Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Homenageada do Festival do Livro do Litoral Sul, professora Fátima Oliveira, lança livro no segundo dia da feira

Outro destaque é o Padre João Carlos, que faz apresentação do seu novo CD na noite desta quarta-feira (10)


Palestras, oficinas, lançamentos de livros e apresentações culturais integram a programação desta quarta-feira (10), segundo dia do Festival do Livro do Litoral Sul, que acontece no Clube Municipal do Ipojuca. A partir das 9h, o público pode curtir as atividades da feira literária, que segue até a segunda-feira, dia 15, com promoção da Andelivros e apoio da Prefeitura do Ipojuca e Capricce.
A manhã tem início com uma oficina de braile, ministrada pela professora da rede municipal de ensino Edenilza Morais, na sala Gilberto Freyre. No mesmo horário, na sala João Cabral de Melo Neto, a nutricionista Kayser Figueiredo fala sobre a importância dos alimentos funcionais. Às 10h, a profissional de saúde irá falar sobre a conservação adequada dos alimentos, no mesmo espaço. O palco principal recebe, às 11h, o lançamento do livro Gilberto Freyre e a sua obra brasileira: marginal sim senhor (Ed. Scotecci), da professora Aurea Sanlima.
Às 14h, na sala João Cabral de Melo Neto, os professores Bruno Barros da Silva, José Walmilson do Rêgo Barros e Merval Santos de Oliveira promovem debate sobre “Mestrado Profissional em ensino de história: diálogos sobre possibilidades didáticas em jogos, projetos e oficinas”. Na mesma hora, acontece o lançamento do livro Poesias e poesias dos autores Francisco de Almeida e Marcilene Lira, no palco principal.
Uma das homenageadas na feira literária, a professora Fátima Oliveira faz o lançamento do seu livro Comendo poesias no palco principal, às 17h10. A obra reúne diversas poesias da docente, como forma de levar a vida de maneira mais leve e criativa. “Comendo poesia/Para nutrir os sonhos e a esperança/E assim metamorfosear a vida”, destaca um dos trechos do livro.
Formada em letras pela Famasul e pós-graduada em língua portuguesa pela Universidade de Pernambuco (UPE), Antônia de Fatima Oliveira dos Santos já demonstrava amor e afinidade com a poesia desde criança. Aos nove anos, ela começou a transcrever esse interesse para o papel. Além das duas coletâneas em que teve participação, Oito poetas pernambucanos e Poetas do ano 2000, atualmente a professora trabalha na Secretaria de Educação do Ipojuca, sendo responsável o pelo projeto Educação de Jovens e Adultos.
Às 19h, na sala João Cabral de Melo Neto, outro homenageado da feira, o professor Allison Santos, ministra palestra sobre metodologias ativas e ambientes de aprendizagem. Ele aproveita para divulgar o seu primeiro livro, O Noitário de Robinho (Ed. Uirapuru), que conta a história de Robinho, que enfrenta vários desafios para realizar um sonho e registra tudo em seu noitário.

Encerrando a programação do segundo dia, o Padre João Carlos se apresenta no palco principal do festival, ás 20h20. O religioso, que tem 20 anos de carreira musical, apresenta as músicas do álbum, Amor Imenso, com 17 canções sobre o amor e o cuidado de Deus. Entre elas, estão músicas de autoria do próprio padre, como “Meu bom Deus”, “É hora” e “Purifica-me”, além de faixas inéditas em sua voz, como a que dá nome ao trabalho, e regravações de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, como “O homem” e “Nossa Senhora”.

INFANTIL

A programação para a criançada começa na quarta-feira (10) logo pela manhã, com atividades recreativas da Cia. do Lazer. Brincadeiras, jogos e muita diversão esperam pela garotada a partir das 9h.

O contador de histórias Vinícius Viramundos passará o dia com os pequenos, conversando, brincando e envolvendo-os no mundo mágico e lúdico da literatura infantil. Ele apresenta o “Contando e cantando histórias”, às 9h, repetindo a sessão à tarde, às 14h30. Já às 11h30 e às 16h30, ele ministra a palestra “Por quê escrever para o público infantil”, no mesmo local. Oficina de barangada e de adereços, bate-papo com autores infantojuvenis, xadrez e danças ainda fazem parte das atividades para a garotada.

SERVIÇO
II FESTIVAL DO LIVRO DO LITORAL SUL – De 9 a 15 de outubro, das 9h às 21h, no Clube Municipal do Ipojuca (Rua Subida do Clube, 7, Ipojuca). Evento aberto ao público.


-- 

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.