Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Yves Ribeiro participa do programa de Adry Ednando, na Rádio Esperança FM

Yves Ribeiro falou nessa tarde da conjuntura política na Rádio Esperança FM. Ele já foi prefeito de Paulista, e atualmente está no Governo do Estado.

Olinda será homenageada no desfile do Bloco da Saudade no Carnaval 2018



Fantasias da agremiação foram inspiradas nos monumentos históricos da cidade

O som dos clarins de Olinda foi o responsável por apresentar as fantasias do Bloco da Saudade que irão desfilar e homenagear a Marim dos Caetés no Carnaval de 2018. Os novos figurinos foram apresentados nesta terça-feira (12.12), no auditório da Prefeitura do município. Com o tema “Olinda Cidade Eterna”, o destaque principal das peças são os monumentos históricos e belezas naturais da cidade.

Fundado no Carnaval de 1974 por Edgard Moraes, o Bloco da Saudade desfila ao som da composição Valores do Passado com o propósito de ressaltar os blocos de rua do Recife. No Carnaval de 2018 a homenageada será Olinda, cidade Patrimônio Cultural da Humanidade. Carlos Ivan, criador das fantasias, ressaltou que esta é a primeira vez que o Bloco apresenta as fantasias antecipadamente. “Olinda merece essa homenagem e privilégio de ser a inspiradora do desfile do bloco”, pontuou.

Inspiradas nos séculos XVI e XVIII, a primeira fantasia desfilada foi a do Farol de Olinda, com pedrarias que ressaltam as cores pretas e brancas do monumento, onde recebeu a bandeira da cidade pelas mãos do secretário de Patrimônio e Cultura do município, Gilberto Sobral. A segunda fantasia foi inspirada na criação da cidade, com desfile dos modelos representando Duarte Coelho e sua esposa, Brites de Albuquerque, ressaltando as cores brancas, azuis e vermelhas do Bloco da Saudade.

A terceira fantasia desfilada foi inspirada em Jerônimo de Albuquerque, administrador da Capitania de Pernambuco e auxiliador de Duarte Coelho na pacificação dos índios, e na índiaMuirá-Ubi, esposa de Jerônimo. O tema do bloco foi inspiração para confecção da fantasia feminina, com arranjo representando o céu de Olinda, joias que remetem as riquezas da cidade, além da saia que traz consigo alguns monumentos do município, tais como o Casarão Vermelho, o Mosteiro de São Bento, o antigo Palácio dos Governadores e a Praça de São Pedro. Já a fantasia masculina veio representando os acendedores de lampiões que “alumiavam as ruas da mais formosa cidade brasileira”, também inspirada nas cores do bloco.

Gilberto Sobral agradeceu em nome de cada cidadão olindense e evidenciou a importância da homenagem para Olinda. “Na semana que iniciamos os 35 anos de título de Patrimônio da Humanidade, o Bloco da Saudade faz uma homenagem significativa para nossa cidade e nos faz lembrar a história e compromisso com este título. Esse desfile será uma representação viva dos nossos belos monumentos e venho agradecer pelo grande prestígio”, pontou. A presidente do bloco, Izabel Cristina Almeida Bezerra, destacou os locais onde o bloco irá passar pela cidade.“Terminaremos o domingo de Carnaval junto ao povo de Olinda. Caminharemos pelo Alto da Sé, Guadalupe e nos reuniremos para uma bela festa no Largo do Amparo”.

Um dos compositores mais ativos do bloco, Getúlio Cavalcanti, encerrou a apresentação das fantasias com a mais nova composição inspirada nas peças que vão desfilar em 2018. Entre frases inspiradoras e alegres que compõem a música – uma das frases que mais chamam atenção na canção diz: “O Bloco da Saudade é só felicidade na Velha Marim”.

