Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Cinesystem Paulista


Jesus, o Cristo Ecumênico, o Divino Estadista, e Sua Volta Triunfal

Paiva Netto



Natal e Ano-Novo, duas comemorações irmãs. No Ano-Novo ressurge um novo tempo, e no Natal revive Jesus; renasce, pois, a Esperança do mundo.
O saudoso Fundador da Legião da Boa Vontade (LBV), Alziro Zarur (1914-1979), na revista Boa Vontade no 18 (dezembro de 1957), fala-nos um pouco sobre a nossa concepção do Natal do Cristo de Deus:

“Desde a criação da Campanha da Boa Vontade, a 4 de março de 1949, nosso prefixo musical é a Canção do Natal de Jesus. Muitos estranharam que a melodia natalina precedesse a nossa mensagem radiofônica em todos os dias do ano. Hoje, entretanto, já entendem isso: a Legião da Boa Vontade é o Natal Permanente de Jesus, por um Brasil melhor, por uma Humanidade mais feliz. O Cristo nasce, todo dia, no coração daqueles que sabem sofrer e amar, aqueles que formarão ‘um só rebanho para um só Pastor’”.

Em O Brasil e o Apocalipse, volume III, saliento que o fato mais destacado de toda a História da Humanidade, visível ou invisível, é a Volta de Jesus Ecumênico, portanto sem grilhões. Basta ver que Ele mesmo, além de anunciar Seu retorno triunfante a este mundo várias vezes no Evangelho e no Apocalipse, dedica um sermão inteiro ao Fim das Épocas (Mateus, 24 e 25), que é também o início de uma Era novíssima, singularizada na Jerusalém Celestial, constante do Livro das Profecias Finais (capítulo 21, versículos 2 e 10). Qual o coroamento do Seu discurso? Justamente a Parusia, isto é, a Sua Volta Gloriosa.

Como, Malraux?
Não foi sem motivo que André Malraux (1901-1976), intelectual dos mais festejados, famoso ministro da cultura da França, manifestou um grave pensamento de sua intimidade:

“O século XXI será religioso ou não existirá”.

Contudo, prezado Malraux, não mais religião como trágico conflito, mas, sim, o procedimento eterno do Amor Divino, que quer que nos amemos uns aos outros, como Jesus nos ensina no Evangelho, segundo João, 13:34 e 35 e 15:13:

“Novo Mandamento vos dou: Amai-vos como Eu vos amei. Somente assim podereis ser reconhecidos como meus discípulos, se tiverdes o mesmo Amor uns pelos outros. Não há maior Amor do que doar a própria Vida pelos seus amigos”.

Por isso mesmo, João Evangelista escreveu em sua Primeira Epístola, 4:7 a 9 e 16 a 21:

“7 Amados, amemo-nos uns aos outros; porque a Caridade é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece Deus.
“8 Aquele que não ama não conhece Deus; porque Deus é Amor, Deus é Caridade.
“9 Nisto se manifestou a Caridade de Deus para conosco: Deus enviou Seu Filho Unigênito ao mundo, para que por Ele vivamos.
“(...)
“16 E nós conhecemos, e cremos no Amor que Deus nos tem. Deus é Amor, Deus é Caridade; e quem está em Caridade está em Deus, e Deus nele.
“17 Nisto é perfeita a Caridade para conosco, para que no Dia do Juízo tenhamos confiança; porque, qual Ele é, somos nós também neste mundo.
“18 Na Caridade não há temor, antes a perfeita Caridade lança fora o medo; porque o medo tem consigo a punição, e o que teme não é perfeito na Caridade.
“19 Nós amamos porque Ele nos amou primeiro”.

E Deus nos amou primeiro, por intermédio de Cristo Jesus, sublime expressão de Fraternidade vista neste mundo.

“20 Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.
“21 Ora, temos da parte Dele este mandamento, que aquele que ama a Deus, ame também a seu irmão”.

Eis a mensagem permanente do Natal de Jesus e de um Ano-Novo em que haja mais humanidade da humanidade para a Humanidade. E se “o século XXI (...) não existirá” se não for religioso, que o seja mais: transmude-se no grande amplexo das religiões, em gloriosa Religião de Amor e de Fraternidade.



