Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Conheça os selecionados para Formação Musical do CEMO 2018.1



Os nomes selecionados para o curso de Formação Musical do Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO) foram definidos. As categorias são Infantil I (6 a 8 anos), II (9 a 12 anos), Adolescentes (13 a 17 anos) e Jovens Adultos (a partir de 18 anos), para o período de 2018.1. Estão sendo disponibilizadas 100 vagas.

As inscrições foram feitas de forma presencial, de 13 a 20 de dezembro,exclusivamente no CEMO, localizado na Avenida Pan Nordestina, s/n, Salgadinho. Durante o semestre, será cobrada a mesma taxa para os alunos matriculados. O início das aulas será 05.02.2018. Para outras informações o interessado deve ligar (81) 3241-5065, enviar e-mail para  cemolinda.cemo@gmail.com, ou se dirigir à secretaria do CEMO.

CONHEÇA OS ESTUDANTES SELECIONADOS: 

Prefeitura de Olinda assina contrato para recolhimento de animais soltos em vias públicas

Parceria foi concretizada nesta quarta-feira (27.12), em reunião no gabinete do prefeito

No primeiro dia útil de 2018 (2 de janeiro) Olinda terá um novo serviço: recolhimento de animais nas ruas da cidade. Nesta quarta-feira (27.12), a prefeitura e a GCinco Comércio e Serviços assinaram o contrato formalizando a parceria. A empresa será responsável pela retirada dos bichos, com coordenação da Secretaria de Meio Ambiente Urbano e Natural do município.
Serão capturados animais de grande porte, como cavalos, bois, vacas, burros e mulas, que estejam abandonados. Dois telefones estarão à disposição, de segunda a sábado, no horário comercial, para receber denúncias da população: 3439.5535 e 9.7104-7051. É necessário que o denunciante avise qual é o animal e onde ele se encontra. Assim, um caminhão será deslocado, com dois laçadores, para efetuar o recolhimento e alojamento.
“Na realidade é um clamor de muitos anos. Evidentemente, gostaríamos de ter colocado isso em prática desde o início de nossa gestão. Porém, tem a questão da legalidade, tudo tem um trâmite. Mas hoje conseguimos resolver tudo junto à Procuradoria do município e a partir de agora vamos ter uma fiscalização. Junto com a população, vamos acompanhar e fazer um trabalho educativo, com carro de som, faixas, panfletos, para orientar os cidadãos. Eu como gestor e morador da cidade, me sentia incomodado com os animais se multiplicando nas ruas. Hoje, demos um grande passo”, destacou o prefeito Professor Lupércio.
O local onde os animais serão alojados fica no bairro de Cidade Tabajara, em Olinda, sede da GCinco. O espaço é adequado, com conforto, segurança, limpo e também será oferecida alimentação adequada, de acordo com o diretor da G5 Comércio e Serviços, Glebson Dutra. Já o proprietário do animal será notificado e terá até cinco dias para resgatá-lo.
“Vamos realizar o recolhimento, mas essa ação visa sensibilizar os próprios donos de animais a retirar seus bichos. O contrato tem duração de seis meses, porém, durante esse período, vamos seguir na licitação para que possamos fazê-la o mais rápido possível, para que tenhamos uma resposta definitiva à população. A contratação dessa empresa foi feita de forma legal, responsável, com trâmite passado pela Procuradoria. Temos o parecer jurídico de que pôde ser feita a contratação”, acrescentou o secretário de Meio Ambiente Urbano e Natural, André Botelho.
Convidada para acompanhar a cerimônia de assinatura, a representante da Confederação Nacional de Defesa Animal (Confaos) e Federação das Associações e ONGs da Defesa Animal do Estado (Faos), Goretti Queiroz, mostrou-se satisfeita com as propostas apresentadas pela Prefeitura e GCinco.
“Essa é uma antiga reivindicação nossa. Brigamos ferrenhamente para que alguma coisa possa acontecer com os animais de grande porte. Finalmente vislumbramos um final feliz, depois de muitos anos na luta. A Secretaria de Meio Ambiente foi muito acessível às conversas conosco”, concluiu Queiroz.