Fotos: Sandro Barros/Prefeitura de Olinda

OLINDA RECEBE 30 COMPUTADORES PARA CRIAÇÃO DE POLOS DE INCLUSÃO DIGITAL



As propostas da iniciativa são de ampliar o aprendizado dos estudantes, qualificar os professores e gerar renda para a população

Pelas mãos do secretário de Educação de Olinda, Paulo Roberto Souza, o município recebeu do Centro de Recondicionamentos de Computadores (CRC) 30 computadores para as escolas da rede pública municipal. A entrega aconteceu dentro da programação do 1º Acess@ Brasil, na Faculdade de Olinda (Focca). É um dos legados deixados do encontro que aconteceu de 5 a 7 de dezembro, na Cidade Patrimônio.

As máquinas recondicionadas serão utilizadas no laboratório de informática, na qualificação dos professores e cursos gratuitos para a população. Dessa forma, criando Polos Multimídias de Comunicação, Criatividade e Inovação. A proposta é melhorar a infraestrutura das escolas, fortalecer o aprendizado dos estudantes, qualificar os professores e gerar renda para a população.

O Coordenador do CRC Recife, Sávio França, ressalta a importância da parceria com a Prefeitura de Olinda. “Quando trouxemos a proposta de realização do 1º Acess@Brasil para a cidade de Olinda, o prefeito Professor Lupércio abraçou a causa. Como legado o CRC está doando para as escolas e a população 30 máquinas recondicionadas. Esses computadores servirão como espaço de produção e inovação pensados a partir dos territórios onde os laboratórios estão localizados”, afirma Sávio.

As oficinas realizadas dentro doAcess@Brasil tiveram como público-alvo estudantes e professores da rede pública municipal. “Educação de qualidade para a população é uma das maiores preocupações do prefeito Professor Lupércio. Encontros como estes só vêm a fortalecer ainda mais a qualidade do ensino do município. Trazendo a inclusão digital para dentro das escolas, capacitando professores, alunos e gerando renda para as comunidades. Parceiros como CRC são fundamentais para a formação de uma população mais autônoma e produtiva”, destaca o secretário de Educação, Paulo Roberto Souza.

Em janeiro mais 25 computadores chegarão ao município, doados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC). O termo de compromisso já está assinado, faltando apenas detalhes de logísticas para chegada das máquinas.

Acess@Brasil

O Acess@Brasil tem o conceito "Bottom-up", da base da sociedade apontando para o conhecimento específico de diversos saberes e tecnologias sociais. Incentivando a convergência de saberes e práticas, experimentações entre o primeiro, segundo e terceiro setores para o fomento da inclusão sociodigital. Foram debatidos temas como o futuro da política de inclusão sociodigital, revitalização dos pontos de inclusão sociodigital, software livre, criação dos territórios digitais. Entraram também nas discussões a formação de educadores sociais, tecnologias sociais, inovação e empreendedorismo digital, economia circular, cidades digitais, recondicionamento e reciclagem de eletroeletrônicos.


-- fotos: Sandro Barros

Paulista segue firme na revitalização e construção de novas praças

A Prefeitura do Paulista segue realizando obras de revitalização e construções de novas praças no município. Ao todo, a cidade possui 60 áreas de lazer para a população. Neste primeiro ano de segunda gestão do Prefeito Junior Matuto, 51 foram recuperadas. Já no segundo semestre, quatro novas praças foram entregues aos munícipes, como exemplo, a Praça Três Rodinhas, em Paratibe.

A ação tem beneficiado os moradores dos bairros de Arthur Lundgren II e Jardim Velho, nesses locais, as praças estão em fase final de recuperação. Antes os lugares eram considerados pontos de acúmulo de lixo e de drogas, hoje a comunidade está vendo a realização de um sonho se concretizando. O trabalho está sendo feito em Arthur II, na Praça José Paulino dos Santos e em Jardim Velho, na Praça de Jardim Velho, onde possui um cachorródromo, uma quadra e umquiosque. 

O Campo do Vila Nova, no bairro do Engenho Maranguape, também será transformado em uma nova área de lazer, que terá duas quadras de futebol, um cantinho de jardinagem e novas iluminações. O investimento para a obra no local gira em torno de 46 mil reais. “Vai trazer alegria, muita diversão para a garotada. O prefeito Junior Matuto vem realizando uma boa ação para a comunidade”, com lágrimas nos olhos que a dona de casa Maria Cristina Nascimento da Silva, 56 anos, moradora há 40 anos no local falou ao ver um antigo sonho realizado.



