Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Troça Os Dengosos em Folia toma as ruas do Paulista alertando a população contra as arboviroses



Com o frevo na ponta do pé, além de muita alegria e animação, a Troça Carnavalesca Mista Os Dengosos em Folia ganharam as ruas do centro do Paulista, na manhã desta sexta-feira (09.02). Organizada pelaAssociação Municipal de Agentes de Combate às Endemias (Amacepa), a agremiação contou com a presença dos profissionais, além dos demais servidores da Secretaria de Saúde do Paulista.

 

Na ocasião, os ACEs aproveitaram o período carnavalesco para alertar à população sobre os cuidados com a saúde, e o combate às arboviroses como a dengue e às outras demais endemias. A diversão se misturou com a ação de panfletagem com materiais educativos, além de preservativos.

 

“Esse não é só mais um bloco de Carnaval a desfilar aqui nas ruas da cidade. Ele tem o objetivo maior de ser uma ação de educação e informação à população, mostrando o trabalho do Agente de Endemias, que é um trabalho de prevenção às doenças e promoção à saúde”, explicou a presidente da Amacepa, Luci de Souza.

De acordo o superintendente de Vigilância em Saúde do Paulista, Fábio Diogo, esse é mais um momento em que os profissionais aproveitam para abordar como a população deve cuidar da saúde, independente do período do ano.

“A gente sempre aproveita essas formas diferentes de falar da mesma coisa, que é o combate ao aedes aegypti, que transmite tantas arboviroses. E a gente está aqui fazendo essa congregação com os agentes de endemias, com todo o pessoal da secretaria de saúde e os cidadãos, para a gente também continuar trabalhando contra o mosquito. Também estamos distribuição de preservativos, para a prevenção às DSTs e alguns panfletos informativos sobre prevenção”, ressaltou.

A secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart, reforçou a importância de a população atentar para o cuidado na saúde, evitando a criação de focos dos mosquito transmissor das doenças como a dengue,chikungunya e a zika. “O objetivo daqui desse bloco de hoje é a gente levar a saúde para o Centro da cidade, para dentro do município, para as pessoas não se esquecerem de se cuidar, mesmo no carnaval”, finalizou Bernart.

Saúde de Igarassu com esquema especial neste Carnaval



A Prefeitura de Igarassu, através da Secretaria Municipal de Saúde,  está de olho na saúde dos foliões também durante o período de carnaval. Em cada polo da folia, a Saúde vai ofertar uma ambulância com equipe técnica para eventuais emergências e contará com a presença de  Arte Educadores que estarão orientando aos visitantes e moradores sobre a importância do uso da camisinha e como evitar as doenças sexualmente transmissíveis. Os preservativos serão distribuídos todos os dias do Reinado de Momo. A Unidade Hospitalar de Igarassu - UHI,  que conta com atendimento de urgência 24 horas com várias especialidades, está prontidão para atender os foliões que necessitem de atendimento médico e hospitalar. 

Socioeducandos prestam homenagens a Almir Rouche


Festa de Carnaval da Casem Areias contou com a presença do cantor, que teve pinturas a ele dedicadas 

Há 30 anos levando o nome do nosso Estado por onde passa, o cantor recifense Almir Rouche comemora 30 anos de carreira. Em reconhecimento à importância dessa data e com o intuito de valorizar sempre a nossa cultura, socioeducandos da Casa de Semiliberdade (Casem) Areais, juntamente com os servidores e funcionários, promoveram uma festa de Carnaval diferente. Este ano contou com a presença do cantor Almir Rouche, além da Diretora-Presidente da Funase. Foi uma manhã de muita alegria. 

“Hoje é um dia feliz, um marco no Carnaval da Funase.
 Ver cada detalhe que vocês mesmos fizeram para homenagear é de uma importância imensa. É mais um dia pra reafirmar que acreditamos no futuro de vocês”, destacou a Diretora-Presidente, Nadja Alencar. Para que tudo ficasse pronto, a unidade 
veio se preparando desde Janeiro. Os socioeducandos participaram de oficinas de percussão, confecção de máscaras de Carnaval e também fizeram a oficina de pintura das paredes, focando nos temas carnavalescos e também no homenageando, o cantor e compositor Almir Rouche.

A culminância aconteceu nesta quinta-feira (08), com a exibição das pinturas e máscaras e apresentação do maracatu. O homenageado do dia dirigiu palavras de apoio aos socioeducandos, além de aconselhar e agradecer o tributo. “Primeiramente fico feliz com a homenagem. Fiz questão de abrir uma exceção na minha agenda e vir prestigiar por entender que é a Funase, é uma instituição séria. Espero que sirva de exemplo e que eles sigam a orientação das pessoas que querem o bem deles”.

O dia também contou com muita música, além de um bolo, partido pelo cantor e compositor. 
O socioeducando L.G, de 17 anos, participou da oficina de percussão e apresentou o que aprendeu nas aulas. “A experiência foi muito boa. Já tinha tocado antes, mas aqui foi mais organizado. Foi muito legal, gostei muito”. A percussionista integrante do Maracatu Nação Porto Rico, responsável pela oficina de percussão, Rayana Barbosa, também ficou entusiasmada com esse momento. “A experiência foi incrível. É algo que muda a percepção, e mostra que eles são artistas. Aqui há muitos talentos que precisam ser lançados no mundo”, enfatizou. 

Festas de Carnaval são realizadas em todas as unidades da Funase, desde a Região Metropolitana do Recife até o Interior, envolvendo também os familiares, oferendo momentos de alegria e descontração, sempre evidenciando a importância da nossa cultura. 

