, segundo Alencar, "a experiência exitosa do Pacto pela Vida como política pública de Estado, que pode e deve sempre ser aperfeiçoada, tem muito a ensinar ao Brasil ".
Créditos da foto: Divulgação

PAULISTA TEM PONTO FACULTATIVO NO DIA DE Nª SENHORA DA CONCEIÇÃO

Celebrado nesta sexta-feira (08.12), o Dia de Nossa Senhora da Conceição é ponto facultativo em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Em função disso, as repartições públicas da prefeitura estarão fechadas nessa data. Apenas os serviços essenciais vão funcionar normalmente, como a Limpeza urbana; os mercados públicos e feiras livres; o Serviço Móvel de Urgência (SAMU); a Prontoclínica Torres Galvão (PTG); e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Tereza Noronha. Já o comércio, bancos e outros estabelecimentos abrem normalmente.
COMUNIDADE CATÓLICA
Em Paulista, a comunidade católica festeja o dia da santa na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, localizada na Rua Mongólia, s/n, praia da Conceição, e na Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Médicos, Avenida Cláudio Gueiros Leite, nº 3.771, bairro do Janga.
Confira a programação religiosa:

Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia
Horário – 4h
Fiéis caminham da Matriz de Santa Isabel até a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia (Rua Mongólia, s/n, Conceição);
Horário – 6h30
Alvorada e recepção aos peregrinos;
Horário – 7h
Celebração eucarística;
Horário – 9h
Batizados;
Horário – 16h
Procissão saindo da Capela Imaculada Conceição Aparecida (próximo ao terminal de ônibus de Pau Amarelo) até a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia;
Horário – 17h30
Missa de encerramento;

Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Médicos
Horário – 16h30
Terço com ofício e canto da ladainha de Nossa Senhora;
Horário – 17h30
Santa missa.

PÚBLICO PODE CONFERIR PAPAI NOEL E ÁRVORE GIGANTE NO NATAL DO ECOPARQUE DAS PAINEIRAS

A magia do Natal vai estar presente no Ecoparque das Paineiras, na Rodovia PE-15, em Paulista. Quem passar pelo local poderá apreciar uma decoração especial de luzes e cores, em frente ao Terminal Integrado de Passageiros Pelópidas Silveira, no Centro.
A atração principal será durante os finais de semana, com a presença o Papai Noel, quando o público poderá registrar momentos de alegria com o bom velhinho, num cenário mágico preparado especialmente para o local, das 18h às 20h.
Com o tema “Natal Encantado da Transformação”, o Ecoparque recebeu uma iluminação especial com lâmpadas led, além de uma árvore de Natal com 10 metros de altura, decorada com 25 mil garrafas PET. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura do Paulista e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

