Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

JANEIRO BRANCO - UMA REFLEXÃO ACERCA DO BEM ESTAR, CONTRA O ADOECIMENTO MENTAL

Com o intuito de promover o bem estar e a saúde mental das pessoas, o Brasil inteiro está mobilizado com a Campanha do Janeiro Branco. Ao contrário do que se pensa, essa campanha não é como um mutirão de ações voltado somente para a saúde mental, mas engloba isso e muito mais, focado principalmente em evitar que a população precise buscar ajuda para o adoecimento mental, oferecido já anualmente pelos Centros de Apoio Psicossocial (CAPS) na cidade do Paulista.
A ideia é de que haja uma reflexão sobre que as atitudes e comportamentos sejam saudáveis, e com isso, o Janeiro Branco se traduz em uma maneira preventiva ao uso de medicamentos ou tratamentos. Na manhã desta quarta-feira (24.01), uma ação sobre essa temática foi realizada no Centro de Referência em Saúde Maria da Neves Cavalcante, o antigo Casarão, na rua Tchecoslováquia, em Pau Amarelo, voltada para os usuários beneficiados com a reabilitação por meio da fisioterapia, bem como para os usuários da Unidade de Saúde da Família (USF) Pau Amarelo, que funciona no mesmo endereço.
No município do Paulista, como em todo o território nacional, a ação do Janeiro Branco, veio na perspectiva de trabalhar o bem estar individual e coletivo. De acordo com os especialistas que atuam na área, o adoecimento não é só de doença física, e cada vez mais se vem recebendo muitos pacientes que estão adoecendo de doenças psíquicas, como por exemplo, a depressão. Em muitos dos casos, esses pacientes fazem uso de medicação, inclusive muitos deles por medicamentos controlados.
De acordo com a coordenadora da ação no Centro de Referência, a fisioterapeuta Janete Silva, a iniciativa foi realizada com psicólogo, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta da unidade, em conjunto com o pessoal da USF Pau Amarelo. “O janeiro branco vem para trabalhar o indivíduo como um todo, não só a parte física como a parte psicológica. Então, a programação vem para conscientizar que no dia a dia todos nós precisamos disso. E é importante lembrar que o adoecimento mental muitas vezes é maior do que físico, então, a gente precisa trabalhar em conjunto para sanar os dois problemas”, ressaltou.
A psicopedagoga Tarciana Leite, de 52 anos, é natural de Rondônia, mas está morando há alguns meses em Paulista. Ela contou que sua mãe é atendida na unidade de Pau Amarelo desde quando fraturou o fêmur. Na ocasião, ela elogiou o atendimento da unidade de saúde e de fisioterapia, que tem sido como o esperado por parte dos funcionários. Ela foi uma das pessoas que também participaram do evento do Janeiro Branco, e elogiou a iniciativa.
“O branco simboliza a paz. Então, é uma atitude muito especial, porque a saúde mental é de extrema importância para o equilíbrio, e a gente sabe que muitos casos no Brasil precisam ter um cuidado, uma prevenção, precisa de um trato especial e essa unidade de saúde oferece esse trabalho para as pessoas. Parabéns a Secretaria de Saúde e aos profissionais envolvidos nesse trabalho”, concluiu.
Para a secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart, o Janeiro Branco tem o objetivo de trabalhar uma cultura de paz, de analisar os relacionamentos, a interação social com o vizinho, com o amigo, com a família, valorizando as coisas que são essenciais para construir bons relacionamentos, e de alguma forma, tentar filtrar um pouco do que nos faz mal para o corpo e para a mente, tirando um pouco do peso das cargas negativas que a sociedade carrega.
“Esse mês vem muito mais pra gente trabalhar o nosso bem estar individual e coletivo e também fazer uma reavaliação dos espaços que frequentamos e da nossa interação com as outras pessoas”, destacou Bernart. “Além disso, essa ação traz a tona uma realidade que a gente deve estender ao longo de todos os meses do ano por meio de nossa rede”, concluiu a gestora, que anunciou ainda o próximo evento do Janeiro Branco para os profissionais da Saúde do Paulista, marcado para acontecer no próximo dia 30, no auditório do órgão.

Foto: Beatriz Lorrany/Prefeitura do Paulista

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.