Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Dos camarins para o palco: Bonsucesso volta a protagonizar a cena teatral olindense

spaço ficou 20 anos sem funcionar


O Teatro do Bonsucesso reaberto após 20 anos fechado? Foi, nesta terça-feira (30.01), com acessibilidade, conforto, segurança e todo bonito para os artistas que tanto ansiavam pelo equipamento, e para todos os outros amantes da cultura. O Clube Atlântico também reaberto? Sim, há duas semanas, um espaço histórico se reincorporou ao convívio do público, também requalificado. Sem falar das tantas outras ações já vistas em 2018. Quando o olhar se volta para o início do ano passado, são muitas realizações. Esses foram os sentimentos na reinauguração do teatro fundado em 1970. Com a presença do prefeito de Olinda, Professor Lupércio, secretários municipais, vereadores e outras lideranças. E os artistas? Eles merecem um destaque especial: se fizeram presentes na cerimônia e são parte central na retomada das atividades no local.  

Além da população, que esperou por duas décadas para acompanhar exibições culturais, é para gente como Maria Lídia, Alexandre Marcos, Ido Santos, artistas que se apresentaram no início do evento, e tantos nomes, que este momento foi pensado. Todos já estão convidados para debates e seminários sobre a utilização do espaço. As reuniões vão acontecer após o Carnaval, como explicou o secretário de Patrimônio e Cultura, Gilberto Sobral. 

"Esse é um entendimento do prefeito, de colocar vocês, os artistas, para construir junto com a gente como serão as atividades", afirmou Sobral, acompanhando a fala de Lupércio: "A gente sente a população nas ruas, constatando o trabalho que estamos fazendo. Quero agradecer a todos. A Secretaria de Patrimônio e Cultura (Sepac) está de frente dessa reinauguração, mas é um trabalho integrado, como sempre estamos fazendo", pontuou. 

Dentro do espaço, que comporta 134 pessoas sentadas, o público conferiu a nova estrutura. Climatizado, o Bonsucesso conta com banheiros acessíveis, cadeiras confortáveis, camarim requalificado. Tudo pintado, limpo, com segurança.  O prefeito fez questão de destacar ainda que o respeito com o dinheiro público mais uma vez é visto com essa conquista. Foram investidos em quatro meses de obras, R$ 59.610, provenientes do Fundo para Preservação do Sítio Histórico.   

Na parte da frente, quem passar confere uma obra de arte feita pelo artista Raoni Assis. Uma iniciativa do Estúdio Sarasá e da Sepac, foi pintado um mural grafitado com cal. Um conjunto de tons alegres que mostram como, com materiais que não agridem prédios históricos, muros da cidade podem abrigar cores vivas e expressões artísticas tão próprias da cidade.   

Foto: Alice Mafra/PMO

Bloco em Maranguape II fará concentração no Caldinho do Leo

O famoso Caldinho do Leo vai ser o point da concentração carnavalesca na terça-feira, dia 13 de fevereiro. Confira mais na imagem.

Artigo de Opinião do Deputado Federal Ninho

Diante das grandes dificuldades que o Litoral Norte enfrenta em relação ao abastecimento de água, solicitei a Compesa informações a respeito do projeto que trata da ampliação dos sistemas de abastecimento dos municípios de Abreu e Lima, Igarassu, Itamaracá, Itapissuma e Paulista. Cobrei da companhia os prazos relativos a execução deste projeto e se já existe outro em execução para ampliação do sistema adutor de Arataca. Também aproveitei a oportunidade para pedir a Compesa uma intensificação na fiscalização dos afluentes do Rio Botafogo, pois existe uma suspeita do uso irregular de suas águas. 