Pentacampeão Edmilson conquista apoio do Grupo Dislub Equador para sua Fundação  

Em visita ao Recife ontem (11.12), o jogador pentacampeão pela seleção brasileira de futebol, Edmilson, se reuniu com o diretor do Grupo Dislub Equador, Humberto Carrilho. A visita, comemorada pelo ex-atleta, rendeu a renovação do apoio do Grupo à Fundação Edmilson, comandada por ele, que leva educação e cultura através do esporte para crianças e adolescentes. Este é o segundo ano de parceria firmada, e os frutos começam a chegar. Uma campanha nos postos da marca já está marcada para o próximo ano, aproveitando a vinda do jogador ao Recife no mês do abril, para a primeira partida oficial do Clube Barcelona no Brasil, onde ex-atletas que atuaram no time espanhol vão enfrentar ex-atletas de destaque do futebol pernambucano.

 

O empresário Humberto Carrilho, diretor do Grupo Dislub Equador, reforça que, mais que um compromisso social de toda empresa, o apoio à Fundação está totalmente conectado com os valores da Dislub. “Acreditamos e sempre vamos apoiar o incentivo à educação, formação e o acesso a cultura e esportes, pois isso fará alguma diferença no futuro dessas crianças e jovens”, afirma Carrilho. No Recife, a FundaçãoEdmilson atua em parceria com o Centro de Esportes e Lazer Alberto Santos Dumont, em Boa Viagem, que atende atletas e alunos da rede pública, oferecendo atividades esportivas.

 

Já o jogador, que comemora 12 anos da organização, ressalta que nos planos existe a vontade de expandir a Fundação para outros lugares do país, mas que isso precisa ser feito com responsabilidade. “A gente quer fazer trabalhos locais, mas para fazer projeto social sério não adianta vir e fazer uma onda só. Estamos tentando fazer aqui em Pernambuco algo contínuo e vamos aproveitar a vinda dos jogadores para a partida em abril para realizar uma ação local. Assim como aproveitar para conhecer melhor outros projetos já existentes e entender as necessidades no estado. Sou um privilegiado em ser um dos quatro ex-jogadores que tem projetos apoiados por meio deconvênios com a Fundação Barcelona”, finaliza Edmilson.

 



Grupo das oposições lança movimento para mudar Pernambuco

Enfeites natalinos Finlandek chegam às lojas Extra e Pão de Açúcar  



Finlandek, marca exclusiva de artigos para casa do Extra e Pão de Açúcar, apresenta seus enfeites de Natal em todas lojas do país. São diversas opções entre papais-noéis, bonecos deneve, guirlandas, além de bolas, estrelas, almofadas, entre outros itens para decorar a casa.

Reforçando o espírito natalino, a linha chega nas cores tradicionais do Natal vermelho, dourado e prata e, para quem busca repaginar a decoração este ano, a marca também traz como novidade itens na cor rosé e cobre. Os itens são uma ótima opção para quem procura beleza e custo-benefício, já que os preços variam. A grande aposta de vendas são os enfeites para a árvore, em especial as conjunto de bolas.

Gordura boa diminui chance de morte por câncer  

O excesso de peso, muitas vezes associado ao consumo de gordura, tem sido uma preocupação para os brasileiros. Em 2017, pesquisa do Ministério da Saúde confirmou que, em 10 anos, a obesidade no Brasil aumentou 60%. Com a divulgação de números como esses, a gordura acaba sendo sempre a vilã nos consultórios de nutricionistas e médicos.

 

Mas segundo a nutricionista Luciana Araújo, da Oncoclínica Recife, existem gorduras boas que são importantes para o organismo e podem fazer falta para o seu bom funcionamento. As gorduras podem ajudar na redução do colesterol ruim (LDL), na regulação dos níveis de insulina e na diminuição da pressão arterial. “Temos que ficar atento à forma de preparo. Na fritura, os óleos se transformam, oxidam e geram substâncias nocivas que colaboram para o desenvolvimento de certos tipos de câncer, por isso o ideal é não preparar frituras ou então utilizar o azeite de oliva, que é mais estável ao calor”, explica Luciana.

