Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

CRAS e CREAS a serviço da comunidade


A política de assistência social busca dar atendimento às necessidades básicas do cidadão. Destaque para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Ambos fazem parte da rede de proteção social, mas cada um tem seu papel. Eles cuidam de pessoas com perfis e histórias de vida diferentes.

O CRAS é uma unidade Pública Estatal de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Ele é responsável pela organização e oferta dos serviços socioassistenciais, desempenha o papel central no território onde ele se localiza. Possui a função exclusiva da oferta publica do trabalho social com famílias por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), gestão territorial da rede socioassistencial, programas e projetos socioassistenciais e outros serviços como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas. Além disso, ele articula e fortalece a rede de proteção social básica, previne as situações de risco em seu território de abrangência fortalecendo vínculos familiares e comunitários garantindo direitos.

O CREAS é uma unidade pública que oferta serviços continuados de proteção social especial de média complexidade e se destina ao atendimento e acompanhamento de famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social, cujos direitos tenham sido violados ou ameaçados. Ele oferece os seguintes serviços: Serviços de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), Serviço Especializado de Abordagem Social, Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA), Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) e Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas famílias.

Enquanto o CRAS busca prevenir a ocorrência de situações de risco, o CREAS trabalha com as pessoas em que já estão em risco. É no CREAS que as pessoas com direitos violados, vitimas de violência física, psíquica, sexual, negligência, abandono, ameaças, maus tratos e discriminações sociais são atendidas e acompanhadas.

Atendimento:

Secretaria de Políticas Sociais e Esportes - Rua da Aurora, 1006, Aurora.

CRAS I – Rua Carpina, 45, Arthur Lundgren I.

CRAS II – Av. Ministro Marcos Freire, 45, Jardim Paulista Baixo.

CRAS III – Rua Dourado, 88, Janga.

CRAS IV – Rua 32, 671, Maranguape II.

CRAS V – Rua Funilândia, 3, Nossa Senhora da Conceição.

CRAS VI – Rua 96, 220, Maranguape I.

CREAS PRAIAS – Av. Cláudio Gueiros Leite, 2000, Janga

CREAS CENTRO – Rua 86 ,s/n, Praça do Casarão, Jardim Paulista Baixo.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.