Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Educação divulga gabarito das provas do programa Mais Alfabetização


A Secretaria de Educação do Paulista divulgou nesta segunda-feira (26.02) o gabarito das provas do programa Mais Alfabetização. Cerca de 340 candidatos participaram da seleção que foi realizada neste último fim de semana, na Escola Municipal José Firmino da Veiga, Centro. De acordo com o órgão municipal, a aplicação das provas ocorreu dentro da normalidade.
Os candidatos podem conferir o desempenho nas provas através deste link (gabarito). O resultado preliminar ficará acessível no site e na Secretaria Municipal de Educação a partir do dia um de março. Já o resultado final será divulgado no dia seis de março, ficando disponível nos mesmos locais.
O programa Mais Alfabetização faz parte das ações do Ministério da Educação e tem como objetivo selecionar assistentes voluntários para auxiliar os professores de rede municipal em sala de aula, com o intuito de reforçar a alfabetização dos alunos do primeiro e segundo anos do Ensino Fundamental.

#Veja as notícias de Turismo e Cultura no RecifeOlinda

Governador Paulo Câmara e secretário Wellington Batista entregam tratores agrícolas para a agricultura familiar

Equipamentos foram distribuídos para nove municípios, beneficiando cerca de 240 mil habitantes em todo o estado



Em nova ação para fortalecer a agricultura familiar em Pernambuco, o governador Paulo Câmara e o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Wellington Batista, entregaram nesta segunda-feira (26/02), no Palácio do Campo das Princesas, nove tratores agrícolas de pneus, para atendimento a todo o Estado. Outros três municípios também serão beneficiados com a iniciativa até o final do ano, totalizando 12 veículos agrícolas.

As entregas ocorreram para os municípios de Bezerros, Carnaíba, Flores, Machados, Rio Formoso, Saloá, Santa Maria do Cambucá, Sirinhaém e Tamandaré. Toda a população das nove cidades (cerca de 240 mil habitantes) serão beneficiadas direta ou indiretamente. 

"A gente acredita que os municípios precisam estar cada vez mais preparados para os desafios da tecnologia, da aração da terra, da busca realmente da presença do Estado. E com a ajuda do deputado Danilo Cabral, a partir de emenda parlamentar, a gente está conseguindo, hoje, ofertar 12 tratores que serão distribuídos ao longo desse ano para os municípios, tanto para o litoral da Mata Sul, como também para o Agreste pernambucano e para o Sertão. Assim, estamos abrangendo todas as regiões de Pernambuco na busca realmente de oferecer condições às pessoas que atuam no campo, para que elas possam trabalhar, tirar o seu sustento, e, cada vez mais, criar seus filhos com qualidade no nosso Estado”, destacou o governador Paulo Câmara.

Com investimento de R$ 1.101.099,96, através de uma emenda parlamentar do deputado federal Danilo Cabral, os equipamentos vão contribuir na qualificação, verticalização e promoção da produção de alimentos oriundos da agricultura familiar e de áreas de reforma agrária, garantindo a produção rural em condições adequadas pelos agricultores familiares.

Trata-se de projeto territorial voltado ao incentivo do pequeno e médio agricultor pelo Governo de Pernambuco. Os equipamentos vão auxiliar no aumento da produtividade e geração de renda, promovendo o fortalecimento da agricultura familiar, responsável por cerca de 70% da produção dos alimentos que chegam na mesa dos pernambucanos. 

“Nós estamos no início de um período de chuvas. E a gente sabe, para o agricultor, o quanto isso é importante. Não só para a aração, mas também para o programa que nós temos de sementes. A Secretaria de Agricultura já iniciou a distribuição das sementes de milho e sorgo, e os tratores chegam na hora certa para atender essa reivindicação da mulher e do homem do campo, que quer plantar, produzir e que necessita desses equipamentos para ter uma produção maior”, declarou o secretário de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), Wellington Batista.

Participaram da entrega o deputado Danilo Cabral; o secretário executivo de Agricultura Familiar, José Claudio da Silva; os prefeitos Anchieta Patriota (Carnaíba), Marconi Santana (Flores), Argemiro Pimentel (Machados), Isabel Hacker (Rio Formoso), Ricardo (Saloá), Robevan de Seu Nim (Santa Maria do Cumbucá), France Hacker (Sirinhaém) e Sergio Hacker (Tamandaré).

