Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Feliz Natal!

Fábio Barros assume a presidência do Parlamento Metropolitano RMR

sede da agência Condepe/Fidem, localizada no bairro da Boa Vista, sediou, na manhã de hoje (13), o processo eleitoral para escolha da nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal do Parlamento Metropolitano do Recife (RMR). O encontrou reuniu vereadores que compõem a RMR e elegeu por aclamação o presidente da Câmara do Paulista, vereador Fábio Barros (PSB), presidente do Parlamento.

 

A comissão eleitoral foi composta pelo último presidente do Parlamento Metropolitano da RMR, Marcelo Santa Cruz, e os vereadores Fabiano Paz (PSB) e Edinho (PCdoB). Já empossado, o presidente Fábio Barros compôs a mesa e apresentou os vices, secretários, tesoureiros e conselho fiscal de sua diretoria.

 

“A retomada do Parlamento Metropolitano visa unir a força dos vereadores da nossa região metropolitana, a fim de discutirmos os desafios que temos em comum com cada gestor que possui uma visão além das fronteiras, hoje nós vivemos em uma cidade metropolitana” garantiu Fábio Barros.

 

O idealizador do Parlamento Metropolitano da RMR, Josenildo Sinésio, esteve presente na solenidade e comentou que o momento era gratificante, sobretudo na fase que o país está enfrentando. “O objetivo do Parlamento é buscar caminhos e soluções para os desafios que os municípios têm em comum” completou Josenildo.

 

Também estiveram presentes, o vereador licenciado do Paulista e secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Robertinho (PCdoB), e ex vice-prefeito João Bosco (PMN - Camaragibe).

 

Composição

 

Presidente: Vereador Fábio Barros (PSB) – Paulista

1º Vice: Vereador Felipe Francismar (PSB) – Recife

2º Vice: Vereador Paulo Uchôa (PDT) – Igarassu

Secretário Geral: Vereador Cidicley Silva (PT) - Moreno

1º Secretário: Vereador Leonardo Barbosa (SD) – São Lourenço

2º Secretário: Vereador Senna (PRB) – Abreu e Lima

1º Tesoureiro: Vereador Lukinhas (PTC) – Itapissuma

2º Tesoureiro: Vereador Zero (PTB) – Ilha de Itamaracá

Conselho Fiscal:

Vereador Paulo André (PSB) – Camaragibe

Vereador Ezequiel dos Santos (PT) – Cabo de Santo Agostinho

Vereador Ricardo Sousa (PMDB) – Olinda

Suplentes:

Vereadora Maria dos Prazeres (PT) – Igarassu

Vereadora Maricleide de Murilo (PTB) – Ilha de Itamaracá

Vereador Carlos Caetano (DEM) - Araçoiaba

Caruaru recebe encontros de capacitação do Selo UNICEF  


Representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) chegam amanhã em Caruaru. Eles darão início ao 1º Encontro de Capacitação do Selo UNICEF – Edição2017-2020para 63 municípios pernambucanosA equipe do UNICEF já passou pelos municípios de Salgueiro e Arcoverde, onde promoveram a capacitação para representantes de outros 60 municípios, totalizando 123 municípios pernambucanosparticipantes desta edição do Selo UNICEF.

 

O primeiro encontro, em Caruaru,acontece nessa quinta-feira (14) para 29 municípios. Amanhã (15), estarão reunidos representantes de mais 34 municípios. Os encontros terão a participação de representantes do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) e dos profissionais indicados por cada município como articulador(a) municipal do Selo UNICEF e mobilizador(a) de adolescentes e jovens.

 

A atual edição foi lançada em maio e cerca de 1.900 municípios de 18 estados se inscreveram até o início de setembro. Agora, este primeiro encontro dá início à fase de implementação, com a apresentação da metodologia que será utilizada e do caminho a ser percorrido pelos municípiosparticipantes em direção à certificação. A agenda inclui ainda apresentação da situação da infância e adolescência no Semiárido, o processo de monitoramento de indicadores sociais e a forma como os municípios participantes serão avaliados, além de sessão de debates e espaço para dúvidas.

