Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

No mês dos ventos, fique atento aos perigos do cerol

Agosto é o popular mês dos ventos, e todos sabem que a criançada adora um bom tempo para empinar pipa, não é mesmo? Não é apenas um dito popular sobre o mês de agosto, que precede a primavera, mas há uma explicação científica para provar que, de fato, os ventos aumentam, podendo chegar numa média de 12 km/h, e atingir a máxima de 50 km/h.

É comum observar duelos entre as crianças que brincam de empinar pipa, o objetivo principal é ‘torar’ a linha da pipa do adversário, fazendo com que ela voe para longe. Muitas dessas linhas são de cerol, uma mistura de cola e vidro que facilita na hora do corte da linha.

Mesmo sendo crime, o cerol continua sendo muito usado pelos jovens que gostam de empinar pipa. De acordo com a Lei 16.246, de 2009, é proibida a fabricação e comercialização do cerol e similares, sendo imposta uma multa de R$500. Caso a multa não seja paga, o valor sofre reajuste para o dobro do cobrado inicialmente.



Muitos acidentes fatais ocorrem por causa do cerol, e um dos principais envolve os motociclistas, que são os mais atingidos no trânsito por essa arma branca. Além deles, também são vítimas os pedestres, ciclistas, paraquedistas, skatistas e outros.

Além dos riscos na terra, as aves também são prejudicadas com o cerol,  por não identificarem a linha, acabam se enroscando e ferindo-se gravemente.

Os riscos não são exclusivamente para o uso do cerol, muitas crianças arriscam a vida quando a linha prende-se nos postes e fiação elétrica, podendo causar choque elétrico e interrupção no fornecimento de energia.

Para que a brincadeira seja praticada de forma consciente, é preciso adotar algumas medidas de proteção.

Para o bom uso das pipas, é preciso que a linha não seja batizada e que seja manuseada em ambientes abertos, longe da fiação elétrica e do fluxo de pedestres.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.