Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Exposição da pele é a principal causa para câncer

Entre os tipos de câncer que atingem o corpo do ser humano, 33% são de pele. O câncer de pele é um tipo de tumor que pode ser desenvolvido a partir de qualquer célula que a compõe, isso acontece quando as células têm um crescimento anormal e descontrolado.

Essa doença tem sua causa associada à exposição excessiva dos raios do sol, mas, também podem ser desenvolvidas por agentes químicos, como o arsênio, mostarda nitrogenada e alcatrão ou algumas alterações genéticas. Por incrível que pareça, o excesso de vaidade pode ser um fator que pode possibilitar a doença, como o desejo em ter o bronze perfeito, levando algumas pessoas a não terem os cuidados necessários com a pele.

O que fazer para prevenir-se contra o câncer de pele? Primeiro é preciso ter consciência que o sol pode queimar o órgão e deve-se evita-lo nos horários entre 10 e 16 horas.  Já em casos em que haja exposição nesses horários, o que se recomenda é não se esquecer do protetor solar, pois ele evita que os raios ultravioletas cheguem à pele de uma forma direta, e é preciso reaplicar a cada 2 ou 3 horas.   Um corpo bronzeado pode ser conquistado aos poucos, nunca passar sobre a pele produtos caseiros ou químicos, que além de ter a possibilidade de gerar uma alergia, podem criar lesões irreversíveis para ela. 

Outra forma de prevenção é usar sempre equipamentos como luvas e máscaras, ao manusear qualquer tipo de produto químico, como detergentes, água sanitária, sabão em pó, principalmente se a pessoa for propicia a alergia a algum desses componentes. O vestuário com chapéus e óculos escuros, também podem ajudar bastante.

É preciso ficar atento para possíveis sinais de câncer na pele, em alguns casos se assemelham a sinais, eczemas e alguma lesão, que podem passar despercebidos, por isso, é importante ficar atento e caso, note algo errado, procurar um dermatologista. Só um exame ou biópsia feito pelo especialista podem diagnosticar o câncer de pele.


 Saiba mais
Você sabia que a pele é o maior órgão do corpo humano, recobrindo cerca de 7500 cm² de um indivíduo adulto. Esse órgão protege nosso corpo contra atrito, patógenos, perda excessiva de água e atua em sua termorregulação. Além disso, contém receptores que permite a percepção de dor, tato, temperatura e pressão.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.