Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Festa natalina para crianças faz parte da vida de moradora da comunidade da Conceição

Prefeitura do Paulista entrega mais 132 óculos aos alunos da rede municipal de ensino

O alunos da Rede Municipal de Ensino do Paulista vão iniciar o novo ano letivo com mais um motivo para desenvolver o aprendizado. É que o prefeito Junior Matuto entrega 132 óculos para a meninada, nesta terça-feira (19.12), a partir das 9h. A solenidade acontece na Escola Municipal Cônego Costa Carvalho, em Maranguape I.

A iniciativa que faz parte do Programa Olhar Paulista é coordenada pelas secretarias de Saúde e Educação em parceria com o Lafepe. O programa que contempla alunos de seis a 12 anos com triagem oftalmológica nas escolas. Caso seja diagnosticado algum distúrbio na visão, os jovens são encaminhados para consulta mais detalhada numa clínica conveniada.

SERVIÇO:

 

O quê: Entrega de 132 óculos aos alunos da Rede Municipal de Ensino.

Quando: Terça-feira (19.12), às 9h.

Onde: Escola Municipal Cônego Costa Carvalho, que fica na Rua Trinta e Três, S/N, Maranguape I, próximo à Praça Ayrton Senna.

 

Igarassu realiza programa de incentivo a quitação do IPTU com sorteio de brindes


Para quem mora na cidade e pagou o Imposto Predial e Territorial Urbano, IPTU, em dia neste ano, a prefeitura tem uma boa notícia para os contribuintes. A Secretaria da Fazenda, realizou em 2017 o Programa Incentivo à Quitação do IPTU (PIQ IPTU) e nesta sexta-feira (22), às 19h, no Polo Natalino,  na Praça da Bandeira, em frente à prefeitura,  promove uma grande ação para os que estão em dia com a taxa deste ano. A intenção é aumentar a arrecadação do município.

Apenas participarão do sorteio, pessoas físicas, os moradores que não tiverem nenhum atraso de pagamento neste ano, sejam proprietários ou não do imóvel. Geladeira, fogões, televisores, bikes, eletrodomésticos e outros prêmios serão sorteados na presença do público. O programa acontece pela primeira vez em Igarassu e busca mostrar à proprietários e inquilinos de residências  que a prefeitura entende as dificuldades financeiras de toda população e que ao invés de punir, busca incentivar o pagamento em dia.

Cinescola em Paulista


Mais segurança para todos

Conheça o projeto nas redes sociais do deputado federal Ninho.

Fernando Bezerra Coelho participa do seminário Pernambuco Pela Educação


O senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB) participou nesta segunda-feira do seminário Pernambuco Pela Educação, realizado em Petrolina, no Sertão do Estado. O evento, que reuniu educadores, gestores públicos e pesquisadores, é promovido pelo Sistema Jornal do Commércio de Comunicação, com apoio da TV Escola, Instituto Ayrton Senna, Unesco e Ministério da Educação. O ministro da Educação Mendonça Filho e o prefeito Miguel Coelho estiveram entre as autoridades presentes para os debates. Pernambuco tem um fraco desempenho escolar no ensino fundamental. Segundo os dados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), 7 em cada dez crianças do 3º ano fundamental tem leitura insuficiente, enquanto 58% apresentam defasagem na escrita.

“Pernambuco precisa melhorar muito os indicadores no ensino fundamental. Os números nos colocam numa posição muito distante daquilo que temos potencial. O desenvolvimento que queremos só será sustentável se conseguirmos investir na educação”, disse o senador. Ele lembrou que os resultados no estado não são ruins apenas em escrita e leitura, a ANA mostrou que mais de 68% dos alunos tem nível insatisfatório de aprendizado em matemática, superando a média nacional, que é de 54,46%. Mais de 2 milhões de alunos participaram da avaliação, realizada há pouco mais de um ano. Os dados foram apresentados pelo Ministério da Educação no mês passado.

 

Paulista forma primeira turma de alunos no curso do PROERD

alegria tomou conta de 450 alunos matriculados na rede municipal do Paulista, nesta segunda-feira (18.12), na Escola Estadual Carneiro Leão, em Maranguape I. Na ocasião, estudantes dos 5º, 6º e 7º anos, das escolas municipais Manoel Gonçalves, Marcos Freire, Cônego Costa Carvalho, Carlos Alves e o anexo Cássia Carolina, comemoraram a formação no curso do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). Essa é a primeira turma formada no município.

Durante o evento, além de apresentações culturais, foram premiados os alunos que se destacaram com a melhor redação. Hellen Gabriela, 11 anos, estava muito feliz em poder participar desse momento especial. “Nas aulas nós nos divertimos e aprendemos muito também. É muito importante um curso como esse, pois nos ajuda a ficar longe das drogas, e querer só o que nos faz bem”, disse.

A iniciativa, que tem o objetivo de prevenir o uso das drogas e combater à violência entre crianças e adolescentes, é uma parceria entre as secretarias municipais de Educação, Segurança Cidadã e Defesa Civil, e Polícia Militar de Pernambuco. “A gente precisa levar o que foi aprendido durante as atividades do PROERD para as nossas escolas e comunidade. Não se trata só de um certificado, mas sim de um aprendizado para toda a vida acadêmica e pessoal desses alunos”, completou o secretário de Educação do Paulista, Carlos Junior.

O coordenador estadual do PROERD, João Evangelista, destacou a importância do programa. “Nosso principal intuito é levar aos estudantes, através dos nossos policiais militares capacitados, informações e orientações em relação ao não uso de drogas lícitas e ilícitas. O programa é fundamentado em três pilares, a escola, a família e o órgão de segurança, levando a Polícia Militar mais próxima ao ambiente escolar, desmitificando qualquer preconceito”.

“Essa é a primeira turma formada no Paulista, através dessa parceria inédita e de sucesso, que já está servindo de modelo para outros municípios. A prefeitura contribuiu na formação desses instrutores, que trabalharam essa aprendizagem sócio-emocional, durante três meses, com os estudantes, destacando além da prevenção às drogas, outros temas relevantes para a sociedade”, explicou o coordenador do PROERD no município, Major Jairo Freitas.

O secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Paulista, Manoel Alencar, aproveitou para reforçar o trabalho de segurança e prevenção que vem sendo feito na cidade. “Esse é mais um resultado de todo esforço da gesão do prefeito Junior Matuto. O PROERD foi um sucesso e o melhor de tudo é que a ação contemplará todas as escolas da nossa rede. Esse será um programa contínuo, de formação, com foco principal no futuro dos nossos jovens, para que amanhã, tanto eles, como nós, possamos olhar para trás e ter ainda mais orgulho de tudo que foi feito”, finalizou