Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Serviço facilita registro de telefones móveis furtados no Carnaval


Um stand do Alerta Celular funciona pertinho da Ciatur, na Praça do Carmo

O folião que curte o Carnaval de Olinda conta com um stand do Alerta Celular. A estrutura foi viabilizada pela Secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda para a Secretaria de Defesa Social oferecer o serviço ao público. O propósito da iniciativa é resgatar celulares furtados ou roubados. A intenção também é desestimular as práticas delituosas com esse fim: roubar telefones móveis durante os festejos. A unidade fica na Praça do Carmo, nas imediações da Companhia Independente de Apoio ao Turista (Ciatur).

Para quem deseja efetuar o cadastro, é preciso acessar o site da SDS (www.sds.pe.gov.br) e clicar na ferramenta Alerta Celular. Depois é só realizar o cadastro que, dentre outras solicitações, pede o número do IMEI  que pode ser obtido através do próprio celular. Basta  digitar *#06# que o código é exibido na tela (uma série de 15 dígitos).


Elba Ramalho estará em Paulista


Os paulistenses vão curtir o carnaval de rua de Paulista no Bloco Cavalo Branco, que neste ano traz a cantora Elba Ramalho.


Estarão presentes as bandas, Banda Ynove, Thaiara e o Parceiro Thiago Lobo. 


Concentração:

Rua 78, Maranguape II, Paulista - PE

Horário: 14h


O sentido lato de cidadania


O amadurecimento crescente de um povo, que está descobrindo os seus direitos de cidadão, ainda que tardiamente, porquanto duzentos anos após a Revolução Francesa [estávamos em 1991], o fará finalmente concluir que nenhum país pode na verdade desenvolver seus talentos se continuar subsistindo como uma grande senzala de senhores e escravos, ou fechar-se como uma ostra xenófoba ou abrir-se de forma temerária, a ponto de perder sua identidade, sua soberania.
 
A compreensão das massas ir-se-á maturando até que entendam o valor da cidadania, no sentido lato, pois não é bastante considerar o cidadão apenas no seu contexto físico, mas também no espiritual, porque qualquer componente dos grupos humanos é, em resumo, formado por corpo eAlma. Afinal somos na origem Espírito. Eis o sentido completo de cidadania, que não pode admitir tão somente o analfabetismo das letras humanas, como também a ignorância dos assuntos espirituais.
 
O desconhecimento desta realidade sobre a qual acabamos de discorrer favorece a incrementação das ações causadoras da fome, do desemprego, do sectarismo, do frio ideal individualista, isto é, ególatra, a promoção do escárnio com os que sofrem na sociedade, porque riqueza e pobreza situam-se dentro do ser humano; exteriorizá-las, ou não, depende da mentalidade e de fatores culturais (no futuro próximo, marcadamente espirituais), que precisam ser exercitados. Esta é uma situação que não afeta apenas o Brasil, é mundial: durante gerações foi-se oferecendo à grande parte das crianças e dos jovens pouco mais que lixo. Depois, há quem se surpreenda com o resultado obtido por tão funesta sementeira, a cultura do crime (que se compraz no conflito entre povos, ou mesmo dentro das famílias e das nações, verdadeiras guerras civis não declaradas), da qual a mocidade é a principal vítima (como está no Apocalipse, 8), a causar outras tantas em todas as classes. Não basta levantar o vidro do carro. É suicídio desviar a atenção do fato. Nunca foi eficiente esconder a cabeça na areia, como o avestruz. (...)
 
Não é sem propósito esta meditação de Bonaparte (1769-1821): “Cada hora perdida na juventude é uma possibilidade de infortúnio na idade adulta”.
 
Ora, isto também se aplica às nações que nascem, crescem, tornam-se maduras, quando colherão o que houverem plantado nas fases anteriores ou, não, se não souberem, mais que honrá-lo, sublimar seu patrimônio espiritual, social e humano. Eis o desafio a ser vencido no campo da Educação: o de aliar à Instrução a Espiritualidade Ecumênica. Nós, Legionários da Boa Vontade, temos plena certeza de que o Evangelho e o Apocalipse oferecem uma estrutura espiritual, psíquica e ética para que ocorra essa transmudação, cuja hora é chegada, mais que isso, urgentíssima.
 