 

Agenda:

 

14/12 – Caruaru (Com representantes de 29 municípios)

Local: Caruaru Park Hotel

Endereço: BR-232, Km 128 - Cidade Alta

Horário: Das 8h às 13h

 

15/12 – Caruaru (Com representantes de 34 municípios)

Local: Caruaru Park Hotel

Endereço: BR-232, Km 128 - Cidade Alta

Horário: Das 8h às 13h

 

 

O Selo UNICEF

 

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular os municípios a implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

 

Os municípios são agrupados, dentro de seus Estados, considerando suas características demográficas e socioeconômicas. Durante cada edição, o UNICEF capacita gestores e técnicos das secretarias municipais e conselheiros de direitos e adolescentes para qualificar a elaboração e execução das políticas públicas e para estimular que elas continuem mesmo após o fim de cada edição. A experiência com as edições anteriores comprova que os municípios certificados com o Selo UNICEF avançam mais na melhoria dos indicadores sociais do que outros municípios de características socioeconômicas e demográficas semelhantes que não foram certificados ou participaram da iniciativa.

O sucesso do Selo UNICEF é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada entre diferentes níveis de governo voltados às crianças e adolescentes.

 

Sobre o UNICEF – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente seus esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas.

 

 

Senador Fernando Bezerra acompanha prefeito de Jaboatão em audiência com presidente da CEF

Brasília, 13/12/17 – Nesta quarta-feira (13), o senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE) acompanhou o prefeito de Jaboatão dos Guararapes (PE), Anderson Ferreira (PR), em reunião com dirigentes da Caixa Econômica Federal (CEF). A audiência – na sede da CEF, em Brasília – foi conduzida pelo presidente do órgão, Gilberto Occhi, com o objetivo de definir investimentos e projetos habitacionais e empresarias para o município.

“O encontro foi muito produtivo e com grandes perspectivas para a população da cidade e da Região Metropolitana de Recife”, avalia o vice-líder do governo no Senado.

A reunião de hoje foi um desdobramento da visita realizada por Gilberto Occhi à Prefeitura de Jaboatão, no último dia 14 de novembro. Naquela ocasião, o presidente da Caixa – acompanhado por Fernando Bezerra e técnicos da CEF – reuniu-se com Anderson Ferreira, que apresentou a cidade como referência no estado pela dimensão do mercado imobiliário do município. De acordo com o prefeito, existe a perspectiva de quase 3 mil novas unidades do Minha Casa Minha Vida, em um investimento superior a R$ 170 milhões, financiados pela Caixa


Psicóloga analisa razão e emoção no ato de adotar uma criança

Reflexões sobre Adoção: um encontro entre razão e emoção. Este é o tema do próximo encontro promovido pelo Grupo de Apoio à Adoção do Paulista (GAAP). O assunto será abordado pela psicóloga e coordenadora da própria instituição para pais adotivos, pretendentes e o público em geral. A palestra é gratuita e acontece neste sábado (16.12), às 15, no auditório do Ministério Público de Pernambuco, na Avenida Senador Salgado Filho, s/n, Centro, Paulista.

Festival Cena Brasil comemora 15ª edição com 10 atrações, ato pela igualdade racial e homenagem ao Dia Nacional do Maracatu



O evento acontece nos próximos sábado (16) e domingo (17) de dezembro,

na Praça do Fortim,das 18h às 22h, na beira-mar do sítio histórico de Olinda


Festival Cena Brasil começa neste sábado, em Olinda. Com tudo gratuito, no pátio do Fortim do Queijo, Carmo, serão 10 bandas e grupos culturais este ano, entre mais de 300 inscritos, que vão se apresentar no palco do 15º ano do Festival. A seleção foi feita pela curadoria do evento e chegou-se à grade musical e cultural com os perfis do festival.