Em Olinda, Av. Carlos de Lima Cavalcanti passa por serviço de recapeamento

O investimento nessa requalificação da Av. Carlos de Lima Cavalcanti está orçado em R$ 350 mil


Uma das mais importantes vias de Olinda, a Av. Carlos de Lima Cavalcanti, em Bairro Novo, está recebendo um serviço de recapeamento asfáltico. Através da Secretaria de Serviços Públicos do município, cerca de 20 homens estão requalificando um total de 8.400 m² da via. Os trabalhos estão sendo realizados no período da noite e madrugada para evitar transtornos no tráfego de veículos e evitar interdições.

Fernando garante 10 ambulâncias e 20 gabinetes odontológicos para Caruaru

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, ligou na manhã desta quinta-feira (28/12) para o senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB) e comunicou a aquisição de 10 ambulâncias e 20 gabinetes odontológicos que serão disponibilizados para o município de Caruaru. Fernando telefonou para a prefeita Raquel Lyra (PSDB) transmitindo a notícia. 

“Sabemos das dificuldades que todos as prefeituras enfrentam, especialmente no campo da saúde, que é uma prioridade. Caruaru é uma referência para todo o Agreste de Pernambuco e estes equipamentos ajudam na prestação de serviços melhores para a população da cidade e da região”, destacou. O investimento, que será feito pelo Governo Federal, está avaliado em torno de R$ 3 milhões.

Plano Local de Habitação de Interesse Social é aprovado em audiência pública no Paulista

Na manhã desta quinta-feira (28.12), o Plenário da Câmara dos Vereadores do Paulista, no Centro da cidade, sediou uma audiência pública. Na ocasião, o Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) foi apresentado e aprovado pelos representantes dos diversos segmentos que participaram do evento. A iniciativa reúne uma série de ações que promovem o desenvolvimento urbano e habitacional no município.
Segundo a arquiteta e urbanista da prefeitura, Jaina Poesi, o plano tem duas vertentes e teve embasamento em dados oficiais. “Foi realizado um diagnostico do déficit habitacional em dois formatos: quantitativo é quem realmente tem ausência de habitação e qualitativo são aquelas pessoas que estão em habitação inadequada ou com falta infraestrutura. Tivemos como base os dados do IBGE de 2010, do CadÚnico municipal, com os números de agosto de 2017 e um levantamento de 2008 que fez um relatório de todos os assentamentos precários. Dessas informações tiramos um diagnóstico”, disse. Ela ainda deixa claro que é a partir dele que ações poderão ser realizadas. “Esse plano conta com propostas e direcionamentos, ele dá diretrizes”, pontuou.
O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Robertinho Couto, destaca a importância da implantação do plano na cidade. “O PLHIS vem com proposta através do Governo Federal, da Secretaria Nacional de Habitação, onde ela aborda que todas as políticas habitacionais precisam estar em um plano municipal. Isso se contingencia ainda no que se refere à recepção de recursos, liberação de verbas, algumas verbas extraordinárias para a área de habitação, só serão destinadas para municípios que tem o plano. Então, Paulista segue na frente com essa implementação, tendo em vista que não podemos ficar inadimplentes na obtenção de recursos”, argumentou.
Entre as metas do plano está a criação de novos habitacionais, regularização jurídico-fundiária das moradias, urbanização, obras de infraestrutura nos assentamentos precários, pesquisa sobre o estoque de imóveis vagos no munícipio e a modernização da administração pública para atender este setor.
Robertinho Couto ainda destaca a necessidade do envolvimento de diversos segmentos na construção do plano. “A gente tem como objetivo discutir isso com a sociedade, por isso que estamos fazendo uma audiência pública. Formalizamos o conselho municipal de habitação, afim de que a população também pudesse discutir da elaboração do plano. Nosso corpo técnico também ajuda na elaboração do plano e a sociedade civil através dos movimentos fez suas observações e continuará fazendo ao longo das reuniões do conselho municipal de habitação”, frisou.

