Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Governo Presente inicia ações no município do Paulista

Por SDSCJ
Texto: Mariana Clarissa | Foto: Pedro Luiz



A Estação Regional foi inaugurada junto com o mutirão de serviços gratuitos da Ação de Cidadania
As ações do Governo Presente (GP) chegam ao município do Paulista. Com a Estação Regional localizada em frente à praça Emílio Russel, no bairro de Maranguape I, oficialmente inaugurada na manhã deste sábado (07), os moradores da cidade passam a ter acesso aos projetos e atividades promovidos pelo programa através da unidade que, a partir de agora, estará mais próxima da população do território para articular serviços e gerar prevenção social à comunidade. Em paralelo a abertura da casa, foi lançado o programa Cidadão Conectado, da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), que vai disponibilizar internet gratuita, na Praça Emílio Russel, para a população nos finais de semana e feriados, além dos dias de semana, das 18h às 6h.

A secretária executiva de Articulação Social (Seart), Mileane Aguiar, destaca que a instalação da estrutura fortalece a atuação do Governo Presente na promoção de estratégias de prevenção social, por meio da Mediação de conflitos; dos Fóruns Territoriais (jovens/adultos); e das Oficinas Socioculturais e de Qualificação Profissional através do Juventude Presente. Alcançando novos territórios prioritários, como é o caso do Paulista. “Agora, a intenção é investir na ampliação das parcerias locais, e levar para o município projetos de qualificação que tenham continuidade, fazendo com que as oficinas ofertadas pelo GP e Juventude Presente sejam porta de entrada para a proteção social no território", destaca. A abertura do espaço faz parte das expansões do programa em 2018, estratégia que prevê ainda a ampliação das atuações para o Cabo de Santo Agostinho.

Ação de Cidadania

Para marcar a chegada do Governo Presente no Paulista, o município recebeu neste sábado (07) o mutirão de serviços gratuitos da Ação de Cidadania. Mais de 6.700 atendimentos, difusão e divulgação foram feitos das 8h às 12h, na Escola Estadual de Referência em Ensino Médio Escritor José de Alencar, no bairro de Maranguape I. Emissão da segunda via de documentação civil (RG e CPF) e certidões de nascimento e casamento, exames de saúde, como testes de HIV e hepatite, mamografia, e ainda para a inscrição no Cadastro Único e Bolsa Família  foram alguns dos serviços oferecidos pelas 14 instituições, entre secretarias estaduais, municipais e parceiros privados.

No local, equipes do programa Atitude, da Secretaria Executiva de Política sobre Drogas (Sepod), estiveram na quadra da escola dando orientações sobre prevenção ao uso de drogas e redução de danos. Além deles, a população também recebeu informações sobre os direitos das pessoas com deficiência e os projetos que a Superintendência de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead) promove para o grupo.

“Essa Ação representa cidadania. Hoje, por exemplo, temos mais de 80 serviços sendo oferecidos pelas secretarias estaduais, municipais e parceiros. A integração do Governo do Estado e a melhoria dos serviços faz com que também se colabore com a sensação de segurança e com acesso a direitos. O Governo Presente é isso: o governo inteiro à disposição da população”, destacou o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Cloves Benevides.

A auxiliar de serviços gerais, Marilane Fernandes Souza, aproveitou o mutirão para atualizar os documentos, aferir a pressão e fazer o teste de glicemia. Para ela, a ação conseguiu ajudar grande parte dos moradores que não conseguem resolver as pendências durante a semana. “Estou gostando muito do que vai ser oferecido a partir de agora. Faz tempo que precisávamos disso, porque ajuda principalmente quem passa a semana toda trabalhando e não tem tempo de resolver essas coisas”, afirmou.

O evento contou com a presença do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, que ressaltou a intensificação das atividades para a Região Metropolitana do Recife e cidades do interior. “O importante é a população saber, que ao longo dos finais de semana, principalmente aos sábados, ela vai contar com espaços de cidadania e ao mesmo tempo saber que o Estado e o município estão trabalhando para levar ações como essas para outras cidades do Estado”, ressaltou.

O mutirão de serviços é promovido pelo Governo do Estado nos territórios de atuação do Governo Presente, programa que é braço de prevenção do Pacto Pela Vida, e é coordenado pela Secretaria Executiva de Articulação Social (Seart), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ). Participaram do evento as Secretarias Estaduais de Defesa Social (SDS), de Saúde (Ses), de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), de Educação (SEE), das Cidades (Secid), de Planejamento e Gestão (Seplag) e de Turismo, Esporte e Lazer (Seturel), além das Secretarias Municipais de Saúde e Políticas Sociais. Entre os parceiros privados, Celpe, Pontes Cursos, Microlins, Nemawashi.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.