José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.


OAB-PE instala na próxima quinta (28) a Casa da Cidadania, nova sede da entidade no Recife

A OAB Pernambuco inicia outro capítulo da sua história a partir desta quinta-feira (28), quando será instalada a Casa da Cidadania, a nova sede da Ordem no estado, no bairro de Santo Antônio, no Recife. Para marcar o momento, às 17h, haverá uma cerimônia contando com a presença do presidente do Conselho Federal da OAB, Claudio Lamachia, do presidente da OAB-PE, Ronnie Preuss Duarte, da Diretoria da instituição, autoridades convidadas, advogados e advogadas e estudantes de Direito.

Assim como a entidade do alto dos seus 85 anos de fundação, o prédio onde a OAB-PE funcionará oficialmente a partir do dia 28 é histórico. Localizado no número 346 da Rua Imperador Pedro II, ele foi, durante décadas, o endereço do quase centenário Jornal do Commercio, do Diário da Noite e da Rádio Jornal.

A construção de oito pavimentos erguida nos anos 1940 estava desativada desde a metade da década passada. Ocupando uma área de aproximadamente 5,6 mil metros quadrados, ela foi doada pelo Governo de Pernambuco e passou por uma ampla reforma para melhor atender às necessidades da OAB-PE. O projeto de requalificação manteve as características arquitetônicas preservadas ao mesmo tempo em que considerou o futuro crescimento das atribuições e dos quadros da entidade. Ele também contribuirá para o processo de revitalização do centro histórico da capital.

O edifício receberá o nome de Joaquim Correia de Carvalho Júnior. O batismo homenageia o célebre professor universitário, ex-procurador geral do Estado e advogado militante que estava à frente da Ordem pernambucana quando da inauguração da agora antiga sede, também na Rua do Imperador. Ele presidiu a OAB-PE por duas vezes, no período da ditadura militar, e em 1985, integrou a Comissão de Reforma do Código de Processo Civil do Ministério da Justiça.

A nova sede centralizará todos os serviços e órgãos da Ordem no estado. Entre eles, o Tribunal de Ética e Disciplina (TED), a Ouvidoria, a Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem e, em breve, a Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE) e a Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (Caape). Com o início das atividades no local, advogados e advogadas e a população como um todo poderão desfrutar de uma estrutura funcional e de qualidade, condigna às necessidades dos profissionais da advocacia e de toda a sociedade.

Serviço:
Instalação da Casa da Cidadania, nova sede da OAB Pernambuco
Quando: nesta quinta-feira (28), a partir das 17h
Onde: Rua Imperador Pedro II, 346, bairro de Santo Antônio, Recife

Hospitais do Agreste têm mais 200 Leitos de Retaguarda

O Ministério da Saúde, através da Portaria 3250 de 29 de Novembro de 2016, estabeleceu recursos do Bloco da Atenção de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar do Estado de Pernambuco e Municípios. Com base nesta resolução, foi possível a inserção de leitos de enfermaria clínica de retaguarda no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES), os chamados Leitos de Retaguarda, com maiores recursos para os hospitais e, principalmente pacientes.

A Secretaria Estadual de Saúde, através da V Geres, sediada em Garanhuns, trabalhou intensamente para atrair o máximo possível destes recursos, e a gestora Regional de Saúde, Catarina Tenório, comemora os resultados. "Estamos encerrando o ano inaugurando novos leitos de retaguarda em 19 dos 21 municípios da nossa região, com mais recursos e condições de trabalho, o que possibilita que pacientes possam ser atendidos no hospital da sua cidade, evitando deslocamentos para outros hospitais e municípios, facilitando a vida destes e seus familiares".

Ao todo 211 Leitos foram criados ou qualificados pelo Ministério da Saúde, em 19 Hospitais Municipais. Em Garanhuns, O Hospital Regional Dom Moura, Unidade de Referência Regional, está somando 15 novos leitos aos existentes. Os leitos de retaguarda têm custeio diferenciado, o que possibilita mais investimentos das unidades no atendimento à população em seus municípios.


