Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Igarassu ganha veículo 4x4 do Ministério da Saúde no combate ao mosquito aedes aegypti e zika vírus



A cidade de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (RMR) e Litoral Norte, registrou cinco casos de microcefalia, há três anos. No estado, foram 421 casos da síndrome congênita do zika vírus, confirmados desde 2015. Ao todo, no Brasil, são 2.869 crianças com má-formação. Diante dessa situação, o deputado Marinaldo Rosendo abraçou a causa no combate ao mosquito aedes aegypti e zika vírus. 

O parlamentar atuou junto ao Ministério da Saúde e teve o êxito na aquisição de cinco veículos L200 Mitsubishi para alguns municípios da Região Metropolitana do Recife, Agreste e Mata Sul do estado. Igarassu, Toritama, Pesqueira, Jurema e São Benedito do Sul assinaram, nesta terça-feira (28.08), o Termo de Doação, no escritório da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, em Recife, intermediados por Marinaldo Rosendo, que foi representado no ato pelo ex-vice-prefeito de Paulista, Dufles Pires. 

Os veículos têm o objetivo de melhorar os indicadores epidemiológicos nas ações de controle da dengue, chicungunya e zika vírus, não podendo haver outra destinação. Os gestores municipais agradeceram a atenção do Governo Federal na luta contínua para contribuir no monitoramento do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa), ao reforçar a identificação dos criadouros predominantes e a situação de infestação, principalmente em áreas mais distantes. 

AUTORIDADES PRESENTES 
Eduardo Melo, representante do secretário nacional de Vigilância em Saúde; Kamilla Correia, coordenadora da Vigilância em Saúde, no Estado de Pernambuco. 

Os gestores municipais das cinco cidades estiveram presentes, durante o dia. 

IGARASSU, Mário Ricardo, prefeito; Patrícia Amélia, secretária de Saúde; e o vereador Neinho do Povo. 
 
TORITAMA, Edilson Tavares, prefeito; Anderson Oliveira, secretário de Saúde; e Sérgio Coli, chefe de Gabinete. 

PESQUEIRA, Maria José, prefeita; Lucival Almeida, secretário de Saúde; Alberto Oliveira, chefe de Transporte; 

JUREMA, Agnaldo Inácio, prefeito; José Aroldo, vice-prefeito; 

SÃO BENEDITO DO SUL, Júnior Amorim, prefeito. 

PUBLICAÇÃO NO DIÁRIO OFICIAL 
Dentro de alguns dias, os Termos de Adoção dos veículos de cada município serão publicados no Diário Oficial, após a assinatura do ministro da Saúde, Gilberto Occhi, e pelo Secretário Nacional de Vigilância em Saúde, Osnei Okumoto. Após a publicação no Diário, os municípios terão a autorização do Detran, para a circulação dos carros. 

PISO NACIONAL DOS AGENTES DE SAÚDE E ENDEMIA 
Para o deputado Marinaldo Rosendo, que apresentou Requerimento de Indicação ao Ministério da Saúde, solicitando o aumento do Piso Nacional dos Agentes de Saúde e Combate à Endemia, a aquisição dos carros é um ganho para a sociedade. O deputado vai continuar em defesa dos ACE e ACS na Câmara dos Deputados, com o propósito de levantar a discussão da Medida Provisória sobre o aumento do Piso no plenário.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.