Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Os cuidados com a saúde do seu cachorro de estimação

Não é por acaso que ele é considerado o melhor amigo do homem, o cachorro, tem uma personalidade que consegue conquistar muitas pessoas.  Com seu jeito protetor e brincalhão o cão faz parte de 3,1 milhões dos lares brasileiros e esses números tendem a crescer mais. Fazendo parte da vida de muita gente, inclusive sendo considerado como membro da família, o cachorro é um animal, que assim como um ser humano, requer cuidados, por isso é importante entender as necessidades para o bem-estar do bichinho de estimação.

Os cuidados com o animal têm início com a alimentação reconhecendo que a quantidade de vezes para alimenta-lo e o tipo de ração, são os adequados de acordo com a raça e porte do bicho. Outro cuidado importante é com a higiene do animal. O banho precisa ser feito pelo menos duas vezes por dia e também há necessidade de mantê-lo tosado e com as unhas cortadas. Esses são pontos que evitam tanto a desnutrição quanto o rabujo. Outro caso preocupante é a desidratação, por isso, sempre que for sair é importante levar água para hidratar seu bichinho, pois exercita-lo sem nenhuma reposição de líquidos, pode acarretar problemas ao animal. 

Outro ponto importante é entender como se livrar de pulgas e carrapatos. As pulgas gostam de ficar em lugares abafados e quentes, principalmente abaixo das orelhas e incomodam pela coceira que causam no animal. O mesmo acontece com os carrapatos que tiram o sangue do bicho e podem transmitir outras doenças.


Para os cuidados contra pulgas e carrapatos existem produtos específicos na eliminação que podem ser usados diretamente no animal, mas, há alguns métodos que podem ser usados para prevenir que o animal seja infectado, como por exemplo, evitar o contato do animal com bichos de rua ou que estejam com poucos cuidados de higiene. Em casa devem ser limpos os locais quentes, escuros e úmidos que são os preferidos para a instalação desses bichos. Além de todos esses cuidados existe também a necessidade do dono de brincar com o cão e mantê-lo exercitado. Isso não serve apenas para construir um elo de amizade, mas porque o animal necessita de atenção para se manter ativo.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.