Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Serviços do Mutirão Recife em Ação e Governo Presente beneficiam moradores de Três Carneiros, no Ibura


Ações de cidadania, saúde, educação e limpeza urbana beneficiaram no sábado (5) as pessoas que moram na localidade de Três Carneiros, no Ibura, Zona Sul da cidade. Logo cedo, a Escola Estadual Senador Antônio Farias abriu as portas para abrigar os serviços e receber os moradores em busca de atendimento. O prefeito Geraldo Julio acompanhou de perto a iniciativa e percorreu a comunidade para ouvir os moradores sobre as demandas na área. 
Para aumentar o alcance do projeto, a edição aconteceu mais uma vez em conjunto com o Governo do Estado, por meio do Programa Governo Presente. “A parceria com o Governo fez o mutirão crescer muito. Hoje, certamente, mais de 5 mil pessoas estão sendo atendidas nessa escola. São mais de 15 salas de atendimento e diversos serviços. É um trabalho grande de proximidade e atenção às pessoas da cidade”, afirmou Geraldo.    
Entre os serviços mais procurados, a emissão de documentos figura no topo da lista para os moradores. Foi em busca de uma nova via da carteira de identidade que a jovem Cristiana Conceição estava no mutirão. "É muito importante uma ação como essa, porque dá oportunidade para todos", contou. A ação está sob a responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife. O pasta faz a emissão de segunda via de RG e de certidões de nascimento, casamento e óbito.
No mutirão, os serviços são ofertados gratuitamente à população durante o dia inteiro. Tanto o Mutirão Recife em Ação quanto o Governo Presente são voltados para ações sociais e atividades em áreas vulneráveis do Recife e interior, no caso do programa estadual. Em 2017, a Prefeitura do Recife realizou 31 mutirões em todas as microrregiões da cidade. A previsão é que, em 2018, 40 comunidades sejam beneficiadas com as ações, que desenvolve mais de 45 atividades em todas as localidades. 
Na saúde, foram realizados testes rápidos para identificação de HIV e sífilis (cujo resultado fica pronto em até 30 minutos), aferição de pressão arterial e teste de glicemia. Houve ainda um foco educativo sobre os cuidados com a higiene bucal e medidas para evitar tuberculose e hanseníase. A Campanha de Verminose, que começou em abril e vai beneficiar 40 mil alunos de 136 escolas municipais, também foi abordada no evento.
Um dos serviços mais procurados, o caminhão equipado com o mamógrafo estacionou no local e foram realizados atendimentos para mulheres entre 50 e 59 anos - faixa etária considerada de risco pelo Ministério da Saúde. É o caso da aposentada Maria das Dores dos Santos que aproveitou para fazer o exame de mama. “É bom demais ter esse serviço assim pertinho de casa, porque às vezes a gente marca, mas demora muito tempo para ser atendido”, contou a idosa, que também fez o teste de glicemia. 
A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) aproveitou o mutirão para executar uma série de serviços como drenagem, pavimentação, iluminação pública e limpeza urbana. Além disso, 15 profissionais atuaram para melhorar o escoamento de águas das ruas do bairro, munidos também de um carro equipado com um jato de sucção.
Além disso, na caminhada pelo bairro, o prefeito conversou com a população e um dos pleitos dos moradores é a construção de uma área de convivência em Três Carneiros Baixo. A obra será executada pela Emlurb. Em outro trecho, a Prefeitura já instalou nova iluminação e recuperou a praça. Está em andamento a colocação de guarda-copo na área de Três Carneiros Alto.  
Para envolver e mobilizar os estudantes, o Programa de Robótica na Escola realizou atividades diversas, como montagens de artefatos utilizando os kits da Lego e apresentação do humanóide NAO, além de oficina sobre a Copa do Mundo com apresentação de vídeos, produção de desenhos e textos.
Houve ainda vacinação antirrábica para cães e gatos. A Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (Seda) também aproveitou o espaço para divulgar a campanha educativa sobre os direitos dos animais, deveres da guarda responsável, vantagens da castração e crime de maus tratos de animais, além de dar orientações sobre como educar, alimentar e tratar o animal.
Já a equipe técnica da Secretaria da Mulher fez a divulgação dos serviços de combate e prevenção à violência de gênero e encaminhamentos dos casos de violência doméstica e supressão de direitos à rede de proteção. Foram distribuídos materiais educativos às mulheres com os principais telefones da rede de proteção e do "Liga, Mulher", o disque-orientação do Clarice.
Outra área bastante procurada é relacionada à inserção no mercado profissional. Por isso, a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente ofereceu serviços de Intermediação de Mão de Obra da Agência do Emprego do Recife, o que facilita o acesso dos moradores às oportunidades de trabalho disponibilizadas pelos empregadores.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.