LUZES, CORES E PAPAI NOEL TRAZEM O ENCANTO DO NATAL AO ECOPARQUE DAS PAINEIRAS

“Estou muito feliz porque essa foi a primeira vez que vi o papai Noel, assim de pertinho”. Essas foram às palavras emocionadas do pequeno João Gabriel de Lima, 7 anos, que se divertiu bastante na Jornada Multicultural de Natal do Paulista, realizada durante toda essa quarta-feira (06.12), no Ecoparque das Paineiras, Centro da Cidade. O evento marcou o início das festividades natalinas no município e contou com uma programação especial, repleta de magia e emoção. O prefeito Junior Matuto, que participou da festividade junto à primeira dama Andréa Pereira, inaugurou a iluminação do parque e da árvore de natal, que foi construída com 25 mil garrafas PET.
Durante toda a manhã e tarde, o público contou com uma feirinha de artesanato, além de apresentações culturais com o grupo Tambores do Paulista, entre outros grupos de percussão. No período da noite aconteceu a parte mais esperada da festa. A criançada que aguardava ansiosa a chegada do papai Noel ficou encantada com a presença do bom velhinho. Blocos líricos da cidade também desfilaram no local e contribuíram com a animação do evento.
Sueli Carvalho, 35 anos, revelou que adorou a decoração da cidade. “Moro aqui há 20 anos e nunca tinha visto um Natal tão lindo. Essas luzes e cores deixaram Paulista ainda mais bonita. O prefeito Junior Matuto está de parabéns, por cuidar e valorizar a nossa cidade, através desses gestos fraternos”, completou.
O secretário de Políticas Sociais e Esportes do Paulista, Augusto Costa, ressaltou a importância desse momento tão especial para o município. “A época é de alegria e confraternização. A jornada cultural foi linda e proporcionou aos paulistenses algo que eles nunca tinham visto. O melhor de tudo é que durante todo o mês eles poderão vivenciar, aqui no parque e em outros cantos da cidade, a magia do Natal”, disse.
“Hoje estamos fazendo um humilde gesto, mas que mostra o nosso carinho e respeito por esse povo. Diante de um ano com tanta dificuldade é importante que a gente não deixe de acender a chama da esperança, através do Natal. Para mim é muito gratificante estar aqui hoje, como prefeito e pai de família, vendo a satisfação das pessoas e a alegria no rosto das crianças”, finalizou o prefeito Junior Matuto.
A iniciativa é uma ação conjunta das secretarias municipais de Políticas Sociais e Esportes; Educação; Infraestrutura, Serviços Públicos e Meio Ambiente; Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura e Executiva de Políticas para as Mulheres. O evento é aberto ao público.
A FESTA CONTINUA – Durante os finais de semana o público vai poder registrar momentos de alegria com o papai Noel, que estará no Ecoparque das Paineirars, num cenário mágico preparado especialmente para a época, das 18h às 20h. Com o tema “Natal Encantado da Transformação”, o Ecoparque recebeu uma iluminação especial com lâmpadas led, além de uma árvore de Natal com 17 metros de altura, decorada com garrafas pet. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura do Paulista e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

FOTOS: FRANCISCO MARQUES/PREFEITURA DOPAULISTA

Conferência Municipal de Educação do Paulista têm saldo positivo em dois dias de evento

A Conferência Municipal de Educação do Paulista encerra os dois primeiros dias com saldo positivo. No total, 134 participantes compareceram ao evento onde foram discutidos oito eixos. Durante os debates, contribuições foram dadas dos diversos segmentos da educação como pais, professores, estudantes, conselhos e sindicatos. Todas essas colaborações impostas na iniciativa serão expostas na plenária desta quinta-feira (07.12).
A plenária com 200 delegados acontece no auditório da Faculdade Joaquim Nabuco, onde se reúnem para avaliar a produção dos grupos de trabalho e também serão indicados os nomes dos delegados habilitados para participar da Conferência Estadual de Educação do próximo ano.
A Conferência Municipal de Educação do Paulista é realizada pelo Fórum Municipal de Educação, através da parceria entre o Conselho e a Secretaria Municipal de Educação da Cidade.
Fotos: Beatriz Lorrany/ Prefeitura do Paulista

Servidores do Paulista já podem sacar o salário de novembro nesta quinta (07)

Os servidores ativos da Prefeitura do Paulista já podem, a partir desta quinta-feira (07.12), sacar o salário do mês de novembro. Com a liberação do pagamento será injetado um montante de R$ 10 milhões na economia da cidade. Aposentados e pensionistas do município também já receberam a remuneração.

A programação do Amigo do Peito segue para o mês de dezembro

A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, segue na luta do combate ao câncer de mama. No mês de dezembro, os exames de mamografia, que são oferecidos gratuitamente para as moradoras da cidade, são indicados para as mulheres com a faixa etária acima de 40 anos.
A equipe segue a agenda do mês beneficiando as moradoras do bairro da Chã da Mangabeira. Na próxima terça-feira (12.12), o veículo ficará estacionado na Unidade de Saúde da Família do bairro, localizada na Rua Bela Vista S/N, das 8h às 17h.
A Secretaria Municipal de Saúde alerta que é fundamental a realização do exame para a prevenção da doença. No caso da descoberta em estágio inicial, há mais chances de cura, o sucesso do tratamento pode chegar a 90%.