Para saber mais:
V GERES - Gerência Regional de Saúde
Dra. Catarina Fábia Tenório
Endereço: Rua Joaquim Távora, 240 – Garanhuns/PE
Telefone: (87) 3761.8341 / 3761.8342
E-mail: gerencia.saude.pevgeres@hotmail.com

Feliz 2018!

Boa tarde, segue anexo o último artigo e vídeo de 2018 e gostaria de  
aproveitar para enaltecer essa parceria. Espero que os artigos e  
vídeos tenham boa aceitação dos seus leitores.
https://youtu.be/KXmqP1sqAcI

Atenciosamente,
Psicólogo Flávio Melo Ribeiro
CRP12/00449

Dezembro Laranja: é preciso prevenir, diagnosticar e tratar o câncer mais comum no país

Assim como acontece em vários meses durante o ano, em dezembro também há a conscientização sobre a prevenção de um tipo de câncer. O "Dezembro Laranja" tem o objetivo de estimular a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, sendo este tipo, considerado o mais comum no país. Os melanomas são originados nas células produtoras de melanina, substância responsável pela pigmentação da pele. É considerada a forma mais séria da doença cutânea. Já os não melanomas representam a maioria dos casos, mais de 90%.

"O câncer de pele ainda é mais frequente em pessoas com mais de 40 anos e é raro em crianças e pessoas de pele mais escura. Pessoas de pele clara, sensíveis à ação dos raios solares, ou com doenças cutâneas prévias são as principais vítimas", disse Maurício Viana, médico oncologista, membro da Sociedade Americana de Oncologia e chefe do setor de oncologia do Hospital da Aeronáutica do Recife.

O oncologista ainda destaca que quando descoberta no início, a doença apresenta um alto percentual de cura. "Esse tipo de câncer pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida, como um nódulo avermelhado ou como uma ferida que não cicatriza", disse Maurício Viana.

Já a dermatologista Lígia Guedes lembra que a maioria dos casos de câncer de pele pode ser evitada com medidas simples de prevenção. "Deve-se usar o filtro solar, mesmo que a pessoa não fique exposta aos raios ultravioletas. Além disso, é melhor evitar tomar sol entre 10h e 16h", afirmou a médica da Clínica Pele e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Lígia Guedes.

O cirurgião plástico também é responsável pela remoção cirúrgica de lesões cancerígenas e demais lesões da pele. Para isso, o especialista utiliza técnicas especializadas para preservar sua saúde e imagem.

"Embora nenhuma cirurgia fique sem cicatriz, o cirurgião plástico fará o possível para tratar o câncer de pele sem mudar radicalmente sua aparência. Além disso, utilizando técnicas de cirurgia plástica reparadora para minimizar as sequelas na região, é possível reconstruir o local, devolvendo ao máximo a funcionalidade do órgão", destacou Paulo Hypacio, especialista em cirurgia plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e membro da Associação Médica Brasileira.

CAAPE fecha 2017 com avanços para a advocacia

O ano de 2017 foi de conquistas e importantes avanços para a advocacia pernambucana. Uma das razões desse êxito se deve ao trabalho desenvolvido pela CAAPE que, nos últimos 12 meses, colocou em prática uma série de ações que tiveram como objetivo promover benfeitorias às advogadas e aos advogados do Estado. Em especial, àqueles que atuam no interior. “Nossas ações visaram contemplar a advocacia interiorana, que paga a mesma anuidade e, às vezes, por conta da distância geográfica, não tinha acesso aos mesmos serviços ofertados à advocacia da capital”, afirma o presidente da CAAPE, o advogado Bruno Baptista.

Entre os projetos que saíram do papel destacam-se a ampliação do número de estacionamentos gratuitos para a advocacia, na capital e no interior; ações de saúde, com campanhas de vacinação contra a gripe, realização de mamografias no Outubro Rosa e de PSA no Novembro Azul; de lazer, a exemplo do Pedal CAAPE realizado também em cidades interioranas, como Barreiros e Garanhuns; e de solidariedade, marcado com a arrecadação de donativos para a população atingida pelas fortes chuvas, no primeiro semestre.

