Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Prefeitura do Paulista forma mais uma turma no PROERD

Com muito entusiasmo, 1100 alunos da rede pública de ensino do Paulista receberam na manhã desta terça-feira (03.07), o certificado de conclusão do Programa Educacional de Resistências às Drogas (PROERD). A solenidade aconteceu na Escola de Referência em Ensino Médio Padre Osmar Novaes, em Paratibe.
O programa desenvolvido por meio de uma parceria entre o Governo do Estado, Polícia Militar e as secretarias municipais de Educação, Segurança Cidadã e Defesa Civil ajudou a mostrar opções saudáveis de comportamento para as crianças, onde as drogas e a violência não tem vez.
Uma das alunas beneficiadas com o projeto foi a Ana Carolina, de 10 anos. Ela estuda na escola municipal Zulima Pinho Alves, em Jardim Paulista Baixo. “Além de orientar para a gente não usar drogas, o PROERD nos ensina que o bullying é coisa feia. Meu professor falou que é importante a gente respeitar e ter compaixão pelo próximo”, disse a garota.
O curso teve duração de quatro meses, com um encontro semanal. No decorrer do projeto, os policiais militares se responsabilizaram em ministrar ações pedagógicas voltadas à prevenção da violência e o uso de drogas. A iniciativa foca nos estudantes dos 5º, 6º e 7º do ensino fundamental II.
“Estamos aqui hoje reafirmando a parceria com o Governo do Estado de Pernambuco. Não tenho duvidas de que essa ação voltada à formação dos nossos jovens beneficiará o município a curto, médio e longo prazo”, destacou o Prefeito Júnior Matuto, presente na cerimônia de entrega dos certificados.
O secretário executivo de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire, explicou que a prevenção criminal vale como forma de impedir a continuidade de um determinado comportamento delituoso.
“Esse trabalho de prevenção feito pelo PROERD é fundamental para que a gente consiga atacar um dos principais problemas que atingem o índice de crimes contra a vida. Em Pernambuco, mais de 70% das pessoas que têm a vida ceifada em crimes violentos estão envolvidas com as drogas. Então, educar e orientar essas crianças a se manterem distante desse mal social nos ajuda a construir um futuro mais justo e melhor”, enfatizou o gestor.
Já o gerente geral de articulações da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, Cláudio Borba, destacou que Paulista vem contribuindo de forma considerável com a iniciativa. “Paulista nos ajudou a formar instrutores do PROERD, então trouxemos o projeto para a cidade como forma de retribuição. Queremos que a nossa juventude entenda o quanto as drogas é ruim e prejudicial, evidenciando os riscos decorrentes da dependência química”, afirmou.
O secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil do município, Manoel Alencar, se mostrou satisfeito com o trabalho que vem sendo desenvolvido e adiantou os planos da gestão para o futuro.  “A sensação é de missão cumprida. A formação desses alunos no curso é enaltecedor para a cidade. A gestão do Prefeito Júnior Matuto tem feito história e ainda vamos atingir todas as escolas da rede pública”, finalizou. 

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.