Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Histórias de superação mostram força do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em Paulista

Desde que foi fundado há quatro anos, o grupo de idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS III tem mudado a vida de muita gente. Os relatos de superação e elevação da autoestima dos participantes mostram a eficiência da política da assistência social no município. As atividades, que transforam o grupo numa grande família, são coordenadas pela Secretaria de Políticas Sociais e Esportes.
Nesta quarta-feira (21.03), os idosos se reuniram mais uma vez para participar da aula de arte. Aproveitando o clima de Páscoa que se aproxima, o grupo teve a oportunidade a aprender a fazer um diadema com orelhas de coelhinho. O adereço vai agregar beleza ao “look” de qualquer pessoa. Atualmente, 70 mulheres com mais de 60 anos fazem parte do grupo, que recebeu o nome de Alegria.
Além da aula de arte, as idosas assistem a palestras sobre diversos temas, entre eles, cuidados com a alimentação e como evitar acidentes dentro de casa. A aposentada Edilene Souza, que reside no bairro do Janga, fez questão de falar sobre as mudanças que ocorreram após o ingresso no grupo.  “O idoso por si só tem dificuldade de se relacionar com outras pessoas. Mas quando ele encontra um ambiente acolhedor as coisas mudam. Eu mesma superei uma doença depois que comecei a fazer parte dessa turma tão animada”, frisou. 
A pensionista Almira Aguiar, 71 anos, faz parte da “família” desde o início. Ela contou que adora participar das atividades no CRAS. “Como nós só temos encontro uma vez por semana, eu conto as horas para chegar logo o dia. Esse grupo é muito importante pra mim. Aqui eu me sinto em casa. E como o negócio é bom eu trouxe muitas amigas para participar. Todas estão amando e não pretendem mais sair”, comentou.
O mesmo sentimento de gratidão ao grupo foi compartilhado pela senhora Benedita Pereira de Lima. “Eu passei muitos anos da minha vida no interior e quando decidi morar aqui fiquei muito tempo sozinha. Depois que comecei a participar do grupo eu deixei a solidão de lado e passei a conviver com pessoas maravilhosas. Tenho certeza que hoje eu estou vivendo o melhor momento da minha vida”, revelou.
A coordenadora do CRAS III, Flávia Teixeira, disse que os grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos existem em vários bairros da cidade. “A nossa cidade possui seis Centros de Referência da Assistência Social. Os idosos interessados nessas atividades podem procurar qualquer um desses para participar. Aqui mesmo no Janga os encontros acontecem todas as quartas-feiras no horário da manhã. Esse é um trabalho muito importante e que tem proporcionado momentos de muita alegria e integração para os participantes”, destacou.        
Foto: Almir Martins / Prefeitura do Paulista

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.