O ano de 2017 foi marcado ainda pelo aumentou do número de convênios assinados. Nesse quesito, o trabalho da atual gestão da CAAPE, com o apoio de seus representantes nas Subseccionais OAB em todo o Estado, gerou um acréscimo considerável no número de parceiros. Agora, profissionais de cidades como Petrolina, Serra Talhada, Arcoverde e Salgueiro, entre outras, contam com descontos e vantagens em empreendimentos de áreas como lazer, gastronomia, educação, turismo, comércio e serviços. A lista de conveniados pode ser encontrada no nosso site ou por meio do aplicativo CAAPE, disponível para celular e tablets.

Tem ainda o projeto CAAPE Presente, que já levou uma série de ações gratuitas de saúde e bem estar para diversas cidades, como Araripina, Caruaru e Petrolina. “O CAAPE Presente tem um simbolismo muito grande, pois nos permite levar todas as ações da CAAPE para o interior do estado”, avalia Bruno Baptista. Os advogados de Petrolina, inclusive, passaram a contam com a comodidade e conforto assegurados pelo Ponto CAAPE. O espaço funciona na sede da Subseccional da OAB na cidade e concentra uma série de serviços e vantagens em prol dos advogados regularmente inscritos e adimplentes com a OAB-PE. O espaço é o segundo do tipo criado em Pernambuco e o primeiro instalado no interior do estado. A outra unidade funciona na área do estacionamento, próximo ao Fórum do Trabalho, no bairro da Imbiribeira, no Recife.

Essas são apenas algumas das ações promovidas este ano pela CAAPE, que já começa a se organizar para que 2018 também seja marcado por mais avanços e conquistas para as advogadas e advogados de Pernambuco. “Agradeço a confiança dispensada pelo nosso presidente de classe, Ronnie Duarte, e o apoio essencial de toda diretoria da CAAPE”, conclui Bruno Baptista.

Conheça os selecionados para Formação Musical do CEMO 2018.1

Os nomes selecionados para o curso de Formação Musical do Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO) foram definidos. As categorias são Infantil I (6 a 8 anos), II (9 a 12 anos), Adolescentes (13 a 17 anos) e Jovens Adultos (a partir de 18 anos), para o período de 2018.1. Estão sendo disponibilizadas 100 vagas.

As inscrições foram feitas de forma presencial, de 13 a 20 de dezembro,exclusivamente no CEMO, localizado na Avenida Pan Nordestina, s/n, Salgadinho. Durante o semestre, será cobrada a mesma taxa para os alunos matriculados. O início das aulas será 05.02.2018. Para outras informações o interessado deve ligar (81) 3241-5065, enviar e-mail para  cemolinda.cemo@gmail.com, ou se dirigir à secretaria do CEMO.

CONHEÇA OS ESTUDANTES SELECIONADOS: 

Artistas do Paulista tem até o dia 5 de janeiro para realizar o Cadastro Cultural

Atenção artistas do Paulista! O prazo para realização do Cadastro Cultural está chegando ao fim. Até o dia 5 de janeiro de 2018, músicos, artistas plásticos, dançarinos, atores e cantores e demais artistas do município devem comparecer à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, que fica localizada na avenida Marechal Floriano Peixoto, s/n, no Centro, para efetuar a inscrição.
O Cadastro Cultural tem como objetivo principal definir representantes dos diversos segmentos das artes para o Conselho de Cultura, proporcionando uma maior interação entre o poder público e a classe artística do Paulista.
Para efetuar a inscrição de pessoa física é necessário levar até a sede do órgão uma cópia do RG e do CPF. Caso o candidatado seja portador de diploma na área de atuação, deve apresentar portfólio ou currículo. No caso dos grupos, é preciso apresentar CNPJ, ata de posse (diretoria) e filiação na área especifica.
Também é possível baixar o cadastro no link:  Cadastro Cultural, e levar o documento preenchido até a secretaria. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 13h30. Para mais informações, ligar para o (81) 3433.1599.