Catadores de Olinda assinam termo de compromisso



Na manhã do sábado, 10 de fevereiro, a partir das 8h, nas 4 Marias, a Secretaria de Meio Ambiente Urbano e Natural de Olinda irá promover um café de integração com 150 catadores de materiais reciclados que irão atuar no Carnaval de Olinda. Segundo o Diretor de Planejamento e Educação Ambiental, Cristiano Carrilho, a expectativa é que este ano dobre a quantidade de resíduos recicláveis recolhidos pelos catadores, superando a média de 40 toneladas de 2017 para 80 toneladas. Durante o café de integração os catadoresserão orientados e assinarão termo de compromisso com a Secretaria de Desenvolvimento Social de Olinda de que não teremos o trabalho infantil durante a ação.

Serviço

Café de Integração com Catadores de Olinda

Local: 04 Marias

Hora: 8h

Mudança no Simples beneficiará 2 mil microempresas pernambucanas


A mudança no regime de substituição tributária, aprovada pelo Senado nesta quarta-feira (7), pode beneficiar cerca de 2 mil micro e pequenas empresas em Pernambuco, que empregam cerca de 14 mil trabalhadores. No Brasil, o número de empresas impactadaspositivamente chega a 44 mil. O projeto aprovado, PLS 476/2017, aumenta o valor mínimo para que empresas sejam enquadradas no modelo de substituição tributária na cobrança do ICMS (imposto sobre circulação de mercadorias), cobrado pelos estados. A proposta agora segue para aprovação na Câmara dos Deputados.

Hoje, as empresas que têm receita bruta acima de R$ 180 mil ao ano estão sujeitas esse tipo de tributação – quando o imposto é cobrado da empresa por toda a cadeia de produção daquele bem, antes mesmo que o produto seja fabricado. Pela proposta aprovada, passou a valer o limite de enquadramento do Simples Nacional, que é de R$ 4,8 milhões. Os principais segmentos de microempresas impactadas com a mudança são panificação, fabricação de telhas e cerâmicas, sorvetes, massas alimentícias, laticínios, produtos de carne, biscoitos, molhos e chocolates.

Na avaliação do senador Armando Monteiro (PTB-PE), relator do projeto, a proposta é fundamental para melhorar o ambiente de operação das micro e pequenas empresas. "Além da cobrança antecipada por toda a cadeia, o recolhimento é complexo e prejudica acompetitividade dos pequenos em relação às demais empresas que operam na produção do mesmo bem”, afirmou..

Para Armando, o impacto será muito positivo. “Sabemos que o microempresário, o pequeno negócio, é um grande empregador. Se você penaliza o pequeno com muito imposto, muita burocracia, ele se inviabiliza e deixa de gerar emprego e renda. Esse projeto, portanto, visa não só preservar os empregos que temos hoje nas microempresas como melhorar o ambiente de negócios para que mais pequenos empreendedores possam abrir sua empresa, empregar e gerar renda”, avalia Armando.

O projeto surgiu no âmbito do Grupo de Trabalho de Reformas Microeconômicas, criado por iniciativa do presidente da CAE, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), e coordenado pelo senador Armando Monteiro. A missão do grupo era identificar os principais obstáculos vinculados ao chamado Custo Brasil e oferecer saídas para facilitar a atividade empreendedora e empresarial no país, a fim de estimular a geração de emprego e renda.

Foto: Ana Luiza Souza/Divulgação

Mestra Joana, do Baque Mulher, será homenageada na Câmara dos Deputados

Taxistas do Paulista têm até o dia 14 de fevereiro para circular no Recife

Segue até às 12h do dia 14 de fevereiro, Quarta-Feira de Cinzas, o “Convênio Táxi Metropolitano”, que garante aos taxistas do Paulista o direito de circular livremente no Recife durante o período carnavalesco.  

Esse é o sexto ano consecutivo que Paulista inclui sua frota no convênio, possibilitando aos permissionários a chance de garantir uma gratificação extra na folia de Momo.

O acordo firmado entre o poder público dos dois municípios está valendo desde as 18h do 1° dia desse mês e tem a finalidade de atender com qualidade o aumento da demanda de passageiros que estão aproveitando os festejos na capital pernambucana.

 

Recadastramento

Vai até o dia 28 de fevereiro o período para que os taxistas do Paulista efetuem o recadastramento obrigatório. A renovação da permissão inclui a atualização cadastral e a vistoria veicular. É importante ressaltarque estará sujeito a punições administrativas o profissional que não quitar suas pendências com o poder público no prazo estabelecido.

Segue abaixo o endereço e o horário para a realização do procedimento:

Local - Secretaria de Mobilidade e Administração das Regionais,

Rua Campo Grande s/n, Aurora, por trás do estádio Ademir Cunha.

Horário do atendimento – 08h às 13h

Documentos necessários

Permissionários:

- Cartão Alvará;

- CNH atualizada (cópia e original);

- Comprovante de residência (cópia e original);

- CRVL 2016 e 2017 (cópia e original);

- GNV atualizado para os veículos movidos a gás natural (cópia e original);

- Antecedentes criminais atualizados (federal e estadual);

 Motorista Auxiliar:

- CNH (cópia);

- Comprovante de residência (cópia)

- 01 foto (3x4);

- Certidão de antecedentes criminais (federal e estadual).

Hoje é dia do Frevo


A Secretaria de Educação e o Blog Paulista Atualizado parabenizam os 111 anos do Frevo.