Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Paulista recebe temporada do projeto MudaMundo

O segundo semestre do ano escolar de 2018 inicia com temporada do MudaMundo no Nordeste brasileiro. O município de Paulista, em Pernambuco, volta a receber o projeto, entre os dias 14 e 17 de agosto, com atividades especiais que visam a disseminação dos conceitos básicos para a formação de cidadãos críticos e comprometidos com suas comunidades. O projeto MudaMundo é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação. 

A iniciativa é voltada para o resgate de valores em sala de aula, buscando contribuir para a transformação social tão necessária em nosso país. Por meio das histórias vividas por João, um garoto muito esperto, sempre pronto a auxiliar os outros e incomodado com injustiças, são transmitidos valores de respeito ao próximo, de cuidados com o meio ambiente e com as cidades onde vivemos. João deseja mudar o mundo, tornando-o mais solidário, a partir de pequenas ações. O projeto é destinado a professores e alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas, colaborando tanto para a educação quanto para a formação de uma cultura de cuidado e de resgate de valores.

Nesta temporada em Paulista, além das oficinas de sensibilização para professores e apresentações teatrais, para ampliar ainda mais o acesso à cultura e contribuir para a formação de plateia, o MudaMundo vai promover “rodas de conversa” entre a equipe do projeto, o grupo teatral e os alunos e professores. A ideia é oportunizar a discussão sobre a transposição da literatura para o teatro e as várias linguagens teatrais e recursos cênicos utilizados no espetáculo. Para esses eventos especiais, tanto a apresentação teatral quanto a roda de conversa terão tradução em Libras.

Em Pernambuco, o projeto conta com o patrocínio da InBetta, o que garante ainda a doação de 1000 conjuntos de seis livros infantis com as histórias do menino João (totalizando 6 mil livros) e 400 cadernos do professor, com sugestões de atividades para serem desenvolvidas em sala de aula. Essa doação vem reforçar o acervo das bibliotecas escolares, atingindo todas as escolas do município, que em 2017 já haviam recebido 2 mil conjuntos (12 mil livros).

O projeto, que nasceu no Rio Grande do Sul, acontece desde 2006 em diferentes estados brasileiros e já percorreu mais de 115 cidades, atingindo diretamente mais de 79 mil crianças e mais de 12 mil educadores, além de 4.592 escolas municipais e estaduais envolvidas. Mais de 259 mil exemplares do livro MudaMundo já foram doados para bibliotecas de escolas públicas. As histórias foram escritas pelo autor gaúcho Caio Riter e ilustradas pela artista plástica Laura Castilhos. As apresentações teatrais são encenadas pelo grupo mineiro Real Fantasia.

InBetta – Com uma planta inaugurada este ano em Paulista, a InBetta reúne diversas marcas na produção de utensílios domésticos e afins, como Bettanin (higiene e limpeza), Atlas (ferramentas para pintura e acabamento de superfícies), Sanremo (utensílios domésticos), Ordene (bazar de materiais de construção), entre outros. A empresa foi fundada em 1947, no município de Esteio, no Rio Grande do Sul. 

A companhia emprega mais de 2,6 mil funcionários e tem seus produtos comercializados em todo o Brasil e exportados para mais de 50 países. Juntas, no ano passado, apesar da instabilidade econômica nacional, as marcas que compõem a InBetta obtiveram faturamento de mais de R$ 1,3 bilhão. A planta de Paulista é estratégica para atender a demanda principalmente do Nordeste e vai representar 30% de tudo que é produzido pela InBetta no Brasil.


0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.