Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Entenda a importância do autoexame de mama

O mês de outubro é marcado pela luta no combate e prevenção ao câncer de mama. Mas, o que muitas mulheres não sabem é que um simples toque nos seios é capaz de fazer com que a doença seja detectada. O autocuidado é indispensável, principalmente quando há casos da doença na família. Segundo pesquisadores cerca de 80% dos tumores de mama são descobertos pelas próprias mulheres.


Especialistas recomendam que o público feminino deve palpar suas mamas, axilas e fossas claviculares (saboneteiras) com frequência. Esta é a forma mais simples de identificar qualquer mudança, que deve ser comunicada imediatamente ao médico.
Algumas dicas simples podem ajudar o público feminino a prevenir o desenvolvimento e detectar precocemente a doença. Uma simples observação com os braços caídos ou movimentos circulares nas mamas e axilas poder ser fundamentais para detectar alguma alteração.
Caso sinta algum nódulo ou mudança na textura ou tamanho, procure um médico ginecologista. Ele realizará o exame clínico de mama e poderá solicitar a mamografia para avaliar corretamente.
A Prefeitura do Paulista, através da secretaria de Saúde segue trabalhando, durante todo o ano, para prevenir e combater a doença no município. A unidade móvel Amigo do Peito segue percorrendo diversos bairros, realizando exames de mamografia em mulheres acima de 40 anos, conforme o calendário de programação.
Para realizar o exame é preciso estar cadastrada na Unidade de Saúde da Família do Bairro, apresentar um documento de identificação e o cartão do SUS. O atendimento é feito das 8h às 17h.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
05.10 - USF TORRES GALVÃO, RUA FREI CANECA, 56 VILA TORRES GALVÃO
08.10 – USF CHÃ DA MANGABEIRA, RUA BELA VISTA, S/N
11.10 – USF CHEGA MAIS, RUA PORTUGAL, 55 LOT. CONCEIÇÃO
15.10 – USF ARTHUR LUNDGREN I, RUA CARPINA, Nº185 ARTHUR LUNDGREN I
19.10 –  AÇÃO SECRETARIA DA MULHER, RUA TERTULIANO DA SILVA, S/N EM FRENTE AO MERCADO DE PARATIBE
26.10 – USF SÃO PEDRO PEDALADA ROSA, RUA DO MACHADO, 185 JANGA.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.