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Etanol: senador Fernando Bezerra e setor produtivo defendem álcool nacional a ministro da Agricultura

Etanol: senador Fernando Bezerra e setor produtivo defendem álcool nacional a ministro da Agricultura



Brasília, 20/02/18 – Atendendo a um pedido do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, recebeu, nesta terça-feira (20), representantes de produtores nordestinos de cana de açúcar e álcool. Durante a audiência – na sede do ministério, em Brasília – foi solicitada a manutenção da tarifa de importação sobre o álcool norte-americano.

“Manter a taxação sobre o etanol dos Estados Unidos significa valorizar o álcool nacional, apoiar os produtoresbrasileiros e reduzir o preço final pago pelo consumidor”, explicou Fernando Bezerra, ao final da audiência, da qual participaram os presidentes do Sindicato de Cultivadores de Cana de Açúcar de Pernambuco, Gerson Carneiro Leão; do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool (Sindaçúcar) de Pernambuco, Renato Cunha; e do Sindaçúcar de Alagoas, Pedro Robério Nogueira.

Em agosto do ano passado, o governo suspendeu a taxa de importação de 20% sobre o etanol dos EUA para volumes maiores que 600 milhões de litros ao ano. A medida contribuiu para o encarecimento do produto no Brasil e mobilizou representantes da cadeia produtiva em todo o país. Na avaliação do setor sucroalcooleiro, o fim da taxação prejudicará a rentabilidade e a produção nacional, que emprega mais de 260 mil trabalhadores só no Nordeste. 

De acordo com o Sindicato de Cultivadores de Cana de Açúcar de Pernambuco, os efeitos do fim da taxação são tão graves que fizeram o preço do açúcar brasileiro cair 5% no mercado internacional. Além disso, a entidade observa que o país – embora produza 39 milhões de toneladas de açúcar – só pode exportar, por ano, 160 mil toneladas do produto aos Estados Unidos.

O sindicato argumenta ainda que enquanto o Brasil produz etanol limpo, o produto importado é subsidiado e poluente. Ao final da audiência de hoje, o ministro Blairo Maggi disse que as considerações do setor serão analisadas e sinalizou uma visita dele a áreas produtoras de cana de açúcar e álcool, em Pernambuco.

 

Defesa Civil de Olinda concentra esforços nos altos do Sol Nascente e da Sé


Remoção de entulhos e limpeza de canaletas fizeram parte da ação

A Rua do Desejo, localizada no bairro do Alto Sol Nascente, recebeu nesta terça-feira (20.02), a equipe de trabalhadores da Secretaria Executiva de Defesa Civil (SEDC) de Olinda. O grupo de funcionários mobilizados na ação desenvolveu a capinação, remoção de entulhos e a desobstrução das canaletas da via.

O objetivo do serviço é melhorar as condições do local para facilitar o trânsito dos moradores e dinamizar o escoamento das águas provenientes das chuvas. Com esse propósito os homens da SEDC executaram a limpeza do sistema de drenagem.

Equipes também foram acionadas para atuar na Rua Bispo Coutinho, no Alto da Sé, um dos principais cartões postais da cidade. No local foi retirada uma árvore com risco de queda.

Fotos: Leonam Pereira/PMO

Tadeu Alencar: “Intervenção não é justificativa para excessos”


Brasília - Após votar favoravelmente à intervenção na segurança pública do Rio de Janeiro, o deputado federal Tadeu Alencar (PSB) alertou que a medida não pode servir de justificativa para possíveis excessos e defendeu que se estabeleçam mecanismos rígidos de acompanhamento da ação da Força Militar no Estado. 

 

Tadeu diz que seu voto a favor da intervenção se justifica pelo fato do próprio Governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (MDB), ter declarado incapacidade do Estado para o enfrentamento do problema, mas que a medida tem que ser tratada com responsabilidade.

 

“A garantia da segurança não pode ser confundida com o descumprimento das leis que protegem a cidadania, que respeitam a vida e direitos fundamentais da população”, observa.

 

Segundo Tadeu, para que se evitem ações que não observem direitos constitucionais, tanto o Estado quanto a sociedade civil organizada devem estabelecer mecanismos de fiscalização das ações.

 

O deputado pernambucano também voltou a defender que o momento deve motivar o Governo Federal a debater com a sociedade e apresentar uma Política Nacional de Segurança Pública, para que o País não passe a conviver com este tipo de solução paliativa.