FOTO: Edilson Junior/SARA


#Veja as notícias de Turismo e Cultura no RecifeOlinda

Prefeitura orienta como retirar a carteira Identidade Jovem

Os rapazes e moças de 15 a 29 anos que desejam retirar a carteira Identidade Jovem podem obter informações na Casa Das Juventudes, localizada em Maranguape II, em Paulista. O benefício criado pelo Governo Federal tem como objetivo garantir benefícios aos jovens de baixa renda, como direito à meia - entrada em cinemas, shows, teatros, jogos de futebol, museus, descontos no transporte coletivo interestadual, isenção em concursos públicos e vestibulares de universidades e institutos federais.


De acordo com a coordenadora da Casa das Juventudes do Paulista, Elaine Cristina, esse é um direito que muitos jovens desconhecem e que a Casa está de portas abertas para auxiliar o jovem na conquista dele. “Muitos jovens não sabem que são beneficiados por esse programa. Aqui na Casa das Juventudes nós podemos ajudá-los através da orientação para obter a carteira”, disse.

Para ter direito ao benefício, o jovem precisa comprovar renda familiar mensal de até dois salários mínimos, e estar devidamente inscrito da base do Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos dois anos.  

Para fazer parte do programa o jovem deve ter em mãos o número do NIS e se cadastrar pelo site www.caixa.gov.br/programas-sociais/id-jovem/Paginas/default.aspx ou pelo aplicativo do programa, que está disponível para as plataformas Android e IOS. As pessoas que tiverem dificuldade para realizar a inscrição podem comparecer à Casa das Juventudes, na Rua 77, número 363, Maranguape II.


NIS – É o Número de Identificação Social, que é gerado após a inserção no CadÚnico. Para se inscrever é necessário ter em mãos toda a documentação original dos seguintes documentos: RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, comprovante de residência, certidão de nascimento dos filhos, além de declaração escolar. A documentação solicitada deve contemplar todos os membros da família. O público pode procurar o CRAS do bairro ou à Secretaria de Políticas Sociais e Esportes, que fica na Rua da Aurora, número 1.006, bairro da Aurora.


#Veja as notícias de Turismo e Cultura no RecifeOlinda

Prefeitura do Paulista segue coletando dados para basear o plano municipal de mobilidade


A Prefeitura do Paulista segue coletando novas respostas referentes à pesquisa “Origem Destino”. Durante a última semana, o poder público da cidade realizou uma ação para estimular os moradores a participarem desse censo, que vai basear o plano municipal de mobilidade.
O serviço executado em parceria com o Grande Recife Consórcio de Transportes, garantiu ao município o mapeamento de mais 73 respostas. Precisando obter 4.649 retornos até maio de 2018, a cidade do Paulista conta no momento com 2.498 participações populares, o que caracteriza o cumprimento de 53,73% da missão.
A pesquisa que também irá serve para mapear as necessidades de deslocamento da população, precisa da participação direta das pessoas que residem, trabalham, estudam ou buscam serviços no município. Através dos resultados, o poder público irá desenvolver ações com foco nas necessidades dos cidadãos, como atualizações das linhas de ônibus e BRT, além de subsidiar as políticas municipais para garantir melhor mobilidade para pedestres e ciclistas.
Por isso que a participação popular é de fundamental importância. Para responder a pesquisa Origem Destino, basta clicar no link a seguir (http://icps0517.recife.pe.gov.br/node/add/pesquisa-origem-destino-2016), faça sua parte, responda a pesquisa e ajude a construir uma cidade melhor.



#Veja as notícias de Turismo e Cultura no RecifeOlinda

Agência do Trabalho do Paulista oferece 16 vagas nesta segunda


Quem está buscando uma colocação profissional deve ficar atento às vagas disponíveis na Agência do Trabalho do Paulista, nesta segunda-feira (26.02). As oportunidades são para Operador de empilhadeira (05) e Podólogo (01). Os candidatos precisam ter Ensino Médio Completo e comprovar seis de experiência na Carteira de Trabalho. O salário não foi informado.

Já para pessoas com deficiências as vagas são: Ajudante de carga e descarga de mercadoria (03), Auxiliar de Linha de Produção (5), Promotor de Vendas (1) e vendedor interno (01). É preciso ter Ensino Médio Completo, exceto para Ajudante de Carga e Descarga e Vendedor Interno que não é exigida a escolaridade. Os salários não foram informados.

Os interessados podem se candidatar às vagas se dirigindo à sede do órgão, que fica na Praça Frederico Lundgren, s/n, Centro. O atendimento ao público acontece de segunda à sexta, das 7h às 13h. Mais informações através do telefone: 3183-7201.



#Veja as notícias de Turismo e Cultura no RecifeOlinda