 

Outro exemplo de gordura saudável é a encontrada nas oleoginosas, como nozes, castanhas e amêndoas, ricas em ômega-3. Estudo americano, divulgado em 2017, investigou a relação entre o consumo de nozes e melhores taxas de sobrevida em pacientes com câncer de cólon. A pesquisa demonstrou que os doentes que consumiram cerca de 57 gramas ou mais de nozes, por semana, tiveram chance 42% menor de recorrência da doença e 57% menos chance de morte em comparação com aqueles que não ingeriram o alimento. 

 

Luciana ainda atenta para a má fama da carne vermelha, uma das primeiras a ser cortada da lista por quem quer optar por uma vida mais saudável. “A carne vermelha não precisa ser cortada completamente do nosso cardápio. Ela pode ser consumida uma ou duas vezes por semana. O que devemos evitar são as carnes processadas, como salsichas, carnes enlatadas e frios.”

 

Festa Bregalize comemora um ano com festão no Baile Perfumado  

A festa Bregalize comemora um ano no próximo sábado (16), com festão no Baile Perfumado, a partir das 22h. 

O retorno da dupla Sheldon & Bocoe nova turnê da cantora Michelle Melo são alguns dos destaques da balada, que ainda contará com shows da banda Club Cabaré, da cantora Dayanne (Frutos do Amor)e do MC Japão. A noite será regada com clone de cervejas.

Continuam abertas as matrículas para estudantes novatos em Paulista  

As matriculas continuam para estudantes novatos nas redes Municipais de Ensino na cidade do Paulista. Para assegurar umas das vagas nas escolas da Prefeitura, os pais ou responsáveis dos estudantes menores de 18 anos devem procurar as escolas de interesse, de preferência mais próximo de casa. Para os antigos, as matriculas foram encerradas no dia (30.11), no entanto, eles não ficam impedidos de renovar caso ainda existam vagas.


Polo Natalino em Igarassu com atividades para toda família



Igarassu recebe o mês de dezembro com uma programação voltada para as atividades natalinas.  Durante todo o mês as ações não param. Do dia 15 ao dia 23 a população vai poder prestigiar cantatas, culto, missa, Natal Solidário com chegada de Papai Noel de helicóptero e muitas outras atividades para o encerramento do ano acontecer com muita paz.

Além da agenda voltada para o Natal, a programação também conta com formatura de mais de 700 jovens que se capacitaram com cursos gratuitos no Centro de Formação profissional , Cefopi, o Programa de Incentivo à Quitação do IPTU, com sorteio de presentes para quem pagou o imposto em dia no ano de 2017, e a final do Campeonato Igarassuense de Futebol, valorizando o esporte no município.

As ações acontecem às 19h, em frente à Prefeitura Municipal e a igreja católica de Nossa Senhora do Livramento que estará aberta à visitação com um presépio. Toda a programação é destinada a participação do público local e visitantes. Para acompanhar a agenda na íntegra, divulgaremos mais atividades através do facebook da prefeitura.

 Serviço:

Polo Natalino

Local: Em frente à Prefeitura

Horário: 19h

 

PROGRAMAÇÃO:

15/12 - Cantata Natalina / Os Sons do Natal -19h

16/12 - Corais Natalinos -19h

17/12 - Concerto Anual e Formatura da Banda Heitor Villa Lobos -19h

17/12 – NATAL SOLIDÁRIO às 15h na Área de Lazer em Cruz de Rebouças

17/12 – Final do Campeonato Igarassuense de Futebol 15h ( Campo Murado)

18/12 - Formatura do CEFOPI + Coral - 19h

 21/12 - Missa de Preparação para o Natal - 19h

22/12 - PIQ IPTU + Orquestra Virtual - 19h

23/12 - Culto e Corais Natalinos - 19h