Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Moradores do Paulista ganham mais uma Academia da Saúde

Os moradores do bairro de Maranguape II ganharam nesta quinta-feira (18.01) uma Academia da Saúde novinha em folha. O espaço, voltado à prática de exercícios físicos e promoção da qualidade de vida, foi inaugurado pelo prefeito Junior Matuto e pela comunidade durante um café-da-manhã. Essa é a segunda academia entregue à população. A primeira funciona no bairro de Jardim Maranguape.

O espaço inaugurado fica em frente à Unidade de Saúde da Família (USF) Maranguape II B, na Avenida F, próximo à Igreja Assembleia de Deus. A princípio, a academia vai funcionar no período da manhã, com aulas gratuitas para o público em geral. A estrutura poderá ser usada também pela equipe do posto, que terá a oportunidade de ampliar as atividades de prevenção e promoção de saúde.

Com bastante disposição, a aposentada Izaura Maria Peixoto, 85 anos, que reside no bairro há mais de três décadas, adorou a nova academia da saúde. “Eu já faço exercícios físicos há algum tempo no programa Saúde em Movimento. Só que antes eu tinha que andar um pouco pra ir à associação de moradores. Agora ficou mais perto de casa. Acho que vou ficar frequentando aqui. Foi bem melhor pra gente”, adiantou. 
  
Após descerrar a placa inaugural, o prefeito Junior Matuto revelou que a entrega do equipamento à comunidade teve um sentimento especial. “Quem mora aqui nas proximidades sabe que nesse terreno, várias lutas foram travadas, mas Deus foi tão bom que nos deu a oportunidade de construir aqui um posto e hoje entregar uma Academia da Sáude. Estou muito feliz. E tenho certeza que muita gente ainda pensava que iríamos tirar o pé do acelerador com a reeleição. Pelo contrário. Eu não brinco de faz de conta, nem de ser prefeito”, cravou o gestor municipal.

A Academia da Saúde inaugurada atende aos parâmetros determinados pelo Governo Federal, e conta com um Espaço de Vivência, que consiste em área coberta, voltada para grande parte da programação; Multiuso, que será a área descoberta e livre, que permite o desenvolvimento de atividades com grupos maiores; e de Equipamentos, composto por barra horizontal, barra paralela, bancos, prancha abdominal, barra marinheiro, espaldar e a barra horizontal de apoio.

A secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart, destacou que a gestão municipal está investindo no bem-estar da população com a entrega da academia. “Fazer saúde pública não é simplesmente pensar na ampliação da oferta de medicamentos ou consultas, mas apostar na prevenção de doenças e promoção da qualidade de vida da população, sobretudo, com a criação de espaços como este. E é bom que se diga que ajudando às pessoas a envelhecerem com saúde a gente consegue investir mais recursos em áreas estratégicas”, defendeu.

Para construir a academia, a Secretaria Municipal de Saúde aplicou um montante de R$ 180 mil. Os recursos empregados na obra foram oriundos dos cofres municipais e da União. A expectativa é de que ainda nos próximos 24 meses outras quatro unidades como esta sejam erguidas na cidade.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.