Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Após AVC, paciente da UPAE Garanhuns diz que nasceu de novo com apoio da Unidade de Saúde


"Tem gente que não acredita que recebi todo este tratamento e carinho na UPAE Garanhuns"
- Givanildo Almeida


O motorista de caminhão Givanildo Alves de Almeida, 54 anos, exercia seu ofício quando sofreu um Acidente Vascular Cerebral, há cerca de dois anos, nas estradas do Sertão. Foi levado para a Capital Pernambucana, onde ficou internado quase um mês. Retornou para Garanhuns, desiludido, sem esperanças que pudesse voltar a ser o Givanildo, extrovertido, que sempre foi. Engano do nosso personagem desta matéria.

Givanildo foi encaminhado para a UPAE Garanhuns, e agora a história é outra. "Hoje eu sou um exemplo para os outros pacientes", avisa logo. Desde 2016 Givanildo e sua esposa Maria Vanda estão semanalmente na Unidade. "Quando não venho, eu sinto falta. Conheço todos aqui. Essas doutoras são uns anjos", referindo-se a Anaírda Fernandes, Fonoaudióloga, e Andressa Ferro, Terapeuta Ocupacional, que fez um trabalho de reabilitação motora por mais de um ano com o paciente.

Na UPAE Garanhuns, Givanildo também já passou por Oftalmologista, Neurologista, Cardiologista, Urologista, Dermatologista e Psicólogo. "Quando ele chegou na UPAE não se movimentava, não sentava, não falava, estava em cadeira em rodas, bastante debilitado físico e emocionalmente. Chorava bastante" _ registra Anaírda Fernandes. 

A sequela do AVC é percebida ainda no caminhar e no falar, mas Givanildo já faz caminhadas no parque, anda de bicicleta, pilota moto e até já dirige seu carro. Quanto à fala, o paciente está recebendo alta do grupo de Motricidade Oral, que acontece semanalmente na unidade, pois seu desenvolvimento foi muito satisfatório, e agora é preciso dar lugar a outra pessoa necessitada deste cuidado. Givanildo voltou a ser aquele Givanildo bom de conversa.

Perguntado o que a UPAE Garanhuns representou em sua vida, não pensou duas vezes: "Nasci de novo aqui!". 


Para saber mais:
UPAE Prof. Antônio Simão dos Santos Figueira
Rodovia BR 423 km 96,8 - Magano - Garanhuns - PE
Coordenação Geral: Dr. Gustavo Amorim
Fone: (87) 3764.9000

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.