Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

MEI: regularização prorrogada até sexta-feira (26)

Microempreendedores têm mais três dias para evitar cancelamento do CNPJ 
O MEI inadimplente tem até a próxima sexta-feira (26) para regularizar as obrigações em atraso junto à Receita Federal. A medida foi anunciada no final desta terça-feira (23) pelo Governo Federal. Após o novo prazo, acontecerá o cancelamento definitivo dos CNPJs. Quem estiver em dúvida sobre a sua situação poderá consultar a lista de CNPJs suspensos no Portal do Empreendedor ou, em Pernambuco, ir até a unidade mais próxima do Expresso Empreendedor ou da Agência de Empreendedorismo, vinculados à Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco (Sempetq).
O microempreendedor poderá solicitar o parcelamento dos débitos em até 60 meses. O Governo Federal lembra que a baixa definitiva do CNPJ (prevista na LC 123/06) não poderá ser revertida e os débitos migrarão automaticamente para o CPF vinculado. Para continuar a exercer alguma atividade econômica formalmente, o MEI deverá tirar novo CNPJ.
Foram suspensos os CNPJs de microempreendedores individuais (MEI) que não pagaram nenhuma guia mensal (DAS) referente aos períodos de apuração de 2015, 2016 e 2017 e não entregaram nenhuma declaração anual (DASN-SIMEI) referentes aos anos de 2015 e 2016.
Endereços:
CARUARU - prédio da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (ACIC), Rua Armando da Fonte, 15, térreo, Maurício de Nassau. Telefone: 3725-7600. Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

IPOJUCA - prédio da AGÊNCIAMAIS, Rua Mário da Costa Monteiro, 98, Centro de Ipojuca. Telefone: 3561-1946. Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira, das 7h às 13h.

PETROLINA - Prédio da Agência do Trabalho, Avenida Tancredo Neves, s/n , 1º Piso, Centro de Convenções Senador Nilo Coelho. Telefone: 3866-9815. Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira, das 7h às 13h.

RECIFE - Prédio da Junta Comercial do Estado de Pernambuco (JUCEPE), Rua Imperial, 1600, São José, Recife. Telefone: 3182-2801. Horário de funcionamento de segunda à sexta-feira, das 8h às 13h.
Agência de Empreendedorismo - Rua da União, 293, Boa Vista. Telefones: 3183-7238/3183-7237/3183-7257.

*A Sempetq informa que, nos municípios onde não há Unidades do Expresso Empreendedor, os Microempreendedores Individuais podem procurar a Sala do Empreendedor ou o SEBRAE. Há ainda o Portal do Empreendedor www.portaldoempreendedor.gov.br.

Nota do PSB sobre o julgamento do ex-presidente Lula


Partido Socialista Brasileiro (PSB) lançou nota sobre o julgamento do ex-presidente Lula. 

NOTA SOBRE O JULGAMENTO DO EX-PRESIDENTE LULA


Os pernambucanos, como todos os brasileiros, aguardam, com grande expectativa, o julgamento em segunda instância do ex-presidente Lula. 

Para o PTB de Pernambuco, nesse momento, é fundamental que todas as forças democráticas e comprometidas com o país se manifestem para que esse julgamento se dê num marco de rigoroso respeito à Constituição, pilar essencial e fundador da nossa democracia.

Embora o ex-presidente Lula seja uma figura símbolo, e por isso suscetível a pré-julgamentos e manifestações de intolerância em vários setores, o que a Nação brasileira espera é que se imponham os preceitos constitucionais, e que a ele sejam garantidas todas as prerrogativas que devem ser oferecidas a qualquer cidadão brasileiro. Só assim, ao final desse processo, o país terá sua democracia viva e fortalecida.

José Humberto Cavalcanti
Presidente do PTB / PE

Canal Lava Tripas passa por um pente-fino depois de 17 anos


Sofá, carcaça de fogão, cadeiras e muitos entulhos já foram retirados

Depois de 17 anos, o canal Lava Tripas, em Olinda, passa por uma geral. O trabalho começou pela Rua do Amanhecer (mais conhecida como Ladeira do Giz), em Águas Compridas. As equipes da Secretaria Executiva Defesa Civil, em apenas três dias de atividades, removeram uma vasta quantidade de material. Sofá, carcaça de fogão, cadeiras, pneu de trator, centenas de garrafas pets e muitos entulhos. O canal era limpo, no passado, apenas sob a ponte do encontro das avenidas Presidente Kennedy e Segunda Perimetral, em Peixinhos.  Mas a atual gestão está fazendo um pente-fino em todo o trajeto do canal.

Em poucas horas de serviço foram removidos quatro caminhões abarrotados de sujeira. Muita coisa descartada irregularmente pela própria população. O comerciante Anderson Ramos,  ratificou que há 17 anos não era feita qualquer intervenção neste ponto do canal. "Muitos anos que ninguém limpava aqui. No meu comércio a água subia quase meio metro e agora com essa limpeza feita pela equipe da Defesa Civil não vai mais inundar", afirma.

"O canal estava muito obstruído e depois dos serviços de limpeza realizado pela Defesa Civil, vimos que a água seguiu o percurso sem dificuldade. E no momento das chuvas fortes, não trará alagamentos e a comunidade ficará mais tranquila, porque não haverá mais inundações”, explica o diretor de Defesa Civil, Pablo Pereira.

O Lava Tripas nasce na Mata da Mirueira, passa pelos bairros de Águas Compridas, Sapucaia, Aguazinha,  atravessa a II Perimetral e a Avenida Presidente Kennedy, em Peixinhos, e deságua no Rio Beberibe.

Junior Matuto solta o verbo: “ Meu compromisso é com o povo, recebo quem quiser ajudar Paulista” IP

Junior Matuto solta o verbo: “ Meu compromisso é com o povo, recebo quem quiser ajudar Paulista”



Indagado em entrevista em uma emissora de rádio no Recife, capital pernambucana, sobre a repercussão da visita do senador Fernando Bezerra Coelho, semana passada em seu gabinete, o prefeito Junior Matuto fez questão de deixar claro que na politica ele sempre teve lado. “Não torço por resultados, eu torço por time. Se eu cheguei aonde cheguei é porque eu sempre fiz a política do lado. Eu faço a política macro, eu tenho um compromisso com o povo do Paulista e quem quiser ajudar a nossa cidade a porta da prefeitura está aberta”, disse.
O prefeito lembrou que antes da visita do senador, o ministro Mendonça Filho também esteve no município e deu ordem serviço para a construção da sede do IFPE. “Naquele momento, o povo não questionou golpe nem oposição. O povo quer ser curado não importa de onde vem o médico nem o remédio”, assegurou Junior, lembrando que 15 deputados, de vários partidos, já destinaram emenda parlamentar para Paulista.
O prefeito relembrou ainda que o senador Fernando Bezerra Coelho era aliado do governo até pouco tempo atrás, e também já fez gestos importantes para o município. “O senador, independente da questão de hoje ser oposição ou ser pré-candidato contra Chapa Paulo Câmara, já fez gestos para nossa cidade. Agora, o que acontece é que pessoas que não tem voto, nem tem política, no juízo, mas vivem na sombra do poder, ficam querendo achar chifre em cabeça de cavalo, mas eu estou muito tranquilo e isso vai ser demonstrado na campanha”, argumentou.
Junior Matuto afirmou ainda que para ter forças politicas de apoiar qualquer candidato, o município precisa estar nos trilhos. “O que o povo tá querendo é que a PE01 seja duplicada, o povo tá querendo é que o Mercado de Paratibe seja entregue, o povo tá querendo é que a ponte da comunidade do Barão seja entregue, o povo tá querendo é que o programa de macrodrenagem do Rio Paratibe seja concluído, portanto quem achar que receber Fernando Bezerra Coelho foi um recado, uma provocação, tá sendo totalmente infeliz na sua avaliação. Recebi e recebo ele, e seja lá quem for se bater na minha porta para ajudar o município. Porque o meu compromisso é com o povo, recebo quem quiser ajudar Paulista. Nunca vou beber a água da ingratidão e não estou aqui me justificando porque não preciso disso”, desabafou Junior.
Estas declarações foram feitas durante entrevista em uma rádio no Recife, nesta terça-feira, (23.01), onde também foi abordado a cerca do resultado do julgamento do Tribunal Regional Eleitoral, que por unanimidade, acatou o recurso da defesa do prefeito contra o pedido de impugnação de seu mandato. “Nunca fomos afastados do mandato, e na verdade, a votação somente consolidou o resultado das urnas, quando a população do Paulista nos reelegeu”. O resultado do TRE foi recebido de maneira positiva e o prefeito assegurou que vai comemorar com muito trabalho, retribuindo a confiança dos paulistenses, que consolidou a reeleição da Chapa Junior Matuto e Jorge Carreiro. 

Reflexão de Boa Vontade Desafiando o tabu individualista



Paiva Netto

Dentre tantos casos que ilustram a necessidade de o espírito solidário reger a economia nas civilizações, é oportuno ressaltar o brilhante trabalho da dra.Elinor Ostrom (1933-2012), única mulher até hoje a receber o Prêmio Nobel de Economia. Ela e Oliver Williamson foram laureados em 2009, ambos por pesquisas na área de governança econômica.
A saudosa professora da Universidade de Indiana, EUA, teve de vencer os preconceitos acadêmicos contra a mulher para se graduar em Ciência Política. De origem humilde, interessou-se por estudar a organização de comunidades e a gestão que fazem dos recursos comuns, a exemplo das áreas florestais e de pesca. Ela acreditava que as pessoas, por si sós, alcançariam formas racionais de sobreviver e de conviver bem. Seria possível estabelecer laços de confiança entre os indivíduos e desenvolver regras, respeitando as particularidades dos sistemas ecológicos, a fim de que houvesse cuidado e proveito coletivos dos bens disponíveis. Isso foi de encontro à teoria econômica em vigor, chamada “tragédia dos comuns”, baseada numa visão de que o ser humano, agindo apenas de forma egoísta, levaria à ruína os recursos naturais.
E as extensas pesquisas de campo que ela realizou nas florestas do Nepal, nos sistemas de irrigação da Espanha, nas vilas montanhosas da Suíça e do Japão, nas áreas de pesca da Indonésia, entre outros locais, confirmaram sua hipótese de que é possível haver convivência harmoniosa e uso responsável das condições que a Natureza oferece. Verificou-se que não se poderiam reduzir as pessoas à ganância de tão somente buscar o máximo de ganhos individuais. Porquanto, deve-se compreender que a vida é composta de propósitos mais amplos e que a ajuda mútua se apresenta como item de necessidade básica da Alma humana. Em artigo científico, de junho de 20101, a dra. Ostrom concluiu: “Por quase todo o século passado, analistas de políticas públicas têm postulado que o grande objetivo dos governos é projetar instituições para forçar (ou empurrar) indivíduos completamente egoístas a alcançar melhores resultados. Extensa pesquisa empírica me leva a argumentar que, pelo contrário, o principal objetivo das políticas públicas deve ser facilitar o desenvolvimento de instituições que despertem o que há de melhor nos seres humanos. Precisamos nos perguntar como instituições policêntricas variadas ajudam ou impedem inovação, aprendizado, adaptação, integridade de caráter, níveis de cooperação dos participantes, bem como a conquista de resultados mais efetivos, equitativos e sustentáveis, em escalas múltiplas”. (O destaque é nosso.)
Nada melhor do que acreditar e investir no potencial divino dos indivíduos.
Não nos cansamos de afirmar: nascemos na Terra para viver em sociedade, Sociedade Solidária Altruística Ecumênica; portanto, fraternalmente sustentável.

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.
__________
1 OSTROM, Elinor. “Beyond Markets and States: Polycentric Governance of Complex Economic Systems”, em American Economic Review, 100, junho de 2010, p. 24. Disponível em: https://www.aeaweb.org/articles?id=10.1257/aer.100.3.641.
__________
Trecho extraído do novo livro Tesouros da Alma (Editora Elevação), de Paiva Netto, 304 páginas.

Tem estreia teatral e brega pernambucano no Janeiro desta terça-feira


A terça-feira (23) desta última semana do Janeiro de Grandes Espetáculos tem estreia e brega pernambucano. “A Ceia dos Cardeais” será encenado pela primeira no palco do Barreto Júnior. Com produção de Paulo de Castro, a montagem aborda a intimidade de três eminências do Vaticano, que num encontro casual refletem sobre a Igreja Católica do papa Bento XIV, ideias políticas e sociais, além de confissões amorosas da juventude. No Teatro Luiz Mendonça, “Ritmo Kente! – Um Brega de Musical” propõe uma viagem pela música brega pernambucana. Na programação paralela, “Mucurana, O Peixe”, em cartaz no Teatro Hermilo Borba Filho. Confira o cronograma completo do festival em: www.janeirodegrandesespetaculos.com
PROGRAMAÇÃO 23/jan (terça-feira)


TEATRO ADULTO
A Ceia dos Cardeais | Paulo de Castro Produções (Recife)
19h, Teatro Barreto Júnior: Rua Estudante Jeremias Bastos, s/n, Pina. (81) 3302.5914
R$ 40 e R$ 20 (meia). 45 min. 12 anos
* Nova sessão dia 24, às 19h

“A Ceia dos Cardeais” aborda a intimidade de três eminências do Vaticano: um português, um espanhol e um francês que, entre vinhos e mesa farta, fazem uma reflexão sobre a Igreja Católica do papa Bento XIV. Discorrem sobre as ideias políticas e sociais da época que influenciavam o mundo e finalizam com confissões íntimas de aventuras amorosas, guardadas em segredo desde a juventude.