Daí ter discorrido, em entrevista que concedi ao renomado jornalista Ibrahim Sued (1929-1995), sobre a Pedagogia inovadora que aplicamos na Legião da Boa Vontade, alinhando a ética ao ensino para a formação do Cidadão Ecumênico. Apresento, a seguir, trechos do que disse em resposta à arguição do saudoso Ibrahim, à época:
 
Última entrevista com Ibrahim Sued
Ibrahim Sued — Sei que a Legião da Boa Vontade tem uma linha pedagógica inovadora. Qual é a fórmula da LBV para resolver o problema da Educação no Brasil?
 
Paiva Netto — Antes de tudo, aplicar o nem sempre devidamente valorizado Amor, na definição de Laura, mãe do enfermeiro Lísias, personagens do livro Nosso Lar, de autoria do dr. André Luiz, na psicografia deChico Xavier (1910-2002): “O Divino Pão das Almas, o Alimento Sublime dos Corações”.
 
Amor versus conivência
Ora, meu caro Ibrahim, o que mais se vê por aí é o resultado da carência dele. Nada mais pedagógico do que o Amor Fraterno, conquanto enérgico e justo. Naturalmente, o Amor não pode ser confundido com conivência no erro, pois existem aqueles que consideram que amar é concordar em tudo, mesmo no que estiver errado. Amar é justamente o contrário, mas, sabendo-se com generosidade corrigir a pessoa em sua falta, mesmo que com ponderado rigor. (...) Aristóteles(384-322 a.C.) advertia que“todos quantos têm meditado na arte de governar o gênero humano acabam por se convencer de que a sorte dos impérios depende da Educação da mocidade”. Mas onde começa a verdadeira Educação? (...) Na Pedagogia da Legião da Boa Vontade, que prega a Sociedade Solidária, visamos formar o Cidadão Ecumênico, ou seja, o ser humano que transcende a mera competência, visto que muita gente tida como tal está levando o mundo a uma situação de calamidade e perigo. O Cidadão Ecumênico é o cidadão solidário, portanto não egoísta. É aquele que não se deixa seduzir pelo fanatismo, porque entende que não faz sentido odiar em nome de Deus, que é Amor. Enfim, é o que sabe respeitar a sagrada criatura humana sem preconceitos e sectarismos. O que é ético não pode acovardar-se. Quando o território não é defendido pelos bons, os maus fazem “justa” a vitória da injustiça. (...) Na verdade, meu caro Ibrahim, o que a LBV propõe é um grande programa de Reeducação. E é o que vimos fazendo dentro de nossas possibilidades, procurando despertar o interesse de tanta gente idealista, que,como nós, não acredita na fatalidade de destinos condenados à desgraça, por questões sociais, políticas, religiosas, étnicas... Além disso, nada se constrói firmado em recalques. Essa ação permanente da LBV pela reeducação do Povo muito impressionou o jornalistaGilberto Amaral, de Brasília, a ponto de ter declarado no Correio Braziliense: “A Legião da Boa Vontade dá uma clara e evidente demonstração ao país de como educar, principalmente os mais humildes” (...).
 
José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br —www.boavontade.com

Caixa Econômica será novo banco responsável pela folha de pagamento da Câmara Municipal do Paulista


O presidente da Câmara Municipal do Paulista, vereador Fábio Barros (PSB), assinou contrato com a Caixa Econômica Federal, que passa a ser o novo banco responsável pela folha de pagamento dos servidores da casa legislativa.

Na ocasião, junto a Fábio Barros, estiveram presentes, o controlador da Câmara, Emanuel Omena; a diretora do departamento pessoal, Cira Muniz; a diretora do departamento financeiro, Suely Pessoa e os gerentes da agência, Bernardo Pereira, gerente geral; Danilo Campachi, gerente de pessoas físicas e Renata Lima Pereira, gerente de atendimento e negócios.

