Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Entenda porque a Estela de “O Outro Lado do Paraíso” tem baixa autoestima


Na novela “O Outro Lado do Paraíso”, a personagem Estela (Juliana Caldas) tem baixa autoestima pela rejeição da mãe por ser anã.  Por exemplo, ela chegou a ser obrigada por sua mãe Sophia (Marieta Severo) a se mudar da cidade de Palmas, onde a novela ocorre, para ficar longe da sociedade local. Além disso, a vilã ameaçou deserdar a filha que iria se casar. Mas Estela encontra carinho e apoio nos braços da empregada Rosalinda (Vera Mancini).

De acordo com a psicóloga Ellen Moraes Senra, quem sofre com baixa autoestima, assim como a personagem, tende a ter uma tristeza intensa e persistente, além de uma postura introvertida, tom de voz baixo, dificuldade de se expressar e dificuldade de se relacionar em grupos ou dinâmicas interpessoais. 

- Para melhorar a insatisfação, é preciso que a pessoa modifique a maneira com a qual enxerga a si mesma. Um dos caminhos mais eficazes é a psicoterapia ou análise de acordo com a abordagem do profissional de escolha - destaca.

No caso da novela, Estela sofre por não ter o amor da mãe. Sobre a rejeição, a psicóloga relata que se trata de uma emoção negativa onde a fonte da rejeição não vê o atingido como alguém digno de ser amado ou respeitado. “Esse fato pode despertar inúmeras consequências como a baixa autoestima, falta de confiança e até mesmo depressão”.