Operação Réveillon garante mobilidade e segurança na festa da virada em Olinda

Esquema contará com pontos de bloqueio no tráfego, reforço no policiamento e a ampliação do trabalho de limpeza de ruas e avenidas da cidade
MAPA EM ANEXO

A Prefeitura de Olinda organizou um esquema de trânsito, segurança e mobilidade para a festa da chegada de 2018. A Operação Réveillon tem início a partir da manhã deste domingo (31), com reforço no policiamento, interdição das principais avenidas e, ainda, a ampliação do trabalho de limpeza, deixando a cidade nos trinques. Para quem vem participar da virada na orla, junto com amigos e familiares, é importante ficar atento aos pontos de embarque e desembarque, assim como as rotas alternativas, evitando perder qualquer detalhe da grandiosa queima de fogos e das apresentações musicais.

A partir das 8h, quatro pontos de bloqueios fixos e dois móveis começam a tomar conta das vias que dão acesso à orla de Olinda, sendo finalizados a partir das 5h do dia 1º de janeiro. O trecho vai da Rua Alcina Coelho de Carvalho até a Joana D’Arc, em Casa Caiada. O tráfego também ficará interrompido com manilhas de concreto em trechos da Avenida Ministro Marcos Freire, próximo ao colégio Dom, em frente às ruas Alcina Coelho de Carvalho, Caetano Ribeiro, Carlos Nigro e próximo ao Habib’s, em frente à Rua Joana D’arc. Já os bloqueios móveis poderão dar acesso temporário para orla, sendo marcados por cones de sinalização, nas ruas Carlos Moreira Leite e Thomaz Antônio Guimarães, próximo a Avenida José Augusto Moreira.

A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito reforça que apenas os veículos de moradores, portando comprovante de residência, poderão ter o acesso liberado. A regra vale também para quem se inscreveu para a instalação de toldos na praia. Quem desejar abastecer os toldos com alimentos e bebidas deverá fazer isto até 19h, com permanência de uma hora para descarregar os produtos e materiais. Em todo o circuito, um efetivo de 15 agentes de trânsito estará a postos, cobrindo os trajetos a pé e também motorizados. Os profissionais também vão orientar pedestres e motoristas quanto as melhores rotas. Vale lembrar que a queima de fogos vai acontecer, a partir da meia-noite, em três pontos: em frente à Igreja do Carmo, Praia do Quartel e Colégio Dom.

Segurança 
No quesito segurança, a Operação Réveillon em Olinda vai contar com o reforço de 45 policiais militares e 35 guardas municipais. Na Avenida Ministro Marcos Freire, será instalada uma Base Comunitária Móvel de Videomonitoramento, na altura do Colégio Dom. A BCMV possui três estações de acompanhamento e nove câmeras de alta tecnologia acopladas, trazendo mais tranquilidade para quem vem participar da festa. Além disso, duas Viaturas da Guarda Municipal e duas motocicletas estarão realizando patrulhamento preventivo e em contato com o efetivo da PM.

Limpeza
Para garantir que a cidade permaneça nos trinques, antes e depois da festa de Réveillon, a Secretaria de Serviços Públicos também reforçou o numero de equipes. Desde o início da semana, os profissionais atuam no recolhimento do lixo, varrição e lavagem das ruas e calçadas. Na orla, principal palco da festividade, o trabalho também vai se estender na faixa de areia, deixando o ambiente sempre convidativo para os moradores e visitantes. No pós-festa, a partir das 5h30 de 1º de janeiro, haverá um novo mutirão de limpeza. O apelo de conscientização permanece para que a população evite descartar no chão as garrafas, alimentos, sacos, latas e todo tipo de material. Quem puder trazer o seu próprio saquinho e ao final recolher o que for utilizado, estará contribuindo para o meio ambiente, construindo uma Olinda cada vez melhor.

Prefeitura de Petrolina recebe R$ 5,5 milhões para investir em quadras esportivas

Pelo menos 30 quadras públicas serão reformadas ou construídas, a partir do próximo ano, em Petrolina. As obras serão garantidas por meio de um investimento de R$ 5,5 milhões do Governo Federal. Os recursos foram empenhados, nesta quinta-feira (28), para a Prefeitura de Petrolina programar o calendário de reformas e construções.

As obras serão realizadas tanto n