Paulo Câmara: "O nosso povo faz o Carnaval de rua mais bonito e mais tranquilo do Brasil"

Foto: Divulgação

Durante a abertura do Carnaval 2018 do Recife, o governador destacou que o Governo de Pernambuco vai garantir 
toda a estrutura necessária para os foliões nas áreas de cultura, turismo, saúde e segurança

O Recife abriu oficialmente o Carnaval, nesta sexta-feira (09.02), com uma bonita festa marcada pela alegria de seu povo, pela multiculturalidade e pelo sentimento de paz, que promete se espalhar durante todo o reinado de Momo. Acompanhados do prefeito Geraldo Julio e da primeira-dama do Recife, Cristina Mello, o governador Paulo Câmara e a primeira-dama Ana Luiza se somaram aos milhares de foliões empolgados que transformaram, mais uma vez, o Marco Zero da Capital em um palco de exaltação ao frevo e às nossas tradições. Paulo destacou a importância da festa para Pernambuco e da expectativa para os quatro dias de folia por todo o Estado.

"O nosso povo faz o Carnaval de rua mais bonito e mais tranquilo do Brasil. A gente fica muito feliz em saber que teremos quatro dias de festa, com todas as manifestações culturais devidamente representadas, inclusive no Interior do Estado. A população vai às ruas fantasiada curtir,  e a gente vai garantir, com o Governo do Estado, toda a estrutura necessária, seja na área de segurança, saúde ou de orientação turística. A expectativa é que o nosso povo faça a diferença como sempre fez. E faça, mais uma vez, o melhor Carnaval do Brasil", frisou o governador.

Anfitrião da festa, o prefeito Geraldo Julio ressaltou que a homenagem ao frevo no dia em que o ritmo celebra os seus 111 anos. "Temos um grande espetáculo de música, dança e vamos seguir mostrando como é a tradição e a história do frevo. Está sendo uma grande noite. Temos muitos artistas se apresentando, os homenageados - Nena Queiroga e Jota Michiles - e muitos convidados deles também. É uma alegria a gente poder estar aqui na abertura do Carnaval, com milhares e milhares de pessoas aqui no Marco Zero", concluiu. 

FOLIA SEGURA - Preocupado em oferecer um Carnaval de qualidade aos foliões, o governador Paulo Câmara assegurou um investimento de R$ 25,1 milhões às festividades de Momo. O montante foi emprego nas áreas de cultura, segurança, turismo e saúde. No total, serão mais de 50 municípios beneficiados com a ação. Para garantir tranquilidade e segurança ao Carnaval de Pernambuco, o Governo do Estado destinou R$ 9 milhões aos trabalhos das polícias Militar, Científica e do Corpo de Bombeiros. Conforme anteriormente anunciado, Paulo Câmara coloca nas ruas, em 2018, um reforço de segurança, durante o período, 32% maior que em 2017. Nas ruas, o público verá plataformas elevadas de observação e centrais de monitoramento. 

Na saúde, o investimento foi de R$ 1,3 milhão. Dentre os serviços contemplados com o valor, estão as unidades estaduais de urgência e emergência, que receberão o incremento de 4.820 plantonistas extras, 30% a mais que no ano passado. As mulheres vítimas de violência terão o amparo do Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa, que funcionará 24 horas por dia durante todo o Carnaval.

O Governo de Pernambuco fornecerá, também, materiais impressos, como cartilha bilíngue, cartazes com orientações sobre rede de urgência e emergência, panfleto sobre febre amarela e folder com foco na prevenção aos acidentes de transporte terrestre. Além disso, o Programa Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids) distribuirá cerca de 3,5 milhões de preservativos para todos os municípios. 

Fotos: Hélia Scheppa/SEI

Bloco dos idosos de Petrolina



Festa marcada pela diversidade, o reinado de Momo abriu espaço para a inclusão social, em Petrolina. Nesta sexta-feira (9), três blocos representativos saíram às ruas da cidade para animar a prévia da folia e mostrar que a tradição é para todos.