Bloco Gota D’Água anima foliões na sexta-feira de Carnaval

Organizado há 36 anos pelos funcionários da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), o Bloco Gota D’Água sai às ruas na sexta-feira de Carnaval, que - numa feliz coincidência - será comemorado o Dia Mundial do Frevo, 9 de fevereiro. A Compesa é a única empresa de saneamento do país que mantém uma agremiação e a tradição de desfilar no Carnaval do Recife, há quase quatro décadas. Nessa edição, os cantores Silvério Pessoa e Diego Cabral estarão animando o cortejo junto aos Trios Balada e Planeta, que ainda contará com a participação dos Trios Asas da América e Batuque, com Orquestra de Frevo de Rodrigo Medeiros.
A concentração inicia às 16h, no estacionamento interno da sede antiga da companhia na Avenida Cruz Cabugá, Nº 1387, no bairro de Santo Amaro. Os passistas e bonecos gigantes irão convidar os foliões a entrar no clima carnavalesco ao som do cantor Geraldo Maia e da Orquestra de Frevo Feminina Lourdinha Nóbrega. O Gota D’Água tomará as ruas às 20h30 e será animado pelos trios durante todo o percurso, com cerca de quatro quilômetros, que passa por toda extensão da Avenida Cruz Cabugá, depois pelo Parque 13 de Maio e encerra na Rua da Aurora, nas imediações da Assembleia Legislativa. 
“Teremos apoio da Polícia Militar e seguranças contratados ao longo de todo o trajeto, que também contará com um carro de apoio especial e da CTTU (Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife) organizando o trânsito”, destaca o presidente do Gota D’água, Jaime Meira. Como nas últimas edições, a expectativa é que cerca de 10 mil foliões participem dos festejos. 
SERVIÇO:
Bloco Gota D’água – 36 anos
Dia: Sexta-feira (09/02)
Início do desfile de rua: às 20h30
Trajeto: começa na sede da Compesa da Cruz Cabugá (nº 1387, Santo Amaro), segue até o Parque Treze de Maio, e encerra nas imediações da Assembleia Legislativa.
Atrações: Trio Asas da América; Trio Balada, com Silvério Pessoa; Trio Batuque, com Orquestra de Frevo de Rodrigo Medeiros; Trio Planeta, com Diego Cabral e carro de apoio.
Venda de camisas e informações: 3412-9213

Sítio Histórico de Olinda passa por operação contra roedores e arboviroses para receber o Carnaval

Uma equipe com 115 profissionais da Secretaria de Saúde de Olinda será mobilizada nesta quarta-feira (31.01), às 8h30, durante um mutirão de desratização e contra o mosquito Aedes aegypti no Sítio Histórico. A ação faz parte das atividades de preparação da cidade para o Carnaval. Formado por biólogos, supervisores e Agentes de Endemias o grupo contará com cerca de três mil blocos parafinados e 200 kg de pó de contato para combater os roedores. Os técnicos irão aplicar os produtos nas vias públicas, residências e outros pontos estratégicos. Simultaneamente, os funcionários irão orientar os moradores sobre o acondicionamento adequado do lixo e as formas de prevenir o surgimento das arboviroses. O ponto de partida será em frente ao prédio da prefeitura e segue até o bairro de Guadalupe. A coordenação é do Centro de Vigilância Ambiental de Olinda (CEVAO).  

Em clima de Carnaval, Paulista realiza ação em combate à Hanseníase na Mirueira


Em alusão ao Dia Mundial de Luta e Prevenção da Hanseníase, a Prefeitura do Paulista, através da Secretaria de Saúde, promoveu uma caminhada, na manhã desta terça-feira (30.01), para conscientizar a população do município sobre a doença. Um grupo de profissionais da saúde caminhou da Praça C até o Hospital da Mirueira, informando as pessoas sobre os cuidados e tratamento da hanseníase.
Em clima de Carnaval, a caminhada contou com a participação de boneco gigante, orquestra de frevo e passistas. O intuito foi de alertar as pessoas sobre a importância do tratamento da Hanseníase. Após a chegada do grupo ao hospital, foram oferecidas diversas palestras educativas sobre a hanseníase e a importância do seu tratamento.  A população também pode fazer avaliações de manchas. O evento foi organizado pela coordenação de Hanseníase do município e teve como tema “Apagar essa mancha é missão de todos”.
O bloco carnavalesco contou com a presença da coordenação Estadual de Saúde e do Morhan (Movimento de Reintegração das pessoas Atingidas pela Hanseníase), que oferece atividades voltadas para a erradicação da Hanseníase, através de atividades de conscientização e foco na construção de políticas públicas eficazes para a população. O Morhan também é referência na luta pela garantia de direitos e respeito às pessoas atingidas.
O Centro social da Mirueira também participou da ação, junto às irmãs da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil. Durante a ação, foram entregues centenas de panfletos informando às pessoas que a hanseníase tem cura e que seu tratamento pode ser feito de forma gratuita, nas Unidades de Saúde da Família do Município.

Vaga de emprego


Atenção pessoal! Vagas disponíveis na Agência do Trabalho do Paulista para esta terça-feira (30). As oportunidades são para almoxarife (10) com o salário de R$ 1.117,00, é necessário ter seis meses de experiência e Ensino Médio completo. Outra vaga é para marceneiro (1), para se candidatar o profissional deve ter experiência mínima de seis meses na CTPS. com Ensino Fundamental completo. O salário não foi informado.

 

Os candidatos devem comparecer na Agência do Trabalho do Paulista, localizada na Praça Frederico Lundgren s/n, Centro. O atendimento ao público acontece de segunda a sexta, das 07h às 13h. Para maiores informações entrar em contato com a central de vagas 3183.7293 As vagas está sujeitas a alterações no decorrer do dia.