Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Funase e Seplag realizam o 1º ciclo de avaliação do Planejamento Estratégico Organizacional

Instituição entra em uma nova fase de acompanhamento das atividades desenvolvidas, feito por meio de sistema de monitoramento dos planos operativos


Depois de pouco mais de um ano de trabalho na elaboração do Planejamento Estratégico Organizacional da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), sob orientação da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag), foi realizado o 1º Ciclo de Avaliação desse planejamento, que passará a ser realizado mensalmente. A reunião aconteceu nesta terça-feira (13), na sede da Funase, e reuniu a Diretora-Presidente, Nadja Alencar, suas diretorias, além de representantes da Seplag e da Secretaria de Desenvolvimento Social Criança e Juventude (SDSCJ), a quem a instituição é ligada. 

Essa é uma nova etapa no trabalho de acompanhamento das atividades desenvolvidas pela Funase, que agora conta com um sistema de monitoramento dos planos operativos, gratuito e de fácil acesso. Isso vai dar mais segurança à instituição, que vai conseguir se antever às demandas. “Após esse 1º Ciclo o monitoramento será feito também pela SDSCJ, permitindo ao secretário Clovis Benevides enriqueça o processo ajudando a destravar processos e acompanhando a Funase de perto”, destacou. 

O trabalhado do Planejamento Estratégico Organizacional da Funase teve início em Janeiro do ano passado e incluiu todos os atores envolvidos no atendimento socioeducativo, que foram ouvidos por meio de oficinas, preenchimento de relatórios e/ou entrevistas, buscando identificar os pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades da instituição e do trabalho por ela desenvolvido. Também fizeram parte desse processo entidades da sociedade civil e integrantes de instituições parceiras.

As equipes da Seplag e da Funase trabalharam conjuntamente na revisão da identidade e do diagnóstico organizacional; na definição dos objetivos estratégicos alinhados à Estratégia do Governo; e na criação do Mapa Estratégico Organizacional, lançado no ano passado. Assim como no desdobramento dos objetivos em Planos Operativos; na implantação de Sistemática de Monitoramento e Avaliação. 

A próxima etapa desse trabalho é a entrega do relatório de avaliação, que vai trazer todas as etapas, fotos e produtos desenvolvidos no Planejamento Estratégico. Segundo as gestoras de governamentais da Seplag, essa foi uma experiência muito rica. “A Funase tem uma característica bem peculiar, as pessoas são engajadas, comprometidas e entendem sobre processo”, destacou Receba Pedrosa. Impressão também é compartilhada por Anna Carollyna Morais. “Além disso, todo esse trabalho trouxe um viés participativo, já que todos os que fazem a Funase foram ouvidos. Cria um sentimento maior de pertencimento”, destacou. 


O trabalho agora segue em conjunto com a Gerência Geral de Planejamento, Monitoramento e Avaliação de Resultados da SDSCJ. “O nosso trabalho agora vai ser no acompanhamento e coordenação dos ciclos que chegam para destravar processos e não para apontar culpados. A intenção é buscar soluções”, disse o representante da GGPMAR, Rafael Carvalho. Todo esse processo faz parte do plano do Governo Paulo Câmara e começou a ser largamente disseminado no âmbito da gestão pública estadual a partir de 2015. “Com isso, instituições como a Funase tiveram a oportunidade de fazer um planejamento estratégico com uma equipe de excelência, a da Seplag”, finalizou Nadja Alencar.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.