Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Cultura de Olinda ganha reforço com a reabertura do Mercado Eufrásio Barbosa


O Mercado Eufrásio Barbosa volta à cena cultural de Olinda. Após um longo período de requalificação, um dos mais importantes polos turísticos do País reabriu as suas portas, nesta quinta-feira (05.07), em solenidade festiva. No encontro, o prefeito Professor Lupércio recebeu o vice-governador do Estado, Raul Henry, que representou o governador Paulo Câmara, ao lado de dezenas de autoridades. O equipamento, localizado no tradicional Largo do Varadouro, foi reentregue renovado para a população, que contará com uma agenda de atividades artísticas, opções de gastronomia, esporte e lazer.

Foram quatro anos de reforma, com investimentos na ordem de R$ 20 milhões, por meio do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). A iniciativa configurou também uma importante parceria entre o estado e o município para a sua operação. O Eufrásio Barbosa recebeu áreas para boxes de artesanato, lanchonetes, restaurantes, barracas de feira e salões para mostras. Já na abertura, o mercado traz ao público uma exposição do artista Bajado, o Museu do Mamulengo, a livraria-café da Cepe e duas exposições, ambas com a curadoria de Raul Córdoba. O amplo espaço, de 6 mil m², ainda aportará uma exposição permanente da artista plástica Janete Costa. A visitação é gratuita.

"Estamos diante de uma obra que é motivo de orgulho e muita alegria, não apenas para nós, olindenses, mas pessoas de todos os lugares que visitam a nossa cidade. Só tenho a agradecer a todos que tornaram este sonho possível, sendo agora mais uma opção de lazer, cultura e também fonte de renda para centenas de pessoas", destacou o prefeito Professor Lupércio.  O Teatro Fernando Santa Cruz, localizado na área interna, também foi totalmente reformado, incluindo sistemas de som, iluminação e rotas de acessibilidade. O funcionamento de todo o complexo ocorrerá, inicialmente, de terça a sábado, no horário das 9h às 13h, sendo ampliado posteriormente.

O MERCADO
Fechado em 2014, sob a ameaça de desabamento do teto, o Mercado Eufrásio Barbosa foi submetido a um amplo projeto de restauro e engenharia. Em maio deste ano, foi aprovado o Projeto de Lei 14/2018, que autoriza o município de Olinda a estabelecer um convênio com o Governo do Estado para o gerenciamento do espaço.  Um comitê gestor será coordenado pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) com a participação da Prefeitura. A legislação, aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores, prevê a exploração econômica e os requisitos necessários para a operação no local.

Foto Arquimedes Santos/PMO

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.