Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Segurança pública: Feira em SP mostra centro de controle operado por voz


Concón (Chile) e Vicente López (Argentina) 
já combinam câmeras e alto-falantes para 
a gestão urbana


Uma cidade controlada por voz. Esse é o cenário que será apresentado no estande da Axis Communications na feira ISC Brasil, focada em tecnologias para segurança, a partir desta terça-feira, dia 6, em São Paulo (SP).
O estande da Axis contará com um ambiente simulando um centro de controle integrado, semelhante ao que muitas cidades já possuem para supervisionar espaços públicos. A novidade é que os agentes agora podem falar o nome de uma rua ou de um prédio público e visualizar, na mesma hora, a imagem da câmera nesse local.
Essa gestão do ambiente urbano sem o uso das mãos é possível graças à integração de câmeras de longo alcance com o aparelho Google Talk. A voz do agente é capturada pelo dispositivo, localizado dentro da central, e a imagem correspondente é exibida no videowall de forma imediata, sem precisar procurar por centenas ou milhares de câmeras.
A central também demonstrará o uso da voz para emitir alertas sonoros através de alto-falantes estilo corneta. Na prática, isso permite aos agentes falarem, por exemplo, que a polícia fará em breve uma ação naquele bairro, e terem essa mensagem transmitida ao vivo aos moradores do local. Da mesma forma, o comando de voz pode fazer disparar mensagens pré-gravadas alertando sobre o risco iminente de alagamentos em determinada região da cidade, sem que nenhum botão seja apertado.
"Cidades de médio e grande porte estão buscando tecnologias que facilitem a supervisão da polícia, a gestão do trânsito e outros serviços de assis