Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Paixão de Cristo em Igarassu completa 33 anos

Prefeitura de Igarassu e Igreja Católica juntamente com o grupo Azerutan promovem a Paixão, que irá acontecer nos dias 31 de março e 01 de abril sempre a partir das 19h, no belo Sítio Histórico da cidade .
Tudo começou com o  Grupo Teatral Azerutan, um grupo artístico de Igarassu, que iniciou com Narciso Felix, mas conhecido como “Chefe Narciso”, em 1985, o qual promovia O Homem daquela sexta-feira que depois foi alterada para Paixão de Cristo de Igarass (ele também montou várias peças teatrais de sua autoria no Centro de Artes do município). O Homem daquela sexta-feira - Paixão de Cristo de Igarassu- inicialmente, foi encenado no Centro de Artes, nas igrejas e em algumas outras localidades do município como no histórico Engenho Manjope.
O Chefe Narciso levou para o povo de Igarassu um espetáculo com uma linguagem acessível, com cenários e figurinos elaborados pelo próprio grupo. Em 1997 o Grupo Teatral Azerutan recebe seu novo Diretor, Manoel Santos, apoiado pelo fundador Chefe Narciso, mantendo o nome o grupo e a tradição de encenar. O Grupo Teatral Azerutan com a direção, traz para Igarassu uma nova versão da Paixão de Cristo, que tomou as ruas do município, onde os casarios históricos serviam de cenários para o espetáculo, como: o convento de Santo Antônio (Santa Ceia), A Matriz dos Santos Cosme e Damião (Templo), o Museu Histórico (Palácio de Pilatos)e  Câmara dos Vereadores (Palácio de Herodes).
Em 2006, o Grupo passou a encenar o espetáculo na Avenida Marechal Hermes, no Sitio histórico tendo agora o gramado como arquibancada natural para o público que aumentava a cada ano. Para isso,  necessário o grupo elaborar um cenário próprio para se adaptar ao novo local de encenação.
A cada ano o grupo Teatral Azerutan vem se renovando para atender as expectativas do público. No ano de 2017 a Direção foi ampliada passando a ter outros membros, como: Manoel Santos (Diretor Geral), Francisco Fabiano (Vice-Diretor), Tiago Antônio (1º Secretário), Eraldo Luciano de Melo (2º Secretário) Suerick Bezerra de Andrade (Tesoureiro) e Diogo Antônio (Vice-Tesoureiro). Contamos também para o espetáculo de uma organizada equipe de produção geral que executam todas as cenas juntos com os 120 atores e figurantes, assim firmando uma tradição na Semana Santa do Município de Igarassu. Contamos com o apoio da Prefeitura Municipal,  através da Secretaria de Turismo e Cultura, URBI,  Comunicação, Secretaria Executiva de Eventos, Lazer e Juventude, Secretaria de Saúde e da Igreja Católica Apostólica Romana.
Hoje, o espetáculo Paixão de Cristo de Igarassu é o maior do litoral norte de Pernambuco com mais de 20 mil espectadores nos dois dias de eventos.


0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.