As dez atrações foram escolhidas para se apresentarem no tradicional evento. No sábado (16), os shows acontecem a partir das 18h, com Pisada do Mestre, Valdir Afonjá, Carranza! e Zé Lamúria. Os nomes que vão agitar os 15 anos no Cena Brasil do domingo (17), às 15h, são Banda Marlevou, Pax Nindi (Inglaterra), Ancestral (Jorge Riba), Maracatu Nação Camaleão, Lamento Negro e o projeto Vem Dançar Olinda.


Dignidade Urbana & Paz

O evento é gratuito e tem como tema, este ano, o slogan Dignidade Urbana e Paz. Grupos de brincantes vão homenagear também a criação do Dia Nacional do Maracatu, instituído através de Lei Federal. As atrações tiveram seus currículos analisados no processo seletivo realizado pela curadoria do evento. Em mais um ano, o projeto realiza duas oficinas de capacitação. Uma de rádio e outra de filmagem, com aulas teóricas e práticas. Outro plus ficará por conta da realização do “Ato político cultural em defesa da igualdade racial”, realizado por diversos ativistas da consciência negra em Olinda e com a participação de grupos e manifestações afro-brasileiras. O manifesto vai acontecer no domingo (17.12), no Pátio do Fortim, na orla do sítio histórico, às 16h.


Dia Nacional do Maracatu

No ambiente do Festival Cena Brasil será celebrado também a aprovação do Dia Nacional do Maracatu, instituído por unanimidade pela Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. A Lei fixou o dia 1º de agosto como Dia Nacional do Maracatu. A data é uma homenagem a Luiz de França, o “Mestre Luiz”, que comandou o Maracatu Leão Coroado, de Pernambuco, por 40 anos e morreu há 15. O Leão Coroado é o mais antigo grupo sem interrupção e completou 155 anos em 2017.



SERVIÇO:


15º Festival Cena Brasil | Edição 2017

No pátio do Fortim do Queijo, Carmo, Olinda

Sábado (16.12), a partir das 18h, shows do Coco na Pisada do Mestre, Valdir Afonjá, Carranza e Zé Lamúria.

Domingo (17.12), às 15h, acontecem as apresentações das bandas e grupos Marlevou, Pax Nindi, Ancestral (Jorge Riba), Maracatu Nação Camaleão, Lamento Negro e o projeto Vem Dançar Olinda.

Aberto ao público.


Entrevistas/Maiores informações:

Edilton Euclides, produtor do Festival Cena Brasil, (81) 9.8783.4478, (81) 9.9646.3549

Viviane Alves, coordenadora do projeto, (81) 3494.4478, 81 985025697

Cristiano Jerônimo, assessoria de comunicação: (81) 9.9692.2216, (81) 34


Moradoras do Fragoso participaram da ação sobre o Enfrentamento à Violência contra Mulher


 Na manhã desta quarta-feira (13.12), a Unidade Móvel do Enfrentamento à Violência contra as Mulheres esteve na comunidade do Fragoso, em Paulista. O público feminino do bairro que compareceu à Igreja Católica teve a oportunidade de assistir a uma palestra com o tema “Violência da Mulher não dá Frutos” e receber diversas orientações. A ação faz parte da parceria entre a Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres do município e a Secretaria Estadual da Mulher.

As participantes do bairro também puderam cuidar da saúde, com aferição de pressão arterial, teste de glicose e orientação com o cuidado da saúde e bem estar. Houve ainda uma roda de conversa sobre a Lei Maria da Penha e programas de enfrentamento à violência.

Participando da ação, a assistente social da Secretaria da Mulher do Paulista, Adriana Mesquita, relatou a importância da ação, onde as mulheres puderam tirar suas dúvidas sobre a violência. “Em Paulista temos a própria secretaria da mulher, o Centro de Referência da Mulher e também a Delegacia especializada. E estamos aqui para divulgar um pouco sobre essa rede protetiva que elas podem recorrer caso seja necessário”, disse.

