Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Prefeitura do Recife anuncia obras da nova II perimetral

A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Urbanização do Recife (URB), dá mais um passo na melhoria da mobilidade na cidade. A partir da próxima segunda-feira (30) têm início obras de requalificação de um trecho de cinco quilômetros da II Perimetral, uma das principais rotas viárias de transporte coletivo entre a Zona Norte e a Zona Sul do Recife. A nova II Perimetral foi apresentada em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (26), na sede da URB Recife, com a participação do presidente da URB, João Alberto Faria; da presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Taciana Ferreira, além do secretário de Infraestrutura e Habitação, Roberto Gusmão.
O projeto completo da Nova Perimetral contempla a requalificação do corredor desde as pontes Motocolombó (Afogados) e Gilberto Freyre (Imbiribeira) até a divisa entre o Recife e Olinda, garantindo a conectividade entre os corredores viários e a integração entre os diversos modais de transporte. Para facilitar a execução, os 20 km de vias foram dividos em quatro trechos. Com investimento total de R$ 249.893.297,60 milhões para as obras, com financiamento do Fundo de Garantia (FGTS) e contrapartida da gestão municipal, o objetivo da intervenção é melhorar a mobilidade, a acessibilidade, a segurança e o acesso da população ao transporte coletivo.
O primeiro trecho licitado tem aproximadamente cinco quilômetros e inicia no cruzamento da Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho com a estrada dos Remédios, finaliza no início da Ponte-Viaduto Governador Cordeiro de Farias (Ponte do Parnamirim), retornando pela José Bonifácio, Real da Torre e João Ivo da Silva, seguindo até Abdias de Carvalho. O investimento nesta etapa é da ordem de R$ 37 milhões e inclui a requalificação de 10 km de calçadas dentro das normas de acessibilidade, substituição e implantação da rede de drenagem, a melhoria da pavimentação das vias e reforço nas placas de concreto, requalificação de 11 novos pontos de ônibus, 1,4 km de ciclofaixa nas vias secundárias e também a implantação de iluminação pública em LED. Durante a execução dos trabalhos, a CTTU montará esquema de trânsito para minimizar o efeito no trânsito.


A primeira área de intervenção inicia na Rua Marcos André (ao lado da Estação de Tratamento da Compesa). “Dividimos a obra em etapas e começaremos com a recuperação da rede de drenagem”, explica o presidente da URB João Alberto Faria. “Entendemos que uma obra deste porte gerará alguns impactos para quem transita pelas vias. O processo será acompanhado por todos os agentes públicos envolvidos, como a CTTU, a Emlurb, o Consórcio Grande Recife, a Celpe, a Compesa e a Copergás”, conclui o gestor. 
TRÂNSITO – A partir da próxima segunda-feira (30), data de início das obras, a Rua Marcos André, no trecho entre a Beira Rio e a Rua José Bonifácio, passa a ter sentido único de circulação de veículos para viabilizar as obras de drenagem no local. Já a Rua dos Operários terá seu sentido de circulação invertido, permitindo aos condutores outra opção de acesso à Rua José Bonifácio. Os moradores dos edifícios localizados no trecho interditado pela obra terão acesso garantido às suas residências. Efetivo da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) irá monitorar o tráfego e orientar os condutores no local durante todo o serviço. Agentes de trânsito estarão dispostos em motos e irão monitorar os cruzamentos da Avenida Beira Rio com a Rua dos Operários, da Rua dos Operários com a Rua José Bonifácio, e da Rua Ana Nery com a Rua Marcos André.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.