Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Compesa desenvolve ações educativas no Dia Mundial da Água


Como usar a água que se tem disponível de forma sustentável e o que cada pessoa pode fazer para preservar os recursos hídricos foi a reflexão feita pelos estudantes que visitaram o Universo Compesa no Dia Mundial da Água. O espaço interativo, digital e educativo mantido na sede da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), em Santo Amaro, recebeu 400 alunos da rede pública de ensino da Região Metropolitana do Recife, hoje e ontem, por meio de uma parceria da companhia com o Espaço Ciência e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco. A visita integra um roteiro especial sobre a água, que combinou atividades educativas nos dois locais, no Espaço Ciência e no Universo Compesa. Amanhã (23), a companhia aguarda a visita de mais 200 estudantes dentro das celebrações do Dia Mundial da Água.

Estações multimídias, telões e maquetes em 3D de navegação simples e interativa mostram como funcionam os sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto, além de dicas de economia de água. Hoje, os alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Alfredo Freire, no bairro do Arruda, e da Escola Erundina Negreiros, no Córrego do Jenipapo, viveram essa experiência. Também conheceram o Universo Compesa, os alunos do ensino fundamental da Escola Rubenita de Lima Cavalcanti, em Artur Lundgren II, Paulista, e da Escola Joana Sena, que fica em Aguazinha, Olinda. “Onde eu moro, a gente não tem água todo dia. Então, a gente aprendeu que pode usar a água que lavou a roupa para limpar o carro e a calçada. A água limpa a gente economiza para outras coisas”, disse Eduarda da Silva, de 11 anos.

No interior do estado, a Compesa promoveu ações educativas sobre a importância da preservação e do uso consciente da água. Em Caruaru, atividades com circuito de jogos educativos e uma oficina de plantação de mudas foram realizadas na Praça da Conceição, no marco zero da cidade. “Esse trabalho é de extrema importância para a formação de multiplicadores das informações que passamos sobre como preservar nossas fontes hídricas e contribuir para o consumo consciente da água”, ressalta Lívia Clemente, assistente social da Compesa. No Parque Euclides Dourado, em Garanhuns, centenas de pessoas participaram de jogos educativos e socioambientais que abordaram a temática da preservação da água, e também da oficina de plantação de mudas. No local, a Compesa ainda montou uma exposição sobre o trabalho de preservação e recuperação de nascentes existentes no município.

A programação de celebração do Dia Mundial da Água continua até o final do mês. No domingo (25), acontecerá um grande evento no Parque da Jaqueira, no bairro das Graças, Zona Norte do Recife. O público poderá participar das atividades, que acontecerão no Econúcleo da Jaqueira, das 13h às 17h. Além de um circuito de jogos educativos, uma maquete virtual apresentará o funcionamento de uma Estação de Tratamento de Água, além de dicas de uso racional da água. No Recife, ainda haverá outra importante mobilização no dia 27 de março, no Complexo do Instituto de Educação de Pernambuco (IEP), no bairro de Santo Amaro, com a participação de três escolas estaduais - Sizenando Silveira, Sylvio Rabelo, Waldemar de Oliveia e Rochael de Medeiros. As atividades acontecerão no horário das 9h às 15h. Na Ilha de Fernando de Noronha, a companhia  promove ações educativas e de sensibilização em escolas, estabelecimentos comerciais e rede hoteleira, entre os dias 26 e 29 de março.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.