A coordenadora do grupo Garrafa PET e moradora da comunidade de Fragoso há 10 anos, Denise Araújo, aproveitou o momento para participar do evento. “Essa ação é importante para nós mulheres, porque é onde temos mais informações sobre á saúde da mulher, doenças sexualmente transmissíveis e também orientações sobre a violência relacionada à mulher”, frisou.

A assessora do Núcleo de Atendimento e Proteção as Mulheres Vitimas de Violência Doméstica, da Secretaria da Mulher de Pernambuco, Lívia Arruda, explicou de uma forma geral a importância da campanha sobre o tema “Violência da Mulher não dá Frutos”. “Temos vários programas dentro da secretaria de prevenção e pós-prevenção, que são divididos em campanhas que são realizadas em várias etapas. Temos também propostas de monitoramento eletrônico para as mulheres que sofrem agressões de seus companheiros oferecendo assim medidas protetivas, acompanhamentos psicológicos, médicos e educadoras sociais. O objetivo é retirar essas mulheres da zona de risco, protege-las, empoderá-las pra que elas voltem a viver uma vida sem violência. E estabelecer os vínculos familiares, oferecendo assim um apoio a elas. Paulista tem uma rede muito boa, uma Secretaria da Mulher que tem sido referência no município e a delegacia especializada”, concluiu.



Fotos: Beatriz Lorrany/ Prefeitura do Paulista


Moradoras do Fragoso participaram da ação sobre o Enfrentamento à Violência contra Mulher

 

Enquanto faltam remédios para a população, Paulo Câmara gasta mais de R$ 120 milhões com a Arena, denuncia Silvio


Em três anos de gestão, o Governo Paulo Câmara já gastou mais de R$ 120 milhões com a Arena Pernambuco. Foram R$ 53,7 milhões em 2015; R$ 47,09 milhões em 2016, e R$ 22,07 milhões até outubro deste ano, totalizando R$ 122,9 milhõesdesembolsados com o equipamento. A conta, no entanto, deve ficar ainda maior, segundo o portal de monitoramento da execução orçamentária do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), onde está registrado ainda um saldo de R$ 10,9 milhões a pagar neste exercício.

Para o deputado Silvio Costa Filho (PRB), responsável pelo levantamento, os números revelam a falta de critérios nos gastos do governo. “Devemos encerrar o ano com mais de R$ 30 milhões gastos com a Arena, enquanto faltam medicamentos nos hospitais e os salários dos médicos da UPAE de Garanhuns estão atrasados há quatro meses. Isso sem falar nas 1.500 obras paralisadas no estado de Pernambuco, como aponta o próprio TCE”, comparou o deputado, destacando a inversão de prioridades do governo Paulo Câmara.

“Este ano já visitamos mais de 60 cidades em nove microrregiões de Pernambuco e em todas elas encontramos obras paradas ou abandonadas, a exemplo das UPAEs Carpina e Palmares, das barragens da Mata Sul, Hospital São Sebastião e ocomplexo da Polícia Científica em Caruaru. Governar é eleger prioridade e essas obras deveriam ser as prioridades do governo, não um equipamento onde são realizados apenas seis jogos por ano e algumas recreações nos fins de semana”, criticou Silvio.

Lupércio paga 13.º salário nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (15), a Prefeitura de Olinda fará o pagamento da parcela única do 13º salário dos servidores ativos e inativos. Ao todo serão injetados cerca de R$18 milhões, financiados pelos recursos da gestãomunicipal. A verba já está no caixa da prefeitura e será destinada para o pagamento dos 5.586 servidores ativos e 2.009 inativas.

Após o pagamento da parcela única do 13º salário, a Secretaria da Fazenda e Administração de Olinda se voltará para os preparativos relacionados aos vencimentos do mês de dezembro.