CENTRO DE REABILITAÇÃO EM LOCAL HUMANIZADO

Serviço terá capacidade inicial para 1.700 atendimentos mensais

Depois de funcionar precariamente no CAIC de Peixinhos, em antigas gestões, o Centro de Reabilitação de Olinda (CRO) será transferido pelo atual prefeito Professor Lupércio. O gestor montou um novo local devidamente humanizado para pacientes e com condições de trabalho para o corpo técnico. A unidade será ativada oficialmente pelo prefeito nesta quinta-feira (28.12), às 9h. O CRO fica na Rua Professor Cândido Pessoa, n.º 1216, em Bairro Novo.

A estrutura terá, inicialmente, capacidade para realizar 1.700 atendimentos mensais nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia e ortopedia, e funcionará de segunda a sexta, das 7 às 17h. As demandas são referenciadas e espontâneas. Este é o sétimo prédio da rede de saúde requalificado pela atual administração municipal.


Crédito das fotos: Secom Olinda

Jaboatão dos Guararapes oferece 869 vagas com salários de até R$ 5 mil

As inscrições para a seleção simplificada para a Secretaria de Educação seguem até esta sexta-feira (29). As inscrições para a seleção que vai preencher as demais vagas vão até o dia 15 de janeiro

Estão abertas até esta sexta-feira (29) as inscrições para seleções simplificadas que visam, ao todo, o preenchimento de 869 vagas em Jaboatão dos Guararapes. As oportunidades são para a Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Saúde; Companhia Municipal de Agricultura e Abastecimento (Comab); Secretaria Executiva de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo; Secretaria Executiva de Direitos Humanos e Políticas Sobre Drogas e para a Secretaria Executiva de Meio Ambiente e Gestão Urbana. Os critérios para avaliação serão a análise da experiência profissional e de títulos.
Na Educação, haverá a contratação de 567 professores temporários para a rede municipal de ensino. Há, ainda, 52 vagas para intérpretes de libras e 14 para brailistas, que atuarão no auxílio aos alunos. As inscrições seguem até esta sexta-feira (29) e são realizadas via Internet, no site da organizadora, no endereço eletrônico www.institutodarwin.org. Todos os contratados iniciarão os trabalhos no dia 6 de fevereiro de 2018, quando começa o ano letivo em Jaboatão. Os salários variam entre R$ 987 e R$ 2.070, com jornada de 180 horas/aula.  
Além das vagas na Educação, estão abertas, até o dia 15 de janeiro, as inscrições para uma seleção que visa a contratação de 237 profissionais para atuação na Secretaria Municipal de Saúde, na Companhia Municipal de Agricultura e Abastecimento (Comab); na Secretaria Executiva de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo; na Secretaria Executiva de Direitos Humanos e Políticas Sobre Drogas e na Secretaria Executiva de Meio Ambiente e Gestão Urbana. Os salários variam entre R$ 958 e R$ 5 mil. As inscrições também devem ser feitas pelo site da organizadora (www.institutodarwin.org).

Vagas na Educação 
São 400 vagas para profissionais com Ensino Superior completo em Pedagogia. Também há vagas para quem tem Licenciatura em Língua Portuguesa (83), Licenciatura em Matemática (25), Licenciatura em Ciências (19), Licenciatura em Geografia (8), Licenciatura em Física, Licenciatura em Química, Licenciatura em Ciências com habilitação em Física, Química e Biologia, Licenciatura em Ciências Exatas com habilitação e Física ou Química (25), Licenciatura Plena em Ciências (19), Licenciatura Plena em Geografia (8), Licenciatura Plena em Educação Física (2), Licenciatura Plena em História (18) e Licenciatura Plena em Língua Inglesa (10). Há também oportunidade para quem é intérprete de libras (52) e brailista (15). Do total de vagas ofertadas por função, 5% são reservadas para pessoas com deficiência.
Outras oportunidadesHá vagas para agente de combate às endemias (33), auxiliar de serviços gerais (76), supervisor de serviços gerais (8), atendende te IMO/SD (24), ajudante de  manutenção (1), assistente territorial de economia solidária (1), atendente de central de vagas e convocação de IMO/SD (6), supervisor de atendimento de IMO/SD (6), captador externo de IMO/SD (1), supervisor de seguro desemprego (1), agente de controle administrativo de IMO/SD (1), assistente de qualificação profissional de IMO/SD (3), supervisor organizacional de IMO/SD (1), coordenador jurídico (1), supervisor de central de vagas e convocação de IMO/SD (1), supervisor de TI IMO/SD (1), supervisor administrativo de Imo/SD (1), agente redutor de vulnerabilidades (1), consultor (1), técnico consultor de vulnerabilidade psicossocial (2), técnico redutor de vulnerabilidade em saúde (2), agente de atendimento (15), agente ambiental (15) e agente de desenvolvimento urbano (35). Do total de oportunidades ofertadas, 5% é reservada para pessoas com deficiência.

