Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Teste do Pezinho será oferecido nas unidades de saúde de Olinda



O exame é obrigatório e deve ser realizado para prevenir doenças assintomáticas
Para marcar o Dia Nacional do Teste de Triagem Neonatal, conhecido como Teste do Pezinho, a Secretaria de Saúde de Olinda vai disponibilizar, a partir dessa quarta-feira (06.06), o exame em seis unidades de saúde do município. O objetivo é descentralizar o serviço que antes era oferecido, na cidade, apenas no Hospital Tricentenário. A medida começa a valer a partir dessa quarta-feira (06.06), às 8h, na Policlínica da Mulher Sony Santos, em Peixinhos.
Em maio deste ano os profissionais da rede municipal de saúde foram capacitados para ampliar o acesso dos bebês a este tipo de procedimento no município, disponibilizando as mães dos recém-nascidos o serviço cada vez mais próximo da população. Além da Policlínica da Mulher Sony Santos, o Teste do Pezinho estará disponível também em outras policlínicas como a Martagão Gesteira, em Salgadinho; Ouro Preto, Rio Doce I (IV Etapa), Rio Doce II (II Etapa) e Barros Barreto, no Carmo.
O teste é um direito da criança e um dever dos pais ou responsáveis. O exame é realizado com algumas gotinhas de sangue coletadas no calcanhar do bebê, podendo assim identificar precocemente doenças metabólicas, genéticas, enzimáticas e endócrinas que podem prejudicar o desenvolvimento da criança, e não apresentam sintomas nos primeiros dias de vida.
O Ministério da Saúde recomenda que o período ideal de coleta esteja compreendido entre o 3º e o 5º dia de vida do recém-nascido. O período de 72 horas (3º dia de vida) antes do exame é essencial para que o funcionamento do organismo do bebê se estabeleça e seja possível detectar as doenças principalmente a Fenilcetonúria, que é diagnosticada após a criança fazer a digestão do leite materno. Para a realização da coleta é necessário que os pais ou responsáveis apresentem a certidão de nascimento ou Declaração.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.