Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Engajamento de crianças em ação ambiental sinaliza para um horizonte com mais verde em Olinda

Programa sensibiliza estudantes da rede municipal

Fotos: Prefeitura de Olinda
Texto: Marcos Oliveira



Se cuidar do meio ambiente é investir no futuro dos olindenses, ter como aliados os pequenos e pequenas é fundamental. Por isso, a Secretaria de Meio Ambiente Urbano e Natural da cidade está apostando todas as fichas no desenvolvimento de palestras e atividades diariamente com estudantes da rede municipal de ensino. Seja na sede da pasta, na Estrada do Bonsucesso; na Mata do Passarinho, no bairro que dá nome à Reserva; ou com visitas nas escolas, os temas centrais são abordados de acordo com o mês, de forma integrada. Em abril, a importância dos índios, do planeta Terra e da Caatinga é explicada, sempre de forma didática e dinâmica para a criançada. Começar preparar essa meninada desde cedo é o caminho para um horizonte com mais vida e mais verde.

Nesta quarta-feira (18.04), foi a vez de estudantes da Escola Ministro Marcos Freire, do bairro de Águas Compridas, irem até a secretaria. Na sala preparada para eles, entre o olhar curioso e os ensinamentos passados, as lições aprendidas estavam na ponta da língua, como demonstrou Maria Eduarda, do sexto ano. 

"É importante cuidar da natureza, não jogando a sujeira na rua, nos rios. Separar o lixo também é bom para todo mundo", afirmou, enquanto lanchava. Sim, porque de barriga vazia não se aprende nada e o conhecimento aqui vem acompanhado de uma comida gostosa, entregue com todo carinho pelos profissionais da secretaria. 

O secretário executivo de Meio Ambiente, Leandro Dantas, explicou que existe todo cuidado na forma como é feita a abordagem, buscando uma comunicação simples e envolvente. "É uma das prioridades da gestão é estimular esse tipo de conscientização, levando sempre conhecimento, orientações", colocou.  



Os estudantes que participam das atividades na Mata do Passarinho encontram ainda um cenário bem mais propício para a imersão no conhecimento.  A Reserva possui 14 hectares de Mata Atlântica. Está localizada no bairro de Passarinho, na bacia hidrográfica do Rio Beberibe, próxima aos bairros do Alto da Bondade, Caixa D’Água, Águas Compridas e dos córregos dos Carneiros e do Abacaxi. Espécies como Jacarandá, Pau Sangue, Oiti, Sucupira e Visgueiro compõem a flora local. Além disso, conta com trilhas abertas na mata e um açude. Este espaço é considerado um dos últimos resquícios de Mata Atlântica na cidade de Olinda. 

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.