Conselho Municipal de Saúde de Olinda prorroga inscrições para biênio 2018/2019

Foram prorrogadas as inscrições para composição do Conselho Municipal de Saúde de Olinda, biênio 2018/2019. Podem participar todas as entidades e organizações da sociedade civil organizada, legalmente constituídas e em atividade, sobretudo, que tenham no mínimo dois anos de existência comprovada, e de no mínimo um ano de abrangência no âmbito do município.
No total são dez vagas destinadas para o segmento Usuários do Sistema de Saúde (SUS) e cinco para trabalhadores da saúde. As inscrições poderão ser feitas até o dia 09/01/2018, das 8h às 16h, no Conselho Municipal de Saúde de Olinda, localizado na Rua Justino Gonçalves, s/n. 1º andar da Policlínica Barros Barreto ou na Secretaria de Saúde, localizada na Rua do Sol, 311- Carmo.
Outras informações pelos fones: 3305.1020 e 3429.5231 ou, ainda, pelo e-mail eleicao.cms.olinda@gmail.com.
CRONOGRAMA DAS ELEIÇÕES DOS MEMBROS DO CMSO

ETAPAS
PERÍODO / DATA
INSCRIÇÕES
21/11/2017 a 09/01 de 2018
1ª PUBLICAÇÃO – RELAÇÃO DAS ENTIDADES/ORGANIZAÇÕES HABILITADAS PROVISÓRIAS
10/01/2018
PERÍODO DE RECURSO
10/01 a 12/01/2018
2ª PUBLICAÇÃO – RELAÇÃO FINAL DAS ENTIDADES/ORGANIZÇÕES HABILITADAS
15/01/2018
ASSEMBLEIA GERAL DOS USUÁRIOS DO SUS – AUDITÓRIO DA EDUCAÇÃO
25/01/2018
ASSEMBLEIA GERAL DOS TRABALHADORES DA SAÚDE – AUDITÓRIO DA EDUCAÇÃO
26/01/2018
PUBLICAÇÃO DA RELAÇÃO DAS ENTIDADES ELEITAS
29/01/2018
PRAZO PARA AS ENTIDADES INDICAREM OS MEMBROS TITULARES E SUPLENTES DO CMSO (até 05 dias úteis após a publicação)
30/01/2018 a 06/02/2018

Fernando Bezerra é recebido por Guilherme Uchoa na Alepe

O senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB) visitou nesta quarta-feira pela manhã o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) Guilherme Uchoa (PDT). Fernando foi ao gabinete de Uchoa, no prédio anexo ao novo plenário do poder legislativo estadual. O senador desejou a todos os deputados estaduais, na figura do presidente, um feliz ano novo. “Guilherme é um amigo que tenho há muitos anos e um batalhador pelas causas do parlamento e do Estado. Fez um importante trabalho à frente desta casa e merece todo o nosso respeito e admiração”, afirmou Fernando Bezerra.
O empresário Guilherme Uchoa Jr, filho do parlamentar estadual, acompanhou a visita. Fernando aproveitou a agenda para comunicar a liberação de um convênio no valor de R$ 3 milhões, via Ministério do Turismo, para a construção da estrada do Sossego, na Ilha de Itamaracá. A obra é uma reivindicação já bastante antiga dos moradores e do trade turístico do balneário e uma luta pessoal de Uchoa. “Acredito que será algo muito importante para impulsionar o turismo em Itamaracá, que é um patrimônio de Pernambuco e precisa ter seu potencial dinamizado”, disse Fernando.