Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Reformada e ampliada, USF Prazeres I e II é inaugurada em Maranguape II



No bairro de Maranguape II, a população conta com mais uma unidade de saúde. É que na tarde desta quinta-feira (22.02), a Prefeitura do Paulista entregou a USF Nossa Senhora dos Prazeres I e II, que passou por uma obra de revitalização e ampliação. Com essa, já são 39 unidades reformadas desde a primeira gestão do prefeito Junior Matuto. O evento de inauguração contou com a presença do gestor, além de vereadores do município, do deputado estadual Francismar Pontes e do chefe de gabinete do Governo do Estado, João Campos. 

Com a entrega desta nova unidade, a população conta com 5 consultórios, sala de vacina, sala de curativo, sala de reunião, brinquedoteca, e sala do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), todas organizadas e climatizadas. Para facilitar o atendimento, todos os consultórios e recepções receberam equipamentos novos e computadores. A USF Prazeres I e II está sendo inaugurada, já dando início ao processo de informatização, e inclusive, agora é possível confeccionar cartões do SUS na recepção da unidade.

Durante seu discurso na solenidade de entrega, a secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart, fez uma breve comparação de como era a situação e como ficou após a entrega. “A gente se lembra bem de como era. Enquanto uma enfermeira atendia, a outra esperava do lado de fora para poder atender. Isso significa que a gente está aumentando o número de atendimentos com essa estrutura entregue e que outras unidades vão passar a ter mais vagas porque esta voltou a funcionar. Eu queria agradecer em nome da Secretaria da Saúde, à equipe que fez saúde com tão pouco, e que agora eles irão fazer saúde com qualidade, muito mais do que já faziam”, ressaltou a gestora.

Além disso, a unidade conta ainda com depósito de material de limpeza, sala de esterilização, expurgo, copa, duas recepções, sala de nebulização, banheiro para pessoas com deficiência, dois banheiros públicos, dois banheiros para funcionários, sala de arquivo, sala de espera climatizada com televisor para o público. 

O chefe de gabinete do Governo do Estado, João Campos, participou da entrega do novo posto de saúde. Para ele, a cidade está ganhando muito com o trabalho que vem sendo feito no município, mesmo diante das dificuldades que o país atravessa. “O município de Paulista orgulha Pernambuco, como vem enfrentando esse momento desafiador que o país vive. Vem dando alegrias ao nosso estado e vamos continuar assim, porque com a nossa unidade, com a nossa força e junto ao povo, conseguimos superar qualquer dificuldade e entregar sonhos como esse daqui que está se tornando uma realidade”, discursou o filho do ex-governador Eduardo Campos.

Na ocasião, o prefeito Junior Matuto lembrou acerca de grandes ações sendo executadas pela cidade em diversas áreas. Sobre a unidade de saúde, ele ressaltou a importância do novo equipamento para a população, que resultará em um melhor atendimento, já que os profissionais dispõem de uma melhor estrutura. 

“Quem escutou o sentimento de cada profissional que deu seu testemunho aqui, atendendo dentro de carro, atendendo dentro de garagem, revezando, vai saber do que a gente está falando a partir de amanhã, com uma unidade ampliada, climatizada, organizada e digna para aqueles que tiveram paciência e que tiveram também a perseverança e acreditaram na capacidade da gestão em realizar ações como essa”, completou Matuto. 

Na unidade Nossa Senhora dos Prazeres I, 3.413 pessoas (1.240 famílias) terão a cobertura dos serviços oferecidos. A equipe é composta por médica, enfermeira, dentista, auxiliar de saúde bucal, dois técnicos de enfermagem, e 14 Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Já na Prazeres II, o número de pessoas cobertas é de 3.495 (1.980 famílias), com uma equipe composta por médica, enfermeira, dentista, auxiliar de saúde bucal, técnico de enfermagem, e 13 ACS’s. Do NASF, a equipe é composta por dois psicólogos, uma fonoaudióloga, uma assistente social, e uma nutricionista.

Fotos: Francisco Marques/Prefeitura do Paulista

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.