Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Parceria viabiliza oficinas de produção de sabão a jovens do Cenip Petrolina

Ministrada por equipe do IF-Sertão, atividade alia consciência ambiental
e possibilidade de atividade rentável para socioeducandos


Adolescentes do Centro de Internação Provisória (Cenip) Petrolina estão participando de oficinas para a produção de sabão. A atividade já beneficiou 14 jovens por meio de uma parceria entre a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF-Sertão), responsável por ministrar as aulas. Além de se apropriarem de um novo ofício, os participantes estão contribuindo com o meio ambiente, uma vez que utilizam óleo de cozinha descartado por residências e estabelecimentos comerciais na fabricação do produto de limpeza.

As aulas acontecem a cada 15 dias. Um professor do IF-Sertão e três alunos comparecem ao Cenip para ensinar o processo aos socioeducandos. Além do óleo, são utilizadas essências e soda cáustica, essa última, responsável pelo processo de endurecimento do material. Depois, basta esperar cerca de 12 horas, e o sabão em barra já está pronto para o uso. Na primeira oficina, 12 exemplares, cada um com um quilo, foram fabricados.

De acordo com o coordenador técnico do Cenip Petrolina, Amós Lemos, a atividade ajuda a conscientizar sobre o modo como materiais nocivos à natureza são descartados. “Esse óleo jogado na pia afeta muito o meio ambiente. E, agora, não, ele está sendo usado na produção de algo que, inclusive, pode dar lucro para que faz. É, sem dúvida, uma forma de aprendizado que une consciência ambiental e a possibilidade de ter uma atividade rentável”, avaliou.


Imagem: Divulgação/Funase

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.