Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Última semana do X Virtuosi Gravatá traz nomes importantes da cena erudita mundial



Com recorde de público, os primeiros dias do X Virtuosi Gravatá foi um sucesso com apresentações sempre lotadas 


A maratona de recitais gratuitos do X Virtuosi de Gravatá segue até o próximo domingo (22), com apresentações gratuitas de músicos importantes da cena erudita mundial. O violonista Fábio Zanon, o contratenor João Paulo Ferreira e a soprano Adriana Queiroz são alguns dos destaques do festival que ocorre na Igreja Matriz de Santa’Ana durante esta semana. 

Nesta segunda (16), a partir das 20h o recital Povo Brasileiro: Cantos do Nordeste com participação do grupo Contracantos & Contraventos abre a programação. A apresentação acontece mistura música erudita com aboios, coco, caboclinho, frevo e maracatú.

Na terça-feira (17), a partir das 20h, sobe ao palco o violonista Fábio Zanon, um dos maiores violonistas brasileiros de todos os tempos e dos mais influentes da atualidade. Zanon está à frente de importantes orquestras em mais de 40 países, participando dos maiores festivais de música clássica do mundo. Mantém parceria com artistas diversos, de violonistas como Yamandu Costa a cantores como Toquinho e Ney Matogrosso.

No dia 18, também às 20h, será realizado o primeiro recital de alunos do festival. O X Virtuosi de Gravatá segue trazendo na quinta-feira (19), no mesmo horário uma noite de música de câmara com o contrabaixista Brian Fountain, o Omer Quartet e o pianista Victor Asuncion, executando pela primeira vez em Gravatá o Quinteto para piano de Elgar.

O festival segue dia 20, às 20h, com o recital do contratenor João Paulo Ferreira. Natural de Garanhuns, se apresenta pela primeira vez em Pernambuco, desde que se radicou em Portugal. João Paulo será acompanhado pelo pianista Victor Asuncion e irá expor um recital que agracia o universo Barroco e a tradição dos Castrati.

Às 11h do sábado (21), será a vez do programa Canto de uma Nação. Palestra e recital se unem sobre asCanções Típicas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos. Projeto aprovado pelo Funcultura que traz Marcelo Ferreira, barítono e palestrante, Gleyce Melo, soprano e Vitor Philomeno, pianista.

No mesmo dia às 19h, o festival apresenta o programa Uma Noite na Ópera com a Orquestra Jovem de Pernambuco tendo como solista Adriane Queiroz, soprano brasileira, que integra o ensemble solista, da Ópera de Berlim.

Adriana já se apresentou com regentes importantes tais como Daniel Barenboimn e Kent Nagano, entre outros. Cantou com a Filarmônica de Berlim a 8a Sinfonia de Mahler com Pierre Boulez, gravando a mesma obra para a Gramophone alemã. Realiza um trabalho de divulgação da música brasileira, tendo gravado um CD com canções de Guarnieri e Mignone.

O festival encerra em Gravatá no domingo (22) às 11h com o Recital de Alunos do evento.

X Virtuosi de Gravatá tem o patrocínio do Ministério da Cultura através da lei federal de incentivo fiscal, Prefeitura de Gravatá, Hotel Canarius e CEPE e acontece até o dia 27 de julho no interior de Pernambuco.

PROGRAMAÇÃO:

17.07 - 19h
FÁBIO ZANON, violão

18.07 - 19h
RECITAL DE ALUNOS

19.7 - 19h
HINDEMITH & ELGAR
BRIAN FOUNTAIN, contrabaixo
MASON YU & ERICA TURSI, violinos
JINSUN HONG, viola
ALEX COX, cello
VICTOR ASUNCION, piano

20.7 -19h
JOÃO PAULO FERREIRA, contratenor
VICTOR ASUNCION, piano

21.7 - 11h
CANTO DE UMA NAÇÃO
Cancões Típicas Brasileiras de Heitor Villa-
Lobos
GLEYCE MELO, soprano
MARCELO FERREIRA, baritone
VITOR PHILOMENO, piano

21.7 -19h
UMA NOITE NA ÓPERA
ORQUESTRA JOVEM DE PERNAMBUCO
ADRIANE QUEIROZ, soprano
RAFAEL GARCIA, regente

22.7 - 11h
RECITAL DE ALUNOS



Programação completa: 

Fotos: 

Vídeos: 



SERVIÇO:

X Virtuosi Gravatá
De 13 a 22 de julho na Igreja Matriz de Sant’Ana
Direção Artística: Rafael Garcia
Coordenação Geral: Ana Lucia Altino
Produção: Virtuosi Sociedade Artística LTDA
Aberto ao público

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.