Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Bancários fazem transmissão ao vivo da abertura das urnas e a contagem dos votos relativos à eleição da Comissão Eleitoral


Os bancários estão transmitindo ao vivo, agora, a abertura das urnas e a contagem dos votos relativos à eleição da Comissão Eleitoral. Ela será responsável por coordenar a eleição da direção do Sindicato dos Bancários de Pernambuco para o período de 2018 a 2021.

Confira a transmissão ao vivo em:

Bancários de Pernambuco
https://www.facebook.com/bancariospe/?hc_ref=ARTM7UQEGrniP87qZV_gDF7i8X1CGBEvHcaRuTFaFrWGzKSEAV4LcmYLDHO4kMuCXD8

Paulista será contemplada com ações de cidadania e prevenção à violência do Programa Governo Presente


Paulista, na Região Metropolitana, será contemplada com uma série de ações do Programa Governo Presente. A novidade foi anunciada nesta sexta-feira (23.02) pelo governador Paulo Câmara, durante solenidade no Palácio do Campo das Princesas, no Centro do Recife. O evento contou com a presença do prefeito Junior Matuto e secretários municipais. O trabalho desenvolvido na cidade terá como foco a promoção da cidadania e a prevenção à violência.

O Governo Presente é o braço da prevenção social do Programa Pacto pela Vida. Em função disso, nessa nova etapa, a iniciativa vai ampliar as atividades voltadas à juventude, ofertando novas ações de qualificação profissional, cultura, lazer e tecnologia. Diversas oficinas também serão disponibilizadas ao público com a proposta de disseminar a cultura de paz na cidade.

No município, estas atividades vão acontecer em dois núcleos do programa. Um deles será implantado no bairro de Maranguape I. O secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil, Manoel Alencar, fez questão de enaltecer que o Governo Presente chega numa boa hora. “Tudo na nossa vida tem um momento certo para acontecer e não está sendo diferente com o programa. A ampliação das ações no nosso município possibilita um reforço significativo no trabalho que já vem sendo feito na administração do prefeito Junior Matuto. E esse trabalho integrado é muito importante, principalmente, na prevenção à violência e criminalidade”, assegurou.  

Presente ao evento, o secretário de Políticas Sociais e Esporte do Paulista, Augusto Costa disse que o anúncio do governador vai beneficiar um segmento muito relevante da cidade. “O público jovem do nosso município vai ganhar muito com a chegada do programa Governo Presente. Esse é mais um passo importante do Estado para promover cidadania e prevenir a violência em Paulista. Acreditamos que essa parceria com o município será bastante exitosa”, afirmou o gestor.

O prefeito Junior Matuto por sua vez lembrou que em sua gestão, o questão da segurança sempre foi tratada como prioridade. “Sempre tratamos a segurança como um dever de todos e um direito do cidadão. Por isso, desde o inicio, investimos nesta área. Fomos, por exemplo, o primeiro município a implantar o programa Crack é Possível Vencer. Investimentos em vídeo monitoramento, com câmeras espalhadas pela cidade, além de diversos outros programas em parceria com o 17º Batalhão. Receber mais esse reforço de investimentos no município vai ser mais um avanço junto ao governo Paulo Câmara”, conclui.

Paulista realiza serviço de troca de refletores em Jardim Maranguape

Dando prosseguimento ao trabalho de requalificação do sistema de iluminação em Paulista. O Campo do São Félix, no bairro de Jardim Maranguape, um dos principais campos de futebol da comunidade recebeu, na manhã desta quinta-feira (23.02), uma equipe de manutenção da iluminação pública.
A ação coordenada pela Secretaria de Serviços Públicos teve como objetivo a troca de 18 refletores quebrados atendendo uma solicitação dos moradores da comunidade. O investimento total foi de R$ 12.300,00 (Doze mil e trezentos reais)
Roberto Ferreira, 51 anos, que mora há 30 anos no bairro relatou que a falta da iluminação no local aumentou o risco de assalto e suspendeu a principal diversão dos moradores. “Tivemos que parar com o jogo de futebol por causa das lâmpadas quebradas. O conserto vai evitar assalto para quem aguarda o transporte aqui e também evita que as pessoas consumam drogas no local”, disse.
Paralelo ao trabalho de requalificação, a Secretaria Executiva de Serviços Públicos mantém equipes nas ruas para realizar manutenções no parque de iluminação da cidade. A população pode entrar em contato com o órgão municipal por meio do 0800.006.0550 ou através do aplicativo de celular Paulista Conectada. Em ambos os casos, a solicitação é atendida em até 48h.

