Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Grande tradição pernambucana, Baile do Menino Deus completa 15 anos e divulga novidades para 2018


RecifeOlinda.com

Peça dirigida por Ronaldo Correia de Brito é encenada no Recife de 23 a 25 de dezembro e ganha exposição e rodada de conversas.



Há 15 anos, o Baile do Menino Deus – Uma Brincadeira de Natal emociona milhares de pessoas que o assistem ao ar livre, no Marco Zero, bairro do Recife. A peça dirigida pelo escritor Ronaldo Correia de Brito conta a história de dois brincantes, que buscam celebrar o nascimento de Jesus. Narrada a partir de figuras da tradição popular brasileira, neste ano o espetáculo trará cenários, músicas e coreografias inéditas, além de novos intérpretes. Além disso, a peça terá uma exposição comemorativa na Associação Comercial de Pernambuco do dia 16 a 25 de dezembro e também promove rodas de conversa com a produção e criação do espetáculo.

Criado há 35 anos, o texto é parte da Trilogia das Festas Brasileiras, série de peças que retratam as manifestações populares nordestinas, em que se incluem Bandeira de São João e Arlequim de Carnaval. No Baile do Menino Deus, a dupla de personagens principais, Mateus, é interpretada pelos atores Sóstenes Vidal e Arilson Lopes, que se revezam com Paulo de Pontes e Daniel Barros. Juntos, eles buscam uma forma de abrir a porta da casa onde estão José, Maria e o recém-nascido Jesus, e celebrar a vida em clima de festa. Uma saga que recorre a sortilégios, brincadeiras, invocação de criaturas fantásticas – como a Burrinha Zabilin, o Jaraguá e o Boi – e muita música e dança.

– Senhores donos da casa,
Jesus, José e Maria,
queremos fazer um baile
que emende a noite no dia,
pois quando nasce um menino
renasce toda alegria.

Diz Mateus em uma de suas falas.