Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Saúde do Paulista promove mutirão de exames para diagnosticar casos de hanseníase em Pau Amarelo

A Secretaria de Saúde do Paulista promoveu na manhã desta quinta-feira (27.09) um mutirão de exames para identificar possíveis casos de hanseníase. O evento aconteceu na Igreja Nossa Senhora do Ó, em Pau Amarelo. A ação contou com dermatologistas e especialistas da área para realizar diagnosticar pessoas com a enfermidade que possuem manchas suspeitas como esbranquiçadas, avermelhadas ou acastanhadas que não causam dor ou coceira.
O público presente também pode esclarecer dúvidas sobre os sinais e sintomas da doença. No total, 25 pessoas foram atendidas no local, com cinco casos identificados da doença, sendo três já em fase avançada, onde há o risco de transmissão. Eles foram encaminhados para o inicio ao tratamento.
Manuela Alencar, coordenadora municipal de hanseníase, ressaltou que os resultados da ação reforçam a importância de desenvolver mutirões como esse em outras comunidades. “Os casos encontrados hoje mostram que dos 25 atendimentos, um em cada cinco tem hanseníase. Que os resultados foram bem positivos para nossa equipe, e já remarcamos para o inicio do ano que vem uma nova ação para identificar novos casos que muitas das vezes a pessoa possui a doença, não sabe e esta bem avançado”, afirmou.  
A iniciativa faz parte da Coordenação Municipal de Hanseníase, em parceria com o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), Centro Social da Mirueira, Coordenação Estadual de Hanseníase, Hospital da Mirueira e paroquianos da Igreja Nossa Senhora do Ó.

Hanseníase - A hanseníase é uma doença infecciosa crônica e curável que causa lesões na pele e danos aos nervos. Caso esta enfermidade seja identificada, a pessoa é encaminhada para o tratamento gratuito na unidade de saúde mais próxima de sua casa. 

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.