Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Como manter o corpo ativo depois da aposentadoria

Não é comum ver idosos trabalhando em estabelecimentos, pois a aposentadoria está muito associada ao envelhecimento, o que dificulta o aprendizado rápido do idoso. Depois da aposentadoria é comum alguns idosos se tornarem menos ativos. Por causa da falta de rotina, alguns acabam se tornando sedentários, contrariando a opinião dos especialistas que afirmam que a terceira idade é a melhor fase para cuidar de si.
Depois de trabalhar tanto a vida inteira, muitos pensam que a aposentadoria é o momento de descansar. Mas isso não quer dizer que ficar o dia todo dentro de casa em frente a uma TV, ou dormindo seja a melhor opção. O corpo estava acostumado a uma rotina, e já que ela mudou, as atividades devem ser reformuladas para uma nova realidade.
A prática de exercícios é essencial para o bem estar e uma boa qualidade de vida para os idosos. Não é recomendável que o idoso comece os exercícios pesados, recomenda-se que comece por alongamentos para que o corpo se adapte e não sofra com dores.
Alguns exercícios são recomendados para quem está na terceira idade, muitos melhoram a circulação do sangue e diminuem as dores das articulações. Citamos alguns exercícios recomendados para os novinhos dessa fase.
Pilates- é bastante conhecido e requer dedicação dos alunos, consiste no fortalecimento muscular através de alongamentos que usam o peso do corpo como base. Além do equilíbrio, ele melhora a flexibilidade e auxilia na postura.
Yoga- esta é uma excelente opção para quem quer ter domínio do próprio corpo e trabalhar a flexibilidade. A yoga não tem idade definida e os adeptos levam-na como filosofia de vida.
Caminhada- a caminhada é o exercício mais comum entre todas as fases da vida, é recomendável que todas as pessoas façam em média 15 minutos de caminhada diariamente. Se você não se sente bem com exercícios, basta passear com o cachorro, visitar um amigo, fazer compras, o importante é caminhar. Com o hábito da caminhada o tempo poderá aumentar e você nem vai se dar conta de que está se exercitando.
Natação- a natação é o exercício mais recomendado para quem deseja ter um corpo atlético, além de ser um exercício que diminui o impacto dos movimentos. A prática do exercício pode ser em qualquer piscina, em casa ou num clube, mas aconselhamos que participar de aulas coletivas pode trazer mais benefícios por causa da socialização.
Dança- a dança é um grande estimulante social, beneficia o corpo e a mente. A memorização dos passos faz com que o cérebro seja exercitado, podendo combater ou prevenir ou Alzheimer. Uma aula de 30 minutos ou 1 hora é necessário para estimular a flexibilidade do corpo e a prevenção de doenças nos ossos.

Um hobby muitas vezes é deixado de lado na vida adulta, mas pode ressurgir na terceira idade com o tempo livre. Algumas atividades como cozinhar, pintura, crochê, costura, jardinagem, e muitas outras atividades que possam satisfazer seus interesses. Muitos hobbys podem ser remunerados, o que pode alimentar o desejo de continuar na prática.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.