Na programação, que vem sendo respeitada rigorosamente pela gestão municipal desde o início do ano, os primeiros a receber os vencimentos são os aposentados, pensionistas e viúvas. No dia seguinte é a vez do pessoal das secretarias de Educação, Serviços Públicos e da Fazenda e da Administração. Os servidores lotados na Saúde e demais secretarias recebem sempre no último dia útil do mês. Já os temporários têm seus salários depositados no 5º dia útil de cada mês.

Prefeitura de Escada inicia planejamento do carnaval de 2018


Na noite da última terça-feira (13/12), a Gerência de Eventos do município de Escada realizou a primeira reunião que deu início ao planejamento do carnaval de 2018. Participaram do encontro vários diretores e organizadores das agremiações carnavalescas, a prefeitura de Escada pretende no próximo ano proporcionar a população escadense e aos turistas que apreciam o carnaval local um evento multicultural e com bastante tradição como são realizados todos os anos.

O gerente de eventos Edmilson Rafael destacou, “estamos trabalhando para que Escada tenha um carnaval organizado de muita paz e folia para os escadenses”.

Escada é uma das cidades da mata sul do estado com o carnaval mais tradicional da região, com blocos de referências, como “As Catraias da Vila Operária” que sai às ruas da cidade sempre no domingo de carnaval, além de outras agremiações que abrilhantam a folia dos escadenses.

Texto: Sanchilis Oliveira - ASCOM-Escada
Fotos: Neto Fernandes - ASCOM / Lúcio Lucas - Tirandoonda Comunicação

Armando apressa tramitação e Senado aprova o Refis das microempresas

 

O Senado aprovou, nesta quarta-feira (13), em projeto de lei cuja tramitação foi agilizada por iniciativa do senador Armando Monteiro (PTB-PE), o reescalonamento das dívidas das micro e pequenas empresas no Simples Nacional, em prazos que variam até 14 anos e seis meses. O projeto, que havia sido incluído, terça-feira, na pauta da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) sob a presidência de Armando, foi colocado hoje como primeiro item do plenário e segue agora à sanção presidencial.
 
“É uma medida de enorme alcance e um imperativo de justiça, porque dá condições minimamente isonômicas às empresas optantes do Simples Nacional. Elas representam 70% das empresas brasileiras e foram excluídas do Refis aprovado em outubro, que beneficiou as médias e grandes empresas. Estamos saindo de um ciclo de depressão econômica e é importante apoiar os micro e pequenos negócios, os maiores empregadores do país e essenciais no conjunto da atividade econômica”, assinalou Armando, no plenário.   
 
Pelo projeto que vai à sanção presidencial, originário da Câmara dos Deputados, a micro e pequena empresa pagará em espécie, no mínimo, 5% do valor da dívida total do Simples, sem descontos, em até cinco parcelas mensais. O restante da dívida pode ser parcelada em três opções:
 
1ª) liquidação integral, em parcela única, com redução de 90% dos juros de mora, 70% das multas e 100% dos encargos legais, inclusive honorários advocatícios;

2ª) parcelamento em até 145 parcelas mensais,  com redução de 80%  dos juros de mora, 50% das multas e 100% dos encargos legais, inclusive honorários advocatícios;

3ª) parcelamento em até 175 parcelas mensais, com redução de 50% dos juros,  25% das multas e 100% dos encargos legais, inclusive honorários advocatícios.
 
As micro e pequenas empresas terão prazo de três meses, após o início da vigência da lei, para aderirem ao reescalonamento. Não poderão, neste período, ser excluídas do Simples Nacional, que junta, numa única guia de recolhimento, seis impostos federais, o ICMS, estadual, e o ISS, municipal. O relator do projeto de lei na CAE, senador José Pimentel (PT-CE), estimou em mais de 600 mil o número de micro e pequenas empresas beneficiadas pelo reescalonamento. 

Foto: Ana Luiza Sousa/Divulgação

Fábio Barros é eleito presidente do parlamento metropolitano

O vereador Fábio Barros (PSB) foi eleito agora pouco presidente do Parlamento Metropolitano. Durante o dia, soltaremos mais informações.