Em Paulista, operação fiscaliza permissionários do transporte complementar

Para assegurar um bom serviço de transporte alternativo aos usuários, a gestão municipal do Paulista está executando a operação “Direito tem, quem direito anda”. Iniciada essa semana, a ação visa fiscalizar de maneira intensa os condutores que integram o sistema da cidade.
Por esse motivo, agentes de trânsito e colaboradores da Secretaria de Mobilidade e Administração das Regionais estão atuando em diferentes pontos do município no intuito de impedir que transitem os permissionários que não atenderem aos requisitos definidos pelo código de trânsito.
Desde a última segunda-feira (04) a gestão está agindo para coibir  os motorista de conduzir sem estar portando a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), serie D. A partir do dia 03 de março de 2018 o curso de transporte de passageiros oferecido pelo SEST/SENAT também se tornará item indispensável aos permissionários que quiserem seguir atuando no Paulista.
O Prefeito Júnior Matuto afirmou que esse procedimento serve para que os profissionais comprometidos em transportar passageiros criem responsabilidade. “Queremos criar responsabilidade naqueles que estão engajados com o transporte público, com a finalidade de garantir maior segurança e comodidade aos usuários”, enfatizou o gestor.  


Fotos: Vinícius Lázaro / Prefeitura do Paulista

Senac Paulista oferta cursos de férias para crianças e adultos

O período de férias surge como boa oportunidade para as pessoas que gostam de aproveitar o tempo livre para investir em novos conhecimentos. Por isso, cursos de aprendizagem e aperfeiçoamento são sempre opções a serem consideradas por este público. No município do Paulista, o Senac  está ofertando uma programação especial para o mês de janeiro, com qualificações rápidas em diversos segmentos do mercado, tanto para crianças quanto para adultos.

Na área de idiomas, a instituição abriu vagas para cursos de conversação nos níveis iniciante e intermediário: Beginner’s Conversation, Elementary Conversation e Pre-Intermediate, com cinco dias de aula. “A proposta é que o aluno pratique o nível no qual ele já tem conhecimento, pois o domínio da língua estrangeira depende bastante da sua prática”, explica a gerente da unidade, Jeane Arruda.

Há vagas também para capacitações em diferentes áreas do mercado: Design de Sobrancelhas, Técnicas de Confeitaria, Liderança e Gestão de Equipes, Oratória e Auriculoterapia. A depender da carga horária, o investimento varia entre R$ 100 e R$ 450. Todos os cursos iniciam e terminam no mês de janeiro.

Para as crianças, o Senac Paulista tem vagas para os cursos Minichefs e Programação em Bloco para Kids. Na primeira opção, a criançada aprende a fazer doces, pizzas e outras guloseimas. Já no segundo caso, o conteúdo aborda programação de jogos digitais, ensinando as crianças a produzir games de maneira lúdica.

Os interessados podem fazer a inscrição na unidade do Senac em Paulista (Av. Vice Prefeito José Rodrigues Costa Filho, nº 30, Jardim Paulista). Informações: 3372-8250.

Confira a tabela com os curso de férias ofertados pelo Senac Paulista

Curso
Carga Horária
Período
Investimento
Design de Sobrancelhas
45h
04/01 a 21/01
R$ 275,00
Minichefs
21h
08/01 a 16/01
R$ 329,00
Programação em Bloco para Kids
30h
08/01 a 17/01
R$ 185,00
Auriculoterapia
40h
08/01 a 19/01
R$ 400,00
Técnicas de Confeitaria
60h
11/01 a 31/01
R$ 451,00
Liderança e Gestão de Equipes
15h
15/01 a 19/01
R$ 180,00
Beginner’s Conversation
15h
15/01 a 19/01
R$ 180,00
Elementary Conversation
15h
15/01 a 19/01
R$ 180,00
Pre-Intermediate Conversation
15h
15/01 a 19/01
R$ 180,00