Em sua 9ª edição, o Bloco 'Quem Disse Que a Gente Não Vinha’ usou a criatividade para mobilizar a população pelo enfrentamento à violência contra a mulher e a violação dos direitos da população feminina.

Com fantasias, brilho e um visual típico do Carnaval, os idosos ligados aos Centros de Convivência da prefeitura também se juntaram à folia. Batizado de ‘Alegria Não Tem Idade’, aagremiação cumpriu o percurso num momento de descontração para a terceira idade. Folião assíduo do Carnaval de Petrolina, seu José Antônio esbanjou animação e disse aguardar com ansiedade sua festa favorita. “A festa que eu mais gosto é o Carnaval, todo ano eu já fico esperando para chegar logo a hora porque é bom demais”, disse.

A prefeita interina, Luska Portela, também acompanhou todo o percurso e comemorou. “Foi uma noite muito especial onde percebemos que todas as pessoas estão incluídas e têm atençãoda nossa prefeitura. Foi emocionante ver como todos foram participativos, famílias inteiras ali brincando e esperamos que ano de vem seja ainda melhor”, disse a prefeita interina.

A prévia da festa momesca ainda teve espaço para o bloco ‘Sou Legal, Sou Especial’ que há 13 anos promove um carnaval inclusivo para as  pessoas com deficiência. Na agremiação, pais, familiares e profissionais da área de saúde demonstraram que não há limitações para a alegria. Juntas, as três agremiações fizeram o percurso levando, cada um, sua bandeira pelo respeito.

Os Blocos organizados pela prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos fizeram o percurso saindo da Praça Dom Malan, no centro da cidade, em direção à Praça 21 de Setembro onde a festa continuou animada pela Frevuca e pela orquestra dos meninos do Petrape.

Magnólia Costa: Assessora de Comunicação Sec. de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos

(87) 98875-7339

Nena Cabral deseja um Feliz Carnaval


Nena Cabral deseja um Feliz Carnaval aos paulistenses.

Prefeitura e Grande Recife realizam ação conjunta para retirar balsa clandestina de operação


Depois de diversas tentativas para retirar das águas a balsa clandestina que fazia o transporte de passageiros entre Maria Farinha e Nova Cruz, a Prefeitura do Paulista e o Grande Recife Consórcio de Transportes realizaram uma ação conjunta exitosa às 6h da manhã desta sexta-feira (09.02). A embarcação, que já estava interditada pela Marinha do Brasil, funcionava sem nenhum tipo de autorização dos órgãos competentes. O responsável pelo transporte clandestino foi notificado e terá de pagar multa.

A partir de agora, uma nova balsa ficará encarregada de fazer o trajeto marítimo. A empresa responsável pela embarcação ganhou o processo licitatório aberto pelo Grande Recife para operar no local. Isso vai melhorara qualidade do serviço, disponibilizando, inclusive, um esquema de funcionamento fixo para a população. Antes, os responsáveis pela balsa só operavam quando achavam necessário, deixando muita gente na mão.

O trabalho de retirada da balsa do mar teve o apoio de um reboque aquático. A ação contou com equipes da fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação e do Grande Recife.   

Em Paulista, vinte blocos carnavalescos desfilam pelos bairros neste domingo  


Neste domingo (11.02), a programação carnavalesca do Paulista segue animando os foliões que preferem aproveitar as agremiações locais. Quem passar o dia na cidade vai curtir pelo menos 20 blocos que desfilam pelas principais vias do município.


A folia começa a partir das 9h, e vai continuar ao longo do dia nos bairros de Jardim Paulista Baixo e Alto, Arthur Lundgren I e II, Catolé, Maranguape II e Jardim Maranguape, Sítio Fragoso, Pau Amarelo, Nobre, Conceição, Jaguarana e Paratibe.


