Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

PCR alia tecnologia e inovação para combater doenças transmitidas por mosquitos

O prefeito Geraldo Julio fez o lançamento do aplicativo desenvolvido pela Emprel que vai mapear focos dos mosquitos Aedes aegypti e Culex quinquenfaciatus e e Agentes de Saúde Ambiental vão usar smartphones para identificar criadouros (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

Focada em desenvolver mecanismos para a luta contra a proliferação dos mosquitos Aedes aegypti e Culex quinquenfaciatus ,conhecido popularmente como muriçoca, a Prefeitura do Recife lançou nesta quinta-feira (21) o aplicativo Saúde Ambiental Digital para mapear os focos dos insetos, que são transmissores de doenças. A ferramenta foi desenvolvida pela Empresa Municipal de Informática (Emprel) e o prefeito Geraldo Julio fez o lançamento e destacou o trabalho de inteligência e inovação empregados pela gestão para acompanhar os casos e minimizar os riscos.
Neste primeiro momento, 60 Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) receberam smartphones e já começaram o monitoramento nas casas do Distrito Sanitário VI, que abrange os bairros de Boa Viagem, Brasília Teimosa, Imbiribeira, Ipsep e Pina. Segundo o prefeito, até o fim do ano todos os 600 agentes de saúde ambiental do Recife estarão com os aparelhos em mãos e vão percorrer os demais distritos bairros da cidade.
"O uso do smartphone vai permitir que a gente tenha acesso a mapas, dados e tabelas. Tudo vai ser registrado online, com localização georreferenciada do lugar onde foi encontrado o foco do mosquito. Todo esse histórico vai tornar o trabalho muito mais eficiente. Já conseguimos uma grande redução da população do mosquito na nossa cidade, mas o uso da tecnologia e d