Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Idosos do Paulista podem solicitar o Cartão Interestadual na cidade

Você, idoso, sabia que pode viajar entre os estados totalmente de graça. O Cartão interestadual dá acesso à gratuidade ou desconto de, no mínimo, 50% no valor das passagens sendo em ônibus, trens ou barcos. É um direito garantido pelo Estatuto do Idoso. Pela legislação, no sistema de transporte coletivo interestadual, as empresas são obrigadas a reservar duas vagas por veiculo para os idosos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos. Em Paulista, o público da terceira idade pode solicitar o documento.
O documento pode ser tirado por pessoas com 60 anos ou mais e que não tenham como comprovar renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos. A carteirinha tem validade de dois anos, contados a partir da data de expedição, em todo território nacional. Quando não há mais vagas gratuitas, o beneficiário pode ter desconto de 50% sobre o preço das passagens.
Na cidade do Paulista, o idoso interessado em tirar o comprovante pode se dirigir ao CRAS mais próximo de sua casa e emitir o cartão. Para realizar o procedimento, os interessados precisam ter em mãos os seguintes documentos: carteira de identidade; e comprovante de renda (é necessário apresentar a carteira de trabalho com anotações atualizadas, carnê de contribuição do INSS, carteira do idoso, contracheque de pagamento ou documento expedido pelo empregador).


Para ter o direito a 50% de desconto no valor da passagem, o idoso deverá adquirir o bilhete de passagem obedecendo aos seguintes prazos: com no máximo, seis horas de antecedência  para viagens com distância de até 500Km; e no máximo 12 horas para viagens com distância acima de 500km.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.