Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Rio sedia debate internacional sobre drogas e violência

Instituto de Relações Internacionais reúne movimentos de favela, academia e organizações não-governamentais para debater os problemáticos efeitos da política de drogas na América Latina e os limites de abordagens alternativas


Entre os dias 6 e 8 de junho, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) vai sediar o seminário "Drogas e Violência nas Américas: as alternativas no limite; os limites das alternativas". O objetivo é confrontar narrativas entre governo, academia e as populações mais afetadas pela chamada "guerra às drogas" nas Américas; e destilar caminhos alternativos em termos de políticas públicas, por meio do mapeamento de iniciativas ditas "inovadoras" e da discussão sobre os limites de tais políticas.

Para isso, foram convidados pesquisadores internacionais como Dawn Paley, da Universidad Autónoma de Puebla (México) e autora do livro 'Drug War Capitalism'; Raull Santiago, midiativista e cofundador do Coletivo Papo Reto; bem como integrante de diferentes ONGs e movimentos de jovens das favelas da cidade. (Confira a lista completa em anexo)

"É verdade que o tema das drogas tem sido amplamente discutido em conferências internacionais e congressos acadêmicos nos últimos anos. Este evento, no entanto, parte da leitura de que os debates sobre drogas ocorrem insulados em círculos tecnocráticos, não contemplando movimentos sociais que buscam expor problemas constitutivos das políticas para as drogas", destaca a professora do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio Manuela Trindade, organizadora do evento.

O seminário lança mão de formatos distintos de mesas (conferências, painéis e mesas-redondas) a fim de estimular reflexões sobre a temática. Serão três manhãs de evento, todas estruturadas em diferentes eixos: efeitos da "guerra às drogas", pautados em entendimentos de violência atentos a raça, classe e gênero; agendas e políticas que avançam construções ditas alternativas do "problema das drogas"; e limites de tais políticas.

O evento será realizado na PUC-Rio, nos dias 6 a 8 de junho de 2018, das 9h às 13h. O campus da PUC está localizado à Rua Marquês de São Vicente, 225 (Gávea).

O Instituto de Relações Internacionais - É um centro de excelência na área de Relações Internacionais no Brasil. Durante seus mais de 30 anos de existência, o Instituto teve atuação pioneira na pesquisa sobre as relações internacionais do Brasil, as mudanças políticas e econômicas na América Latina e as transformações na ordem mundial. Seu programa de pós-graduação forma mestres e doutores que atuam em diversas universidades do país e no exterior, e seu curso de graduação foi classificado entre os cinco melhores do país e o melhor do Rio de Janeiro. O corpo de professores do IRI é altamente especializado nas diferentes áreas temáticas das Relações Internacionais e possui ampla experiência e formação internacional.

Visite o site do IRI
Visite o site do BRICs Policy Center

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.