Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

5 dicas para o MEI se adaptar ao mundo digital


Segundo Daniel Begrman, CEO da empresa de meios de pagamento iZettle, nunca é tarde para aprender e a tecnologia facilita a gestão do negócio
São Paulo, 30 de maio de 2018




De acordo com levantamento do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) divulgado em maio, 50% dos MEIs (microempreendedores individuais) brasileiros preferem registrar os seus gastos com papel e caneta.
O comportamento de metade dos mil empreendedores autônomos ouvidos pela entidade – com faturamento anual de até R$ 81 mil –, contrapõe-se a um mundo cada vez mais tecnológico e conectado.
Daniel Bergman, CEO da iZettle Brasil, empresa que oferece máquinas de cartão e um aplicativo de gestão focados em pequenos negócios, afirma que os avanços tecnológicos dos últimos anos permitem que os microempreendedores profissionalizem e melhorem a sua gestão.
O líder das operações brasileiras da empresa fundada na Suécia dá cinco dicas de como aderir à digitalização.
1) Entre de cabeça no mundo digital
Muitos empreendedores têm receio de usar novas tecnologias por parecerem difíceis ou estarem acostumados a anotar tudo na mão. O estudo do Sebrae aponta que apenas 21% dos MEIs no Brasil tem preferência por fazer a gestão financeira do negócio digitalmente.
"Esse percentual é maior entre os jovens de até 24 anos. Mas nunca é tarde para aprender", aconselha Bergman. Tecnologias como aplicativos para celulares são cada vez mais intuitivas e é possível dominá-las sozinho ou seguir as instruções. Vale sempre também pedir ajuda para quem as conhece.
2) Corra atrás de cursos gratuitos
Existe também a chance de aprender gratuitamente a usar essas ferramentas. "Há hoje uma infinidade de cursos para empreendedores que ensinam a administrar o negócio e que abordam ferramentas digitais como as planilhas no computador", afirma.
De acordo com o estudo, 77% dos MEIs brasileiros nunca fizeram um curso ou treinamento em finanças. "O Sebrae, por exemplo, oferece mais de 80 cursos gratuitos a distância. A internet também é amiga do empreendedor ao possibilitar tirar dúvidas sobre as ferramentas", diz Bergman.
3) Aproveite a popularização dos cartões
Segundo o estudo do Sebrae, 44% dos microempreendedores brasileiros aceitam o pagamento com o cartão de débito e crédito. O especialista afirma que a popularização das máquinas de cartão nos últimos anos tem feito com que as empresas ofereçam tecnologias pensando nesse público.
"Aceitar o pagamento com cartão aumenta o faturamento do negócio e traz ainda diversas outras vantagens como fugir da inadimplência. Para enfrentar o aumento da concorrência, as empresas têm oferecido tecnologias junto às maquinas que permitem controlar o estoque, organizar os produtos e acompanhar as vendas digitalmente, por exemplo", afirma.
4) A administração do capital de giro é fundamental
O risco de fechamento do negócio, caso não haja atenção com as reservas necessárias para mantê-lo funcionando, é uma preocupação que os empreendedores precisam ter. "O planejamento financeiro fica com mais risco de falhas no papel e caneta. A tecnologia também permite a antecipação do valor das vendas por empresas diretamente em contas virtuais ou na conta bancária", orienta.
De acordo com o estudo do Sebrae, 48% dos MEIs ouvidos não fazem a previsão dos seus gastos e 60% guardam diariamente os comprovantes físicos do que compram.
5) A tecnologia vai além da gestão financeira
Por último, há hoje diversas tecnologias que auxiliam o negócio para além do planejamento financeiro. "As redes sociais são tecnologias que já fazem parte do nosso dia a dia e que ajudam a alcançar novos clientes", afirma Bergman.
É fundamental criar hoje uma página no Facebook e um perfil no Instagram para o negócio. Os e-mails ainda são importantes para enviar alertas de promoções, principalmente quando se tem os contatos dos clientes organizados em uma planilha ou aplicativo.
Sobre a iZettle
A iZettle é a empresa que está reinventando soluções de pagamentos e serviços financeiros. Fundada em Estocolmo, em 2010, por Jacob de Geer e Magnus Nilsson, a fintech opera no Brasil desde 2013 e também ajuda a impulsionar micro e pequenos negócios em outros 11 países: Suécia, Finlândia, Dinamarca, Noruega, Reino Unido, Alemanha, Espanha, México, Holanda, França e Itália.
A iZettle está em 26º lugar entre as 1000 fintechs mais inovadoras do mundo, segundo ranking da consultoria KPMG, e em 21º lugar entre as 1.000 empresas que mais crescem na Europa, de acordo com ranking de 2017 do jornal Financial Times. Nos últimos dois anos, foi finalista no Brasil do prêmio ÉPOCA ReclameAQUI — As melhores empresas para o consumidor, na categoria de Meios de Pagamentos Eletrônicos.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.