Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Espetáculo ‘Violetas da Aurora – o encontro’ é atração no 15º Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco; Portal RecifeOlinda.com


Do Portal RecifeOlinda.com
Fotos: Ricardo Maciel



O Coletivo de Palhaçaria Violetas da Aurora faz duas apresentações do espetáculo Violetas da Aurora – o encontro na programação do 15º Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco, evento que vai incrementar o mês de férias com 14 espetáculos distribuídos em 4 teatros, sempre aos finais de semana. As Violetas se apresentam no domingo (8/Julho), no Teatro Barreto Júnior, e no sábado (14/Julho), em Paulista, no Teatro Experimental Roberto Costa, no Shopping Paulista North Way. Ambas apresentações serão às 16h30.

Violetas da Aurora - O Encontro é um espetáculo que reúne números curtos inspirados no Circo e na pesquisa da palhaçaria feminina como linguagem cênica, do teatro à rua. É protagonizado pelas palhaças Dona Pequena (Ana Nogueira), Uruba (Fabiana Pirro), Maroca (Mayra Waquim) e Sema Roza Madalena (Silvia Góes). Ao seu modo, cada uma apresenta o que de melhor sabe fazer no picadeiro a partir de uma lógica pessoal e intransferível. O resultado é um mosaico de personalidades que compõem o vasto universo da palhaçaria. É um espetáculo plural, mas que traz a singularidade de cada figura, e principalmente, a ideia de que ao fazer sorrir a palhaça também pode fazer refletir.
No espetáculo, as Violetas fazem uma homenagem ao circo tradicional, com a inserção do número clássico ‘Morrer pra ganhar dinheiro’.
Sobre o grupo: Violetas da Aurora é um coletivo de palhaças que se consideram irmãs de picadeiro por terem se iniciado na linguagem da palhaçaria juntas, em 2010, durante o Curso de Formação de Mulheres Palhaças, realizado pela Duas Companhias e financiado pelo Fundo Estadual de Cultura (Funcultura) do Governo de Pernambuco, tendo à frente, como mestra formadora, a atriz-palhaça Adelvane Neia, a palhaça Margarida, conhecida parteira de palhaços e palhaças no Brasil, que, a partir de Campinas (SP), realiza uma pesquisa pioneira na área da comicidade feminina. O nome Violetas da Aurora é uma homenagem à mestra, que, em seus cursos, propõe um exercício de criatividade com este nome. Passados sete anos da formação, decidimos nos unir para brincar e levar a palhaçaria para todos os cantos.