Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Com 49 anos de tradição, desfile do Bacalhau na Vara arrasta multidão em Paratibe


Comemorando 49 anos de tradição o bloco Bacalhau na Vara mais uma vez abrilhantou a quarta-feira de cinzas dos foliões do bairro de Paratibe, em Paulista. Conhecido por ser um dos maiores blocos da cidade, a festa reúne pessoas de todos os lugares, como mostrou Dona Yvone Mendes, 42 anos, que mora em Jaboatão dos Guararapes. “Há vinte anos eu e minha família curtimos o bacalhau. Tenho um irmão que mora aqui e fazemos um camarote na casa dele, onde brincamoscom tranquilidade. Gosto do desfile porque é uma festa que reúne artistas de qualidade”, disse.

 

Esse ano a principal atração da festa foi o Maestro Spock, que empolgou a multidão tocando frevos bastante conhecidos por todo mundo. A folia também pegou fogo com os shows de André Rio; Marreta You Planeta; João do Morro; Chicareta; Ynove; Mil Milhas; Beleza Pura e trio da terra com Ed Carlos e Carlinhos Kaetés.

 

A estudante Wilma França, 21 anos, contou como foi aproveitar o carnaval na cidade. “Esse ano não viajei e brinquei meu carnaval todo em Paulista. Todos os dias tinham festas nos bairros e deu pra curtir muito. O bacalhau eu acompanho desde pequena e nunca deixo de prestigiar esse momento de muita alegria”, completou.

 

De acordo com o secretário de Turismo do Paulista, Fabiano Mendonça, além de realizar uma festa animada, a gestão se empenhou para oferecer um carnaval com muita segurança a todos os foliões. “Nós percebemos que, graças a Deus, o povo paulistense saiu de casa para brincar o carnaval na paz. Depois desses quatro dias de folia e agora prestigiando o bacalhau, podemos afirmar que a festa foi tranqüila, com muita alegria e espírito de confraternização”, ressaltou.

 

“O Carnaval da nossa cidade é uma festa descentralizada, onde atendemos os quatro cantos do município, oferecendo o conforto necessário para que a população possa brincar e aproveitar tudo perto das suascasas. Cerca de 150 blocos e agremiações fizeram a alegria dessas pessoas, que brincaram com consciência e paz, e isso mostra que podemos realizar uma festa linda, valorizando os artistas da terra, com simplicidade e alegria”, finalizou o prefeito do Paulista, Junior Matuto.

 

Os homenageados do Carnaval do Paulista 2018, o maestro Leonildo Araújo e o cantor Carlinhos Kaetés, também estavam presentes no Bacalhau na Vara. Quem também prestigiou hoje a festa e que marcou presença outros dias no carnaval da cidade, foi o chefe de gabinete do Governo do Estado, João Campos.  

 

 

SAÚDE - Durante o desfile profissionais da saúde distribuíram preservativos aos foliões. Quatro ambulâncias também estiveram espalhadas pelo percurso ajudando no atendimento aos casos de primeiros socorros. Cinco profissionais da Vigilância Sanitária também atuaram na festa fazendo inspeções nas barraquinhas de comidas e bebidas.

SEGURANÇA- Para garantir a segurança dos brincantes, cerca de 400 homens, da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guardas Municipais, Agentes de Trânsito, além de seguranças privados foram acionados. A atual gestão municipal também mobilizou seu efetivo.



 FOTOS: FRANCISCO MARQUES



Bloco Bacalhau na Vara de Paratibe nas ruas de Paratibe e Arthur Lundgren


Os trios do tradicional Bloco Bacalhau na Vara já estão circulando no bairro de Paratibe, em Paulista. 

Bacalhau de Paratibe homenageia cantor Ed Carlos



O cantor Ed Carlos, que a partir desse carnaval iniciou a comemoração de seus 30 anos de carreira, encerra o período de momo com chave de ouro, quando nesta quarta-feira de cinzas(14), será o grande homenageado do Bacalhau de Paratibe, bloco que promete não deixar ninguém parado ao som de nove trios elétricos.

Ainda nesta quarta, Ed Carlos participa do Blocalhau, a partir das 15h, no Recife Antigo, onde se junta com vários artistas locais para fazer uma grande festa pelas ruas do bairro.

Ed Carlos, Ed Verdade!

Recifense, Ed Carlos começou sua carreira em 1988, tendo como referência a primeira aparição pública a partir no evento Frevança, onde inclusive foi premiado.  Ao longo dos 30 anos já viajou pelo Brasil e o exterior com seus shows, a exemplo do Projeto Noites Pernambucanas, em Brasília,Brazilian Day Portugal, Festival de Jazz de Montreux, na Suíça e Carnaval das Culturas, em Berlim. Nessas três décadas, com toda a sua vasta interpretação musical, Ed conquistou vários prêmios e reconhecimentos,entre eles, nos festivais Frevança, Canta Nordeste e Recifrevoé e a menção honrosa da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo - ABRAJET, que o reconheceu como o artista que mais divulgou a música pernambucana a nível nacional e internacional. Além disso, Ed Carlos está no Guinness Brasileiro como o interprete que gravou e interpretou o maior número de frevos no país.

Confira a programação do Bacalhau de Paratibe


Programação Bacalhau na Vara 2018


João do Morro

André Rio

Spock 

Ynove

Mil Milhas

Chicareta

Marreta you Planeta

Beleza Pura

Trio com artistas da terra abrindo o Bacalhau na Vara


Apoio:

Pitú Mania de Brasileiro

EMPETUR

Secretaria de Turismo, esporte e lazer do Paulista

Prefeitura do Paulista

Governo do estado de Pernambuco