Neste ano, a prefeitura está apoiando mais de 130 agremiações de diversos locais da cidade. O investimento público e de patrocínio na festa é de R$ 500 mil. O Carnaval do Paulista o conta com a parceria do Governo de Pernambuco, por meio da Empetur e Fundarpe, além da instituição financeira Bradesco. A programação é coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura.



Confira a programação:



Data

Hora

Bloco

Concentração

11/02

9h

As Poderosas

Vila Paratibe, Paratibe

11/02

10h

Mulher Tururu

Comunidade Tururu

11/02

15h

Concentra, mas não sai

Rua 54, Jd. Paulista Baixo

11/02

12h

Dourado na Folia

Rua Catolé, próximo à Associação de Moradores

11/02

12h

Liguarudos

Rua 134, Jardim Paulista Alto

 

12h

Bob Esponja

Rua Edson Nieling Lundgren, Nossa Senhora da Conceição

11/02

13h

As Katraias M2

Maranguape II

11/02

13h

Zito em Folia

Rua Brigadeiro Aldo Pinho Alves, Pau Amarelo

 

11/02

 

13h

 

Urso do Sítio Fragoso

 

Av. Benjamim, em frente ao Bar do Faísca, Fragoso

11/02

14h30

Katraias do Nobre

Praça dos Lenhadores, Nobre

11/02

15h

Algodão Doce

Paratibe

11/02

16h

Zumba em Folia

Rua Parnamirim, Arthur Lundgren I

 

11/02

 

16h

 

Burrinha Feliz

 

Rua Água Preta, Arthur Lundgren II

11/02

17h

Michael Jackson

Rua 99, Maranguape II

11/02

19h

Cacique

Jaguarana

 

Destaque da sexta-feira de Carnaval, bloco Bofe de Elite sacode os foliões em Arthur Lundgren II  


A animação tomou conta da cidade do Paulista nesta sexta-feira de Carnaval. O desfile dos blocos coloriu os bairros, trazendo alegria e irreverência às ruas. O destaque ficou por conta do Bofe de Elite, em Arthur Lundgren II. Em sua 11ª edição, a agremiação carnavalesca levou uma multidão à Rua Petrolina onde ocorreram os shows com as bandas Ynove, Amasso e É Farra. A festa ainda contou com a participação de Mayk Pancadão.

Para garantir a segurança dos foliões, a prefeitura mobilizou um efetivo especial com guardas municipais e agentes de trânsito. Os profissionais atuaram na mobilidade e na prevenção da violência e criminalidade. O ônibus de videomonitoramento do programa “Crack, é Possível Vencer” também foi usado para flagrar ocorrências de delitos e tumultos. Os guardas ainda contaram com motocicletas para realizar rondas.

Além do Bofe de Elite, que é presidido pelo vereador Edmilson do Pagode, outros nove blocos desfilaram nesta sexta de Carnaval, entre eles, o Drº Folia, no Centro da cidade; Grito de Alerta, no terminal de ônibus da Mirueira; Academia Stadium, no Janga; e o A Corda, em Paratibe. Todas as troças, blocos e agremiações carnavalescas tiveram apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura.

Neste ano, a gestão municipal está investindo 500 mil reais no Carnaval. O recurso é oriundo dos cofres municipais e de patrocínio. A folia de Momo da cidade conta com a parceria do Governo de Pernambuco, por meio da Fundarpe e da Empetur, e do Bradesco. Mais de 130 agremiações carnavalescas fazem parte da grade oficial da festa, que segue até o dia 24 deste mês.


Tá chegando o Cavalo Branco

Será na próxima segunda-feira, dia 12 de fevereiro.

Segunda-feira tem Mestre Forró


Dia 12 de fevereiro
Concentração a partir das 12h

Local:

Rua 88, Maranguape II

Ninho: Viva o Frevo e a cultura pernambucana

São 111 anos mexendo com todos os pernambucanos. O nosso Frevo é Patrimônio Imaterial da Humanidade reconhecido pela Unesco. Cerimônia que tive a felicidade de acompanhar a convite do Ministério da Cultura, na época comando pela senadora Marta Suplicy. Viva o Frevo e a cultura pernambucana.