 

“Sem uma política nacional, que evite a entrada de drogas e armas pelas fronteiras do País, vamos observar o problema ressurgindo permanentemente e se espalhando para outros estados, incluindo os do Nordeste”, concluiu.

 

Crédito da foto: Chico Ferreira / Divulgação

Clube das Pás recebe show de Assis Cavalcanti & Banda, neste domingo (25)

Evento ainda conta com participações da Banda Raízes do Brega e Orquestra das Pás

O Clube das Pás está com atrações para este domingo (25). Sobem ao palco Assis Cavalcanti  & Banda, Banda Raízes do Brega e a Orquestra das Pás. O evento começa a partir das 16h.

O ingresso custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada) . O Clube Carnavalesco Misto das Pás fica na Rua Odorico Mendes, nº 263 - Campo Grande, Recife. Mais informações pelo telefone (81) 3242-7522.

 

Serviço:

Assis Cavalcanti  & Banda, banda Raízes do Brega e a Orquestra das Pás

Local: Clube das Pás, na Rua Odorico Mendes, nº 263 - Campo Grande, Recife

Domingo (25) | 16h

Ingresso: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada).

Informações: (81) 3242-7522

Câmara do Paulista sedia reunião do Parlamento Metropolitano


Aconteceu, no Plenário da Câmara Municipal do Paulista, na tarde de ontem (19.02), a primeira reunião da comissão executiva do Parlamento Metropolitano do Recife. Na ocasião, estavam presentes os vereadores e vereadoras que compõe o Parlamento, junto ao presidente Fábio Barros (PSB), também vereador e presidente da casa legislativa da cidade do Paulista. A reunião abordou o Estatuto da Metrópole (Lei nº 13.089, de 12 de janeiro de 2015); a lei complementar que adicionou Goiana à Região Metropolitana do Recife - RMR (nº 382 de 09 de janeiro de 2018); o Sistema Gestor Metropolitano; além de discutir sobre um Planejamento Integrado e a agenda da comissão durante o ano.

Entre os membros da comissão, se fizeram presente, o 2º vice, Paulo Uchôa (PDT), de Igarassu; o secretário geral, Vereador Cidicley Silva (PT), de Moreno; o 1º secretário, vereador Leonardo Barbosa (SD), de São Lourenço; o 2º secretário, vereador Senna (PRB), de Abreu e Lima; o 1º tesoureiro, vereador Lukinha (PTC), de Itapissuma; o 2º tesoureiro, vereador Zero (PTB), da Ilha de Itamaracá; o vereador Ricardo Sousa (PMDB), de Olinda, integrante do Conselho Fiscal; as suplentes: vereadora Maria dos Prazeres (PT), de Igarassu e a vereadora Maricleide de Murilo (PTB), da Ilha de Itamaracá. Convidados para a reunião, participaram da pauta, o último presidente do Parlamento Metropolitano da RMR, Marcelo Santa Cruz; o ex vice-prefeito João Bosco (PMN - Camaragibe). Representando a Câmara Municipal do Paulista, que recepcionou a reunião, os vereadores Camelo do Seguro, Eudes Farias e Edmilson do Pagode participaram do encontro.

As discussões que ocorreram durante a reunião resultaram em uma agenda de encontros que ocorrerá na primeira sexta-feira de cada mês, a fim de que os vereadores que compõem a comissão ponham em pauta os desafios que possuem em comum em toda a região. A próxima reunião foi marcada para o dia 2 de março, na Câmara Municipal de São Lourenço da Mata e abordará a autonomia financeira do Parlamento, além do agendamento de visitas às casas legislativas do estado, com o objetivo de apresentar o Parlamento Metropolitano e suas ações. As reuniões mensais ocorrerão de forma itinerante, entre as cidades da RMR.

Para o presidente do Parlamento Metropolitano do Recife, “Tenho certeza que pela história do Parlamento Metropolitano do Recife, iremos contribuir de forma significativa, com​ a nova gestão integrada da Região Metropolitana, apresentada pelo Governo Estadual e orientada pelo Estatuto da Metrópole” disse o vereador Fábio Barros.

Maranguape II recebe USF Nossa Senhora dos Prazeres I e II totalmente requalificada

Pensando em proporcionar a saúde com cada vez mais qualidade a Prefeitura do Paulista vem investindo em estrutura e em equipes especializadas, resultando em um melhor atendimento à população. Após dezenas de entregas de unidades de saúde da família por toda a cidade, o bairro de Maranguape II deve receber, na próxima quinta-feira (20.02), a USF Nossa Senhora dos Prazeres I e II, totalmente reformada e ampliada. O posto de saúde fica localizado na Rua Trinta e Três, próximo ao núcleo de polícia do bairro. Essa será a 39ª unidade revitalizada e entregue à população desde o início do primeiro mandato do prefeito Junior Matuto.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Paulista, a estrutura conta agora com 5 consultórios, sala de vacina, sala de curativo, sala de reunião, brinquedoteca, e sala do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), todas climatizadas. Para facilitar o atendimento, todos os consultórios e recepções receberam equipamentos novos e computadores. A novidade é que agora é possível confeccionar cartões do SUS na recepção do posto.

Além disso, a unidade conta ainda com depósito de material de limpeza, sala de esterilização, expurgo, copa, duas recepções, sala de nebulização, banheiro para pessoas com deficiência, dois banheiros públicos, dois banheiros para funcionários, sala de arquivo, sala de espera climatizada com televisor para o público.

Na unidade Nossa Senhora dos Prazeres I, 3.413 pessoas (1.240 famílias) terão a cobertura dos serviços oferecidos. A equipe é composta por médica, enfermeira, dentista, auxiliar de saúde bucal, dois técnicos de enfermagem, e 14 Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Já na Prazeres II, o número de pessoas cobertas é de 3.495 (1.980 famílias), com uma equipe composta por médica, enfermeira, dentista, auxiliar de saúde bucal, técnico de enfermagem, e 13 ACS’s. Do NASF, a equipe é composta por dois psicólogos, uma fonoaudióloga, uma assistente social, e uma nutricionista.

SERVIÇO:

O que: Inauguração da USF Nossa Senhora dos Prazeres I e II;

Quando: dia 22.02.2018, às 17h;

local: Rua Trinta e Três, próximo ao núcleo de polícia, em Maranguape II.

Paulista realiza censo para servidores ativos, inativos e pensionista


Os servidores públicos da Prefeitura do Paulista devem ficar atentos. A partir do dia 19 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Administração e Previdência inicia o censo funcional 2018. A meta é atualizar e validar os dados cadastrais de cinco mil trabalhadores ativos, inativos e pensionistas. O procedimento, obrigatório para os municípios que possui Regime Próprio de Previdência Social, segue até o dia 22 de março.

Para garantir tranquilidade aos servidores, a gestão municipal estabeleceu um cronograma de atendimento que leva em consideração o mês de nascimento do trabalhador. Isso significa que quem nasceu em janeiro terá de procurar o posto de atendimento primeiro do que os aniversariantes de abril, por exemplo. Quem não realizar o censo terá os rendimentos e/ou proventos bloqueados até que a situação seja regularizada.

Para evitar surpresas desagradáveis, o secretário de Administração e Previdência, Alessandro Correia, explicou que vai utilizar diversas formas de comunicação para deixar o servidor informado, como as mídias tradicionais e sociais, avisos em todos os equipamentos públicos e ainda mensagens nos contras-cheques. “Estamos tomando todos os cuidados para que os funcionários sejam avisados, usando os mais diversos meios de comunicação, porque esta é uma ação administrativa obrigatória e quem não atender ao chamado, infelizmente terá seu benefício suspenso até atualizar seu cadastro”, adiantou o gestor municipal.

A expectativa é de que o recadastramento funcional dure, em média, oito minutos para ser realizado. Profissionais da empresa contratada pela prefeitura, a BRA Consultoria, estarão à disposição dos servidores. Todas as informações obtidas serão lançadas num aplicativo, que posteriormente vai alimentar o banco de dados da Secretaria de Administração e Previdência. 

Para realizar o recadastramento, é preciso se dirigir até o Clube Municipal do Nobre (Rua do Nobre, s/n, Nobre), onde será montada uma estrutura para receber o público. O horário de atendimento acontece das 08h às 12h e das 13h às 17h.

Confira os documentos obrigatórios:

CPF;

Documento de identificação com foto;

Carteira de Trabalho (CTPS);

Certidão de Tempo de Contribuição (se possuir);

Comprovante de endereço residencial;

Comprovante do PIS/PASEP ou NIT;

Certidão de Casamento ou de União Estável;

Certidão de Nascimento dos dependentes menores de 18 anos;

Atestado Médico em caso de filho incapaz.

 

Confira as datas de atendimento:

 

 

CRONOGRAMA DE ATENDIMENTO

 

 

Nascidos em

 

 

Data do recadastramento

 

Janeiro

19 e 20 de Fevereiro

Fevereiro

21 e 22 de Fevereiro