Defesa Civil do Paulista aplica lonas plásticas em áreas de risco da Vila Torres Galvão


Pensando na segurança da população, a Prefeitura do Paulista iniciou os trabalhos preventivos nas áreas de risco da cidade. Na manhã desta sexta-feira (23.02), o bairro contemplado foi o da Vila Torres Galvão, com um serviço que consiste na orientação dos munícipes e na aplicação de lonas plásticas nas áreas de perigo.
Na ocasião, técnicos da secretaria de Segurança Cidadã e Defesa Civil forraram 24 metros de lona em um declive existente na comunidade, garantindo que a chuva não entre em contato direto com a superfície. Posteriormente folhetos com dicas de segurança foram distribuídos às pessoas que residem nos locais temerários. 
A dona de casa, Ilda Maria, de 67 anos, alegou que não conseguia dormir quando chovia. “Nos dias chuvosos a qualidade do meu sono caía bastante, isso por conta da preocupação com a barreira. Agora com a proteção feita sobre ela, com certeza vou ficar mais tranquila”, argumentou.
Um dos coordenadores da operação, Isaac José Veçosa, comentou sobre o serviço realizado. “Essa área oferecia perigo à população. Agora com a aplicação da lona, o risco de desmoronamento cai para quase zero. Sabemos que a preocupação das pessoas aumenta com a aproximação do período chuvoso, e gostaria de dizer que estamos preparados para atender todas as demandas”, salientou.
Se você deseja solicitar o serviço da Defesa Civil do Paulista, faça o contato através do número 153, que funciona os sete dias da semana, durante 24 horas.

Bloco “Camelo em Folia” finaliza a programação do Carnaval do Paulista


A programação de Carnaval do Paulista segue até este fim de semana. Neste sábado (24.02) o bloco Camelo em Folia vai alegrar os foliões no Centro Comercial de Arthur Lundgren II, a partir das 19h. A animação da festa vai ficar por conta da banda Ynove e do Mayk Pancadão, que prometem encerrar com chave de ouro o Carnaval do Paulista 2018. Neste ano, a prefeitura apoiou mais de 130 agremiações carnavalescas de diversos bairros. O investimento público e de patrocínio na festa foi de cerca de R$ 500 mil.
De acordo com informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, cerca de 50 mil pessoas estiveram presentes nas agremiações que desfilaram na cidade este ano. O Carnaval do Paulista pode comemorar a realização de festas com saldos positivos em 2018, sobretudo na atenção da gestão com a garantia de serviços essenciais ao folião, como segurança, saúde, infraestrutura, que proporcionaram um clima de tranquilidade, atraindo milhares de pessoas para a folia de momo no Paulista.

Reformada e ampliada, USF Prazeres I e II é inaugurada em Maranguape II



No bairro de Maranguape II, a população conta com mais uma unidade de saúde. É que na tarde desta quinta-feira (22.02), a Prefeitura do Paulista entregou a USF Nossa Senhora dos Prazeres I e II, que passou por uma obra de revitalização e ampliação. Com essa, já são 39 unidades reformadas desde a primeira gestão do prefeito Junior Matuto. O evento de inauguração contou com a presença do gestor, além de vereadores do município, do deputado estadual Francismar Pontes e do chefe de gabinete do Governo do Estado, João Campos. 

Com a entrega desta nova unidade, a população conta com 5 consultórios, sala de vacina, sala de curativo, sala de reunião, brinquedoteca, e sala do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), todas organizadas e climatizadas. Para facilitar o atendimento, todos os consultórios e recepções receberam equipamentos novos e computadores. A USF Prazeres I e II está sendo inaugurada, já dando início ao processo de informatização, e inclusive, agora é possível confeccionar cartões do SUS na recepção da unidade.

Durante seu discurso na solenidade de entrega, a secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart, fez uma breve comparação de como era a situação e como ficou após a entrega. “A gente se lembra bem de como era. Enquanto uma enfermeira atendia, a outra esperava do lado de fora para poder atender. Isso significa que a gente está aumentando o número de atendimentos com essa estrutura entregue e que outras unidades vão passar a ter mais vagas porque esta voltou a funcionar. Eu queria agradecer em nome da Secretaria da Saúde, à equipe que fez saúde com tão pouco, e que agora eles irão fazer saúde com qualidade, muito mais do que já faziam”, ressaltou a gestora.

Além disso, a unidade conta ainda com depósito de material de limpeza, sala de esterilização, expurgo, copa, duas recepções, sala de nebulização, banheiro para pessoas com deficiência, dois banheiros públicos, dois banheiros para funcionários, sala de arquivo, sala de espera climatizada com televisor para o público. 

O chefe de gabinete do Governo do Estado, João Campos, participou da entrega do novo posto de saúde. Para ele, a cidade está ganhando muito com o trabalho que vem sendo feito no município, mesmo diante das dificuldades que o país atravessa. “O município de Paulista orgulha Pernambuco, como vem enfrentando esse momento desafiador que o país vive. Vem dando alegrias ao nosso estado e vamos continuar assim, porque com a nossa unidade, com a nossa força e junto ao povo, conseguimos superar qualquer dificuldade e entregar sonhos como esse daqui que está se tornando uma realidade”, discursou o filho do ex-governador Eduardo Campos.

Na ocasião, o prefeito Junior Matuto lembrou acerca de grandes ações sendo executadas pela cidade em diversas áreas. Sobre a unidade de saúde, ele ressaltou a importância do novo equipamento para a população, que resultará em um melhor atendimento, já que os profissionais dispõem de uma melhor estrutura. 

“Quem escutou o sentimento de cada profissional que deu seu testemunho aqui, atendendo dentro de carro, atendendo dentro de garagem, revezando, vai saber do que a gente está falando a partir de amanhã, com uma unidade ampliada, climatizada, organizada e digna para aqueles que tiveram paciência e que tiveram também a perseverança e acreditaram na capacidade da gestão em realizar ações como essa”, completou Matuto. 

Na unidade Nossa Senhora dos Prazeres I, 3.413 pessoas (1.240 famílias) terão a cobertura dos serviços oferecidos. A equipe é composta por médica, enfermeira, dentista, auxiliar de saúde bucal, dois técnicos de enfermagem, e 14 Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Já na Prazeres II, o número de pessoas cobertas é de 3.495 (1.980 famílias), com uma equipe composta por médica, enfermeira, dentista, auxiliar de saúde bucal, técnico de enfermagem, e 13 ACS’s. Do NASF, a equipe é composta por dois psicólogos, uma fonoaudióloga, uma assistente social, e uma nutricionista.

Fotos: Francisco Marques/Prefeitura do Paulista

Sem Educação não há futuro!

LBV apoia famílias para que seus filhos sejam motivados a frequentar a escola



De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 11,8 milhões de analfabetos. Esse número corresponde a 7,2% da população que tem 15 anos ou mais de idade. Na faixa etária igual ou superior aos 60 anos, o índice alcança 20,4%. A região Nordeste registra o maior percentual de analfabetismo (14,8%), número quase quatro vezes maior do que as taxas estimadas para o Sudeste (3,8%) e para o Sul do país (3,6%).

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) também divulgaram em 2017, pela primeira vez, indicadores de fluxo escolar na Educação Básica. Os dados revelam que 12,9% e 12,7% dos alunos matriculados na 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, respectivamente, se evadiram da escola entre 2014 e 2015, de acordo com o Censo escolar. O 9º ano do Ensino Fundamental teve a terceira maior taxa de evasão (7,7%), seguido pela 3ª série do Ensino Médio, com 6,8%. Considerando-se todas as séries do Ensino Médio, a evasão chega a 11,2% do total de alunos. A evasão é maior nas escolas rurais, em todas as etapas de ensino. Os indicadores de promoção e de repetência, apesar de não serem inéditos, demonstram que a repetência na 1ª série do Ensino Médio atinge 15,3% e que o índice igualmente é alto no 6º ano do Ensino Fundamental, com taxa de 14,4%.

Mudar essa triste realidade requer o esforço de todos e a atuação conjunta dos governos, da sociedade civil e da iniciativa privada, além do imprescindível apoio das famílias e dos educadores. Em suporte a todas essas ações, a LBV realiza, anualmente, a campanha Criança Nota 10 — Proteger a infância é acreditar no futuro!, que, em 2018, entregará mais de 22 mil kits de materiais escolar e pedagógico, em todo o Brasil.

Em Pernambuco, os alunos da Zona Rural de Buíque das escolas (Júlio Monteiro e Antonio de Yoyô) e de Tupanatinga (Presidente Tancredo Neves e Padre José Kerles) serão beneficiados com os kits pedagógicos da referida campanha, e ainda, as crianças e adolescentes de 6 a 15 anos de idade que participam dos programas socioassistenciais desenvolvidos no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV na cidade do Recife/PE.

Para angariar as doações, a Instituição conta com a solidariedade do povo brasileiro. Os donativos para a campanha podem ser feitos pelo site www.lbv.org ou pelo tel. 0800 055 50 99. Outras informações, acesse o perfil da LBV no Facebook, no Instagram e no Youtube, por meio do endereço “LBVBrasil”.

" Igualdade de gênero e erradicação da pobreza "

Reflexão de Boa Vontade
Igualdade de gênero e erradicação da pobreza1


Paiva Netto