Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Radar Político (10/10) – Mata Sul amplia representatividade na ALEPE

Ponto de Vista


Com 24 municípios e uma população superior a 750 mil, a Zona da Mata Sul conseguiu ampliar a sua representatividade na Assembleia Legislativa de Pernambuco depois das eleições do último domingo. Dos atuais 49 deputados, apenas 6 possuem uma relação mais estreita com a região, são eles: Simone Santana, Clodoaldo Magalhães, Joaquim Lira, Henrique Queiroz, Pedro Serafim Neto e Aluísio Lessa. Apesar da desistência de Pedro Neto e da decisão de Henrique Queiroz em disputar a Câmara Federal, os resultados das urnas no último domingo revelaram um acréscimo nesta representatividade. A partir de 2019 a região passará a contar com 8 representantes.
Além da reeleição de Simone Santana, Clodoaldo Magalhães, Joaquim Lira e Aluísio Lessa, nomes que possuem forte identificação com a Mata Sul como Henrique Queiroz Filho, Aglailson Victor, Romero Sales Filho e Clóvis Paiva se elegeram e devem engrossar o coro em defesa da região.
Vulnerável a enchentes, desemprego em alta e com grandes potenciais a serem explorados e vocações a serem valorizadas, a Mata Sul precisará muito do empenho desses representantes para se fazer ouvida e assim ter os seus desafios superados.
A força – A família Hacker, que comanda os municípios de Sirinhaém, Rio Formoso e Tamandaré, mostrou mais uma vez o porquê é considerada a maior força política do Litoral Sul ao conceder expressivas votações aos candidatos que apoiou. Em todos os três municípios Danilo Cabral foi majoritário, enquanto que Simone Santana, com o apoio dos prefeitos Franz Hacker e Isabel Hacker foi a mais votada em Sirinhaém e Rio Formoso. Já Clodoaldo Magalhães, com o apoio do prefeito Sérgio Hacker, foi campeão de votos em Tamandaré
Campeã – A deputada Simone Santana é pela segunda vez consecutiva a campeã de votos na Mata Sul. Na eleição de 2014 ela obteve nesta região 20.828 votos e agora ampliou para 22.672 votos. O segundo colocado foi Clodoaldo Magalhães que saiu de 19.700 votos em 2014 para 21.084 nesta eleição.
Lanterninha – Dos representantes mais antigos da região, o deputado Aluísio Lessa foi o que perdeu mais votos na Mata Sul em relação a eleição passada. Ele cai de 19.500 para 7.213 votos. Em sua terra natal, Palmares, ele obteve apenas 500 votos. Já Jaqueira e Ribeirão foram os municípios onde ele obteve o seu melhor desempenho.
Vencedor 1 – O ex-vereador Rinaldo Barros foi o grande vitorioso da eleição em Catende. Candidato a deputado federal ele conquistou 5.530 votos só no município, o que lhe colocou como o candidato mais votado por lá. Com este desempenho ele desponta com favoritismo para desbancar o prefeitos Josibias Cavalcanti da prefeitura em 2020.
Vencedor 2 – Diogo, principal opositor do prefeito de Barra de Guabiraba, Dr. Wilson (SD), fez bonito nas eleições estaduais deste ano conseguindo emplacar Clodoaldo Magalhães e Raul Henry como os deputados estadual e federal mais votados do município. Em 2014 Diogo perdeu a eleição para Dr. Wilson por apenas 133 votos. O resultado das urnas mostram que ele é uma grande ameaça à reeleição do atual prefeito.
Perda – A não reeleição de João Fernando Coutinho para a Câmara Federal deixou a Mata Sul órfã de um representante que conhece como poucos a região. JFC era a voz da Mata Sul no Congresso Nacional. Será difícil encontrar um substituto à altura. Sem dúvida ele fará muita falta a este pedaço de Pernambuco.
O novo – Por sua vez, Fernando Monteiro (PP) emplacou um mandato de deputado federal com mais de 82 mil votos e desponta, dada a sua relação com a Mata Sul, como o novo representante da região na Câmara Federal. Em Ribeirão Fernando Monteiro foi o federal mais votado, graças a liderança do prefeito Marcello Maranhão (PSB).
Liderança que desponta 1 – Dos prefeitos de municípios da Mata Norte o de Paudalho, Marcelo Gouveia (PSD) é um dos que tem apresentado maior poder de articulação. Na área administrativa ele já conseguiu firmar mais de R$ 79 milhões em convênios com o Governo Federal, o que levou o município a ser um verdadeiro canteiro de obras. Na política, foi o grande responsável pela expressiva vitória do seu irmão Gustavo Gouveia para a Assembleia Legislativa.
Liderança que desponta 2 – O prefeito de Aliança, Xisto Freitas (PSD), é outro quadro da política da Mata Norte que desponta. A frente de uma gestão dinâmica Xisto tem desempenhado um mandato bem avaliado. Na área política também não deixa a desejar. Deixou os seus adversário para trás ao dar mais de 3.900 votos a José Humberto para estadual e mais de 4.800 votos a André de Paula para federal.
Em alta – A candidata a deputada federal Professora Rosilene Ferraz (PSB) foi a grande surpresa da eleição em Escada. Ela conquistou expressivos 3.714 votos no município, o que a ajudou a figurar na 5ª suplência da coligação do PSB/MDB/PC do B. Embora alguns acreditem que seja remota a sua possibilidade de assumir uma vaga na Câmara Federal, o que já se ouve é que ela pode ser aproveitada no Governo do Estado para auxiliar a gestão na formulação e execução de ações voltadas ao empoderamento do público feminino.
Prestígio – O suplente de vereador Igor Alves surpreendeu mais uma vez ao garantir aos seus candidatos uma expressiva votação na 3ª Zona Eleitoral, que compreende os bairros do Totó, Sancho, Alto da Bela Vista e Coqueiral, no Recife. Apoiando Simone Santana e Felipe Carreiras ele garantiu mais de mil votos para cada um em sua área de atuação.
O primeiro – Eleito com 65.939 votos, Ossesio Silva será o 1º deputado federal negro de Pernambuco. Apesar de ter como a sua principal base o seguimento evangélico, principalmente da Igreja Universal, Ossesio ganhou notoriedade na ALEPE ao ser uma das principais da valorização da raça negra. “Apesar de a base ser a Igreja Universal, tenho votos de outros segmentos, e não só dos evangélicos. E meu mandato não será exclusivo da Igreja Universal. Meu mandato é do povo de Pernambuco”, definiu o Deputado.
Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: blogpontodevistape@mail.com

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.