Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Dos camarins para o palco: Bonsucesso volta a protagonizar a cena teatral olindense

spaço ficou 20 anos sem funcionar


O Teatro do Bonsucesso reaberto após 20 anos fechado? Foi, nesta terça-feira (30.01), com acessibilidade, conforto, segurança e todo bonito para os artistas que tanto ansiavam pelo equipamento, e para todos os outros amantes da cultura. O Clube Atlântico também reaberto? Sim, há duas semanas, um espaço histórico se reincorporou ao convívio do público, também requalificado. Sem falar das tantas outras ações já vistas em 2018. Quando o olhar se volta para o início do ano passado, são muitas realizações. Esses foram os sentimentos na reinauguração do teatro fundado em 1970. Com a presença do prefeito de Olinda, Professor Lupércio, secretários municipais, vereadores e outras lideranças. E os artistas? Eles merecem um destaque especial: se fizeram presentes na cerimônia e são parte central na retomada das atividades no local.  

Além da população, que esperou por duas décadas para acompanhar exibições culturais, é para gente como Maria Lídia, Alexandre Marcos, Ido Santos, artistas que se apresentaram no início do evento, e tantos nomes, que este momento foi pensado. Todos já estão convidados para debates e seminários sobre a utilização do espaço. As reuniões vão acontecer após o Carnaval, como explicou o secretário de Patrimônio e Cultura, Gilberto Sobral. 

"Esse é um entendimento do prefeito, de colocar vocês, os artistas, para construir junto com a gente como serão as atividades", afirmou Sobral, acompanhando a fala de Lupércio: "A gente sente a população nas ruas, constatando o trabalho que estamos fazendo. Quero agradecer a todos. A Secretaria de Patrimônio e Cultura (Sepac) está de frente dessa reinauguração, mas é um trabalho integrado, como sempre estamos fazendo", pontuou. 

Dentro do espaço, que comporta 134 pessoas sentadas, o público conferiu a nova estrutura. Climatizado, o Bonsucesso conta com banheiros acessíveis, cadeiras confortáveis, camarim requalificado. Tudo pintado, limpo, com segurança.  O prefeito fez questão de destacar ainda que o respeito com o dinheiro público mais uma vez é visto com essa conquista. Foram investidos em quatro meses de obras, R$ 59.610, provenientes do Fundo para Preservação do Sítio Histórico.   

Na parte da frente, quem passar confere uma obra de arte feita pelo artista Raoni Assis. Uma iniciativa do Estúdio Sarasá e da Sepac, foi pintado um mural grafitado com cal. Um conjunto de tons alegres que mostram como, com materiais que não agridem prédios históricos, muros da cidade podem abrigar cores vivas e expressões artísticas tão próprias da cidade.   

Foto: Alice Mafra/PMO

Bloco em Maranguape II fará concentração no Caldinho do Leo

O famoso Caldinho do Leo vai ser o point da concentração carnavalesca na terça-feira, dia 13 de fevereiro. Confira mais na imagem.

Artigo de Opinião do Deputado Federal Ninho

Diante das grandes dificuldades que o Litoral Norte enfrenta em relação ao abastecimento de água, solicitei a Compesa informações a respeito do projeto que trata da ampliação dos sistemas de abastecimento dos municípios de Abreu e Lima, Igarassu, Itamaracá, Itapissuma e Paulista. Cobrei da companhia os prazos relativos a execução deste projeto e se já existe outro em execução para ampliação do sistema adutor de Arataca. Também aproveitei a oportunidade para pedir a Compesa uma intensificação na fiscalização dos afluentes do Rio Botafogo, pois existe uma suspeita do uso irregular de suas águas. 

Bloco Gota D’Água anima foliões na sexta-feira de Carnaval

Organizado há 36 anos pelos funcionários da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), o Bloco Gota D’Água sai às ruas na sexta-feira de Carnaval, que - numa feliz coincidência - será comemorado o Dia Mundial do Frevo, 9 de fevereiro. A Compesa é a única empresa de saneamento do país que mantém uma agremiação e a tradição de desfilar no Carnaval do Recife, há quase quatro décadas. Nessa edição, os cantores Silvério Pessoa e Diego Cabral estarão animando o cortejo junto aos Trios Balada e Planeta, que ainda contará com a participação dos Trios Asas da América e Batuque, com Orquestra de Frevo de Rodrigo Medeiros.
A concentração inicia às 16h, no estacionamento interno da sede antiga da companhia na Avenida Cruz Cabugá, Nº 1387, no bairro de Santo Amaro. Os passistas e bonecos gigantes irão convidar os foliões a entrar no clima carnavalesco ao som do cantor Geraldo Maia e da Orquestra de Frevo Feminina Lourdinha Nóbrega. O Gota D’Água tomará as ruas às 20h30 e será animado pelos trios durante todo o percurso, com cerca de quatro quilômetros, que passa por toda extensão da Avenida Cruz Cabugá, depois pelo Parque 13 de Maio e encerra na Rua da Aurora, nas imediações da Assembleia Legislativa. 
“Teremos apoio da Polícia Militar e seguranças contratados ao longo de todo o trajeto, que também contará com um carro de apoio especial e da CTTU (Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife) organizando o trânsito”, destaca o presidente do Gota D’água, Jaime Meira. Como nas últimas edições, a expectativa é que cerca de 10 mil foliões participem dos festejos. 
SERVIÇO:
Bloco Gota D’água – 36 anos
Dia: Sexta-feira (09/02)
Início do desfile de rua: às 20h30
Trajeto: começa na sede da Compesa da Cruz Cabugá (nº 1387, Santo Amaro), segue até o Parque Treze de Maio, e encerra nas imediações da Assembleia Legislativa.
Atrações: Trio Asas da América; Trio Balada, com Silvério Pessoa; Trio Batuque, com Orquestra de Frevo de Rodrigo Medeiros; Trio Planeta, com Diego Cabral e carro de apoio.
Venda de camisas e informações: 3412-9213

Sítio Histórico de Olinda passa por operação contra roedores e arboviroses para receber o Carnaval

Uma equipe com 115 profissionais da Secretaria de Saúde de Olinda será mobilizada nesta quarta-feira (31.01), às 8h30, durante um mutirão de desratização e contra o mosquito Aedes aegypti no Sítio Histórico. A ação faz parte das atividades de preparação da cidade para o Carnaval. Formado por biólogos, supervisores e Agentes de Endemias o grupo contará com cerca de três mil blocos parafinados e 200 kg de pó de contato para combater os roedores. Os técnicos irão aplicar os produtos nas vias públicas, residências e outros pontos estratégicos. Simultaneamente, os funcionários irão orientar os